Pode optar por camiões movidos a eletricidade, gasóleo ou gás. Os motores dos nossos camiões movidos a gasóleo e gás foram concebidos para proporcionar um elevado rendimento e eficiência e suportar exigentes condições de funcionamento com um mínimo de manutenção ano após ano. Eis como o conseguimos.
Todos os nossos motores a gasóleo, exceto o mais pequeno motor D5 do Volvo FL, partilham o mesmo conceito. Todos eles são motores de seis cilindros em linha com base no mesmo princípio de conceção – independentemente de escolher um motor D16, D13, G13, D11, G9 ou D8.
Para criar uma linha motriz excecional, não só são necessários fantásticos motores, mas também uma linha motriz que utilize a potência do motor da forma mais eficiente. A nossa gama de funções e versões I-Shift, em conjunto com inovações como, por exemplo, o I-Save, assegura que pode retirar o máximo proveito do que o seu motor tem a oferecer.
O período operacional é valioso. Os clientes compram um camião para ter acesso ao mesmo, e não para visitar a oficina. Por conseguinte, construímos os nossos motores no sentido de oferecer um elevado rendimento e durabilidade com intervalos de manutenção que podem chegar aos 150 000 km.
A utilização de um conceito de motor comum a toda uma família de motores significa que podemos impulsionar constantemente a evolução do motor por etapas. Atualizamos continuamente os nossos motores e, com cada ajuste que efetuamos para melhorar um dos nossos motores, adquirimos experiência e aprendemos para melhorar outro motor. Cada passo que dá lugar a um melhor design é um passo evolutivo.
Em comparação com outros conceitos de motor, o motor de seis cilindros em linha tem muitas vantagens que são cruciais quando se pretende um motor duradouro com elevado rendimento. Em primeiro lugar, o conceito em linha oferece uma maior área de apoio para que a cambota suporte o esforço, proporcionando um motor mais duradouro. Em segundo lugar, o conceito em linha é menos compacto, oferecendo melhores possibilidades para manter a temperatura de funcionamento correta e um rendimento otimizado em condições de tempo quente. Além de tudo isto, um motor Volvo é feito de materiais de alta qualidade e dispõe de um potencial de refabricação após o fim da sua vida útil.
A escolha entre um veículo elétrico, a gás ou gasóleo envolve naturalmente fatores tais como os níveis de emissões, custos de investimento, ruído e autonomia, entre outros. No entanto, estas alternativas oferecem igualmente diferentes caraterísticas de débito de potência e condução que se adequam a diferentes necessidades no que se refere à carga útil necessária.
Não existe uma forma genérica de saber qual é a energia ideal para as suas necessidades. Contudo, existem alguns parâmetros principais para avaliar os diferentes tipos de energia. Se necessitar de operar percursos de longo curso sem abastecer antes de regressar a casa, os combustíveis diesel são difíceis de bater, ao passo que a energia do gás oferece uma autonomia até 1000 km e os camiões elétricos necessitam de ser recarregados com maior frequência. O gás oferece uma elevada autonomia para a respetiva pontuação climática – especialmente quando se utiliza biogás. E os camiões elétricos podem debitar muita potência sem emissões do tubo de escape, mas com uma autonomia mais limitada. As pontuações climáticas têm como base as emissões de CO2 do poço às rodas.
Do Volvo FL ao Volvo FH16, a nossa gama de camiões estende-se de 175 cv até 750 cv. Cada modelo de camião tem as suas próprias especialidades com base na potência disponível, juntamente com outras qualidades tais como capacidade de carga, agilidade e capacidades fora de estrada. Como pode constatar, existem sobreposições de níveis de potência, bem como diferentes alternativas energéticas.
Analise em maior detalhe as diferentes alternativas energéticas e de potência disponíveis por modelo de camião. Compare as opções e obtenha uma orientação sobre que solução se poderá adequar às suas necessidades.
Volvo FH 16 | Volvo FH | Volvo FMX | Volvo FM | Volvo FE | Volvo FL
O D16K está disponível com níveis de potência de 550 cv, 650 cv ou 750 cv, tornando o Volvo FH16 um dos camiões mais potentes do mundo. O modelo de topo de gama oferece até 3550 Nm de binário, o que facilita o reboque de cargas extremas de forma eficiente, com um excelente controlo sobre o conjunto do seu veículo.
