Os veículos Volvo Trucks são movidos a eletricidade, gás ou diesel. Para a maioria dos nossos modelos de camiões, os clientes têm a opção de escolher a energia que melhor lhes convém. Os nossos motores movidos a diesel e gás foram concebidos para proporcionar um elevado rendimento e eficiência e suportar exigentes condições operacionais com um mínimo de manutenção ano após ano. Os motores dos nossos camiões elétricos são fabricados para uma operação eficiente e fiável durante uma longa vida útil.
Todos os nossos motores a diesel, exceto o mais pequeno motor Volvo FL, assentam no mesmo conceito de seis cilindros em linha. Isto permite-nos impulsionar a evolução do nosso motor em etapas. Cada melhoria feita num motor ensina-nos a melhorar o próximo.
Os motores a diesel Volvo são conhecidos por debitar um elevado nível de binário a baixas rotações do motor. Isto significa que será capaz de percorrer subidas em mudanças altas e poupar combustível.
O binário dos motores movidos a gás da Volvo Trucks é comparável ao dos motores a diesel, e a diferença torna-se quase impercetível, graças à I-Shift. A impressão que confere um camião movido a gás é a de um veículo um pouco mais tranquilo, discreto e silencioso.
Os camiões elétricos são diferentes. O nosso motor elétrico produz o respetivo nível de binário máximo a partir de zero, o que significa que o débito de binário é praticamente imediato. A energia está disponível instantaneamente, e a operação é silenciosa.
Se necessitar de operar trajetos de longo curso sem abastecer antes de regressar a casa, os combustíveis diesel são difíceis de bater, ao passo que a energia do gás oferece uma autonomia até 1000 km e os camiões elétricos necessitam de ser recarregados com maior frequência.
O seis em linha é um conceito de motor que fornece um motor durável com alto rendimento. Está disponível mais área de rolamento para a cambota suportar a pressão, melhores possibilidades de manter a temperatura normal de funcionamento correta e um desempenho otimizado em condições quentes.
O Volvo FH16 Aero e o Volvo FH16 estão disponíveis com motor D17 com até 780 cv. Isto significa que os camiões podem gerir os serviços de transporte mais pesados e exigentes.
O D17 está disponível com níveis de potência de 600 cv, 700 cv ou 780 cv, tornando o Volvo FH16 Aero e o Volvo FH16 nos mais potentes Volvo Trucks. O modelo de topo de gama oferece até 3800 Nm de binário, o que facilita o reboque de cargas extremas de forma eficiente, com um excelente controlo sobre o conjunto do seu veículo.
Veja as especificações do Volvo FH16 Aero
Veja as especificações do Volvo FH16
O Volvo FH Aero e o Volvo FH estão disponíveis com linhas motrizes elétricas, a gás ou a gasóleo que vão dos 380 cv aos 666 cv.
As linhas motrizes elétricas com dois ou três motores são ótimas escolhas para transportes regionais exigentes. Oferecem um elevado binário de forma instantânea, um reduzido ruído de funcionamento e zero emissões de tubo de saída. Estas linhas motrizes estão disponíveis em versões de potência de 330 kW ou 490 kW.
O motor G13 movido a gás oferece um rendimento ao nível dos motores D13, mas com uma pegada ecológica menor – especialmente quando funciona com bio GNL. Constitui uma escolha popular para transportes regionais exigentes. Está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv e 500 cv.
O D13 utiliza a tecnologia Turbo Compound, o que significa que a energia de escape é devolvida à cambota no sentido de melhorar a eficiência. Constitui uma excelente escolha para exigentes transportes de longo curso onde é possível obter uma poupança de combustível significativa. Está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv e 500 cv, e está disponível como parte da oferta I-Save.
O motor D13 constitui uma escolha eficiente e muito potente para serviços exigentes. Oferece uma potência e um binário mais elevados ao longo de todo o espetro e está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv para o Volvo FH.
O Volvo FM está disponível com linhas motrizes elétricas, a gás ou a gasóleo que vão dos 330 cv aos 666 cv.
