Não é segredo que o combustível é a maior despesa de uma empresa de transportes. Para muitos operadores, representa, pelo menos, 1/3 do total de custos. Então, como melhorar a economia de combustível? Tudo se resume a saber quais são os fatores principais e como entram em cena. Esta página fala do que deve ser considerado quando se pretende baixar a conta do combustível, desde a especificação e manutenção do camião ao desempenho do motorista e gestão da frota.
Uma introdução aos fatores mais importantes com impacto na economia de combustível.
A linha motriz é um dos fatores mais importantes para a economia de combustível de um camião. Assim que for especificada, grande parte da economia de combustível do camião fica resolvida, pelo que é fundamental fazê-lo corretamente. Ainda que cada componente de linha motriz faça diferença, do eixo traseiro ao óleo da transmissão, os três componentes com o maior impacto são o motor, a caixa de velocidades e o cruise control.
Atualmente, os avanços tecnológicos mais recentes elevam estes componentes a novos patamares de eficiência. Os motores turbo compound (como o D13TC) debitam imensa potência e apresentam uma melhor economia de combustível do que os eSCRs, reduzindo igualmente de forma significativa a utilização de AdBlue. Uma caixa de velocidades automática como a I-Shift utiliza dados de condução em tempo real para tornar cada mudança extremamente precisa. E a introdução do cruise control preditivo (I-See) significa que os motoristas podem tirar o pé do acelerador, mesmo em terrenos acidentados, e poupar ainda mais combustível.
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A aerodinâmica é outro fator de especificação com um enorme impacto no consumo de combustível do camião. O desempenho pode ser afetado por tudo, desde acessórios externos aos espelhos e spoilers frontais, mas os fatores mais importantes são:
Assim, como pode melhorar o desempenho aerodinâmico de um camião? No que respeita às cabinas, a altura, o ângulo do tejadilho e o design fazem diferença. E quanto ao spoiler do tejadilho, aos defletores laterais da cabine, às saias do chassis e aos rebordos das cavas das rodas? Todos estes elementos melhoram a economia de combustível, mas certifique-se de que o spoiler do tejadilho é instalado na fábrica, dado que 5 cm demasiado baixo ou 10 cm demasiado alto pode ter impacto nas potenciais poupanças de combustível. E no que respeita aos reboques: Mantê-los em perfeitas condições e com as rodas alinhadas é fundamental. Pode proceder à manutenção de todo o seu veículo com uma única paragem com o nosso Serviço de Reboque.
A resistência ao rolamento é o terceiro fator de especificação mais importante com impacto no combustível. Este é sobretudo determinado por:
Para minimizar a resistência ao rolamento, utilize pneus otimizados para o combustível em vez de pneus “multifuncionais”. E certifique-se de que não condiz com pneus com pouca pressão ou eixos desalinhados. Um mau alinhamento resulta em instabilidade da direção e faz com que o camião ocupe mais espaço na estrada, dado que as rodas não percorrem o mesmo percurso. Isso aumenta a resistência ao ar, o que piora a economia de combustível.
Os serviços certos podem tornar mais fácil controlar e melhorar o consumo de combustível, bem como manter a sua frota em perfeitas condições.
Investir nos seus motoristas é tão importante como investir nos camiões. Porquê? Porque motoristas qualificados e motivados são comprovadamente mais produtivos, eficientes e seguros. Quando se trata de poupar combustível, o mais importante que um motorista pode fazer é desenvolver bons hábitos ao nível de:
Outros fatores incluem condução com antecipação, ralenti e condução em trânsito urbano.
A forma mais certa de aumentar o desempenho do motorista, e os seus resultados, é tirar partido dos nossos cursos de formação para motoristas. Além de pouparem combustível, também aumentam a produtividade, o conhecimento que os motoristas têm do setor, a segurança e ajudam e atrair e manter os melhores motoristas.