O Volvo FH está disponível com linhas motrizes elétricas, a gás ou a gasóleo que vão dos 420 cv aos 666 cv. Escolha entre duas opções elétricas e duas opções movidas a gás. Os motores a gasóleo estão disponíveis em quatro níveis de potência diferentes. Três dos níveis de potência dos motores a gasóleo estão disponíveis com tecnologia Turbo Compound no sentido de poupar combustível como componente da oferta I-Save
As linhas motrizes elétricas com dois ou três motores são ótimas escolhas para transportes regionais exigentes. Oferecem um elevado binário de forma instantânea, um reduzido ruído de funcionamento e zero emissões de escape. Estas linhas motrizes estão disponíveis em versões de potência de 330 kW (450 cv) ou 490 kW (666 cv).
O motor G13C movido a gás oferece um rendimento ao nível dos motores D13K, mas com uma pegada ecológica menor – especialmente quando funciona com biogás. Constitui uma escolha popular para transportes regionais exigentes. Está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv e 500 cv.
O D13K TC utiliza a tecnologia Turbo Compound – o que significa que a energia de escape é devolvida à cambota no sentido de melhorar a eficiência. Constitui uma excelente escolha para exigentes transportes de longo curso onde é possível obter uma poupança de combustível significativa. Está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv e 500 cv, e está disponível como parte da oferta I-Save.
O motor D13K constitui uma escolha eficiente e muito potente para serviços exigentes. Oferece uma potência e um binário mais elevados ao longo de todo o espetro e está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv para o Volvo FH.
As linhas motrizes elétricas com dois ou três motores são ótimas escolhas para transportes regionais exigentes. Oferecem um elevado binário de forma instantânea, um reduzido ruído de funcionamento e zero emissões de escape. Estão disponíveis em versões de potência de 330 kW (450 cv) ou 490 kW (666 cv) de potência contínua.
O motor D11K é uma escolha eficiente que permite gerir os seus serviços com um pouco menos de potência e binário do que o motor D13K oferece. Em vez disso, pode otimizar o peso do seu veículo. O D11K está disponível em versões de 330 cv, 380 cv, 430 cv e 460 cv.
O motor D13K constitui uma escolha eficiente e muito potente para serviços mais pesados e exigentes. Em comparação com o D11K, oferece uma potência e um binário mais elevados ao longo de todo o espetro e está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv para o Volvo FMX.
As linhas motrizes elétricas com dois ou três motores são ótimas escolhas para transportes regionais exigentes. Oferecem um elevado binário de forma instantânea, um reduzido ruído de funcionamento e zero emissões de escape. Estão disponíveis em versões de potência de 330 kW (450 cv) ou 490 kW (666 cv) de potência contínua.
O motor G13C movido a gás oferece um rendimento ao nível dos motores D13K, mas com uma pegada ecológica menor – especialmente quando funciona com biogás. Constitui uma escolha popular para transportes regionais exigentes. Está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv e 500 cv.
O motor D11K é uma escolha eficiente que permite gerir os seus serviços com um pouco menos de potência e binário do que o motor D13K oferece. Em vez disso, pode otimizar o peso do seu veículo. O D11K está disponível em versões de 330 cv, 380 cv, 430 cv e 460 cv.
O motor D13K constitui uma escolha eficiente e potente para serviços mais pesados e exigentes. Em comparação com o D11K, oferece uma potência e um binário mais elevados ao longo de todo o espetro e está disponível nas versões de 420 cv, 460 cv e 500 cv para o Volvo FM.
O motor elétrico duplo constitui uma excelente escolha para aplicações mais exigentes com pesos de conjunto até 27 toneladas em cidades e áreas urbanas – com reduzidos níveis de ruído e zero emissões de escape. Este motor oferece uma potência de 225 kW (300 cv).
O motor G9K de 9 litros e seis cilindros movido a gás é uma escolha eficiente e sustentável para aplicações exigentes em cidades e áreas urbanas – especialmente quando funciona com biogás. Este motor oferece uma potência de 320 cv.
O motor D8K de 8 litros e seis cilindros constitui a escolha ideal para as aplicações mais exigentes e pesos de conjunto mais elevados. Escolha entre 250 cv, 280 cv, 320 cv e 350 cv para obter um camião otimizado para as suas necessidades.
O motor elétrico simples constitui uma excelente escolha para entregas porta a porta com pesos de veículo até 16,7 toneladas em cidades e áreas urbanas – com reduzidos níveis de ruído e zero emissões de escape. Este motor oferece uma potência de 130 kW (175 cv).
O motor D5K de 5 litros e quatro cilindros constitui uma escolha eficiente para veículos com pesos mais reduzidos e aplicações menos exigentes até 16 toneladas. Escolha entre os níveis de potência de 210 cv e 240 cv para obter um camião otimizado para as suas necessidades.
O motor D8K de 8 litros e seis cilindros constitui a escolha ideal para as aplicações mais exigentes e pesos mais elevados de veículo até 18 toneladas. Escolha entre os níveis de potência de 250 cv e 280 cv para obter um camião otimizado para as suas necessidades.