As linhas motrizes elétricas com dois ou três motores são ótimas escolhas para transportes regionais exigentes. Oferecem um elevado binário de forma instantânea, um reduzido ruído de funcionamento e zero emissões de tubo de saída. Estas linhas motrizes estão disponíveis em versões de potência de 330 kW ou 490 kW.
O motor G13C movido a gás oferece um rendimento ao nível dos motores D13, mas com uma pegada ecológica menor – especialmente quando funciona com bio GNL. Constitui uma escolha popular para transportes regionais exigentes. Está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv e 500 cv.
O motor D11 é uma escolha eficiente que permite gerir os seus serviços com um pouco menos de potência e binário do que o motor D13 oferece. Em vez disso, pode otimizar o peso do seu veículo. O D11 está disponível em versões de 330 cv, 380 cv, 430 cv e 460 cv.
O motor D13 constitui uma escolha eficiente e potente para serviços mais pesados e exigentes. Em comparação com o D11, oferece uma potência e um binário mais elevados ao longo de todo o espetro e está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv e 500 cv para o Volvo FM.
O Volvo FMX está disponível com linhas motrizes elétricas, a gás ou a gasóleo que vão dos 330 cv aos 666 cv.
As linhas motrizes elétricas com dois ou três motores são ótimas escolhas para transportes regionais exigentes. Oferecem um elevado binário de forma instantânea, um reduzido ruído de funcionamento e zero emissões de tubo de saída. Estas linhas motrizes estão disponíveis em versões de potência de 330 kW ou 490 kW.
O motor D11 é uma escolha eficiente que permite gerir os seus serviços com um pouco menos de potência e binário do que o motor D13 oferece. Em vez disso, pode otimizar o peso do seu veículo. O D11 está disponível em versões de 330 cv, 380 cv, 430 cv e 460 cv.
O motor D13 constitui uma escolha eficiente e muito potente para serviços mais pesados e exigentes. Em comparação com o D11, oferece uma potência e um binário mais elevados ao longo de todo o espetro e está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv para o Volvo FMX.
O Volvo FE está disponível com linhas motrizes elétricas, a gás ou a gasóleo que vão dos 250 cv aos 350 cv.
O motor elétrico duplo constitui uma excelente escolha para aplicações mais exigentes com pesos de conjunto até 27 toneladas em cidades e áreas urbanas – com reduzidos níveis de ruído e zero emissões de tubo de saída. Este motor oferece uma potência de 225 kW.
O motor G9 de 9 litros e seis cilindros movido a gás é uma escolha eficiente e sustentável para aplicações exigentes em cidades e áreas urbanas – especialmente quando funciona com biogás. Este motor oferece uma potência de 320 cv.
O motor D8 de 8 litros e seis cilindros constitui a escolha ideal para as aplicações mais exigentes e pesos de conjunto mais elevados. Escolha entre 250 cv, 280 cv, 320 cv e 350 cv e obtenha um camião otimizado para as suas necessidades.
O Volvo FL está disponível com linhas motrizes elétricas, a gás ou a gasóleo que vão dos 175 cv aos 320 cv.
O motor elétrico simples constitui uma excelente escolha para entregas porta a porta com pesos de veículo até 16,7 toneladas em cidades e áreas urbanas – com reduzidos níveis de ruído e zero emissões de tubo de saída. Este motor oferece uma potência de 130 kW.
Ver as especificações do Volvo FL
O motor D5 de 5 litros e quatro cilindros constitui uma escolha eficiente para veículos com pesos mais reduzidos e aplicações menos exigentes até 16 toneladas. Escolha entre os níveis de potência de 210 cv e 240 cv e obtenha um camião otimizado para as suas necessidades.
O motor D8 de 8 litros e seis cilindros constitui a escolha ideal para as aplicações mais exigentes e pesos mais elevados de veículo até 18 toneladas. Escolha entre os níveis de potência de 250 cv, 280 cv e 320 cv para obter um camião otimizado para as suas necessidades.
As características descritas podem não ser constituir a norma para o modelo ou estar disponíveis para todos os níveis de equipamento e opções de linha motriz.