Trucks

Simplesmente, conduza

I-SHIFT DA VOLVO TRUCKS

A I-Shift é a gama de caixas de velocidades automatizadas da Volvo Trucks concebida para tornar a condução mais fácil, segura e confortável. Cada mudança de velocidade é perfeitamente temporizada – de forma automática – e a última geração oferece passagens de caixa mais rápidas e suaves do que nunca. Uma gama de packs de software permite-lhe personalizar I-Shift segundo as suas necessidades. A I-Shift dispõe de funcionalidades que permitem conduzir apenas com um pedal em determinadas situações. E, dependendo do modelo do camião, existem versões da I-Shift que abrem novas possibilidades, como a I-Shift com velocidades super-lentas e a I-Shift Dual Clutch.

Como funciona a I-Shift?

A I-Shift baseia-se numa caixa de velocidades manual não sincronizada "clássica" – o que explica o design compacto e a elevada eficiência. A magia acontece na unidade de controlo eletrónica, que gere a embraiagem e as mudanças. Avaliando constantemente informações sobre velocidade, peso, inclinação da estrada e exigência de binário, aplica uma precisão extrema em cada mudança. O sistema também está em comunicação com o motor, permitindo ajustar as rotações e os travões para proporcionar o máximo desempenho.

A I-Shift está disponível para Volvo FH, Volvo FH16, Volvo FM, Volvo FMX e Volvo FE.

I-Shift com velocidades super-lentas – arranque onde quiser

Está a puxar cargas pesadas? Arrancar é um problema em terrenos montanhosos e maus pisos? Equipe o seu camião com I-Shift com velocidades super-lentas e nunca mais se preocupe. A capacidade de arranque é melhorada e o esforço sobre a embraiagem é reduzido até 75%. Escolha entre uma ou duas velocidades super-lentas, mais a opção adicional de velocidades de marcha-atrás extra. A desmultiplicação permite-lhe conduzir a uma velocidade incrivelmente baixa de 0,5-2 km/h com controlo total sobre o binário do motor.


Velocidade super-lenta, funcionamento ágil


Com a I-Shift com velocidades super-lentas, não terá de fazer cedências ao nível da economia de combustível ou da capacidade de arranque. Pode ter as duas. Basta optar por uma desmultiplicação mais rápidas do eixo traseiro, o que lhe permite manter a velocidade de cruzeiro a rotações muito mais baixas quando se conduz em pisos aceitáveis. É mais confortável e melhor para a economia de combustível.

 

A I-Shift com velocidades super-lentas está disponível para o Volvo F16, Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX

 

 

I-Shift Dual Clutch – uma nova forma de conduzir

Os seus serviços exigem um elevado desempenho e frequentes mudanças de velocidade? Nesse caso, opte pela I-Shift Dual Clutch – proporciona uma aceleração realmente suave com passagens de caixa sem interrupção. Muda de velocidade numa fração de segundo.

 

Terá um fluxo constante de potência que pode transformar a forma como conduz – e aumentará a sua produtividade. O binário é constante, pelo que pode mudar de velocidade a meio de uma curva com toda a confiança. A potência contínua também mantém a carga estável. A potência é continuamente transferida para as rodas, o que significa que o risco de ficar preso ou perder aderência em condições escorregadias é mínimo. Mesmo a travar com o motor em descida com redução de velocidade, pode contar com uma tração firme e uma condução mais segura.

 

Um fluxo constante de energia
 

A I-Shift Dual Clutch pode selecionar previamente a engrenagem seguinte enquanto conduz
com a atual. Uma embraiagem está ao ralenti enquanto a outra está engatada. Graças a dois veios de entrada e a uma engenhosa disposição das engrenagens e dos elementos de seleção, é possível selecionar duas engrenagens ao mesmo tempo. O resultado? Passagens de caixa sem interrupções numa fração de segundo – sem interromper o fornecimento de energia.

 

A I-Shift Dual Clutch está disponível para o Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX.

Travagem no terreno com a condução com um pedal

Se conduzir em terrenos difíceis a baixas velocidades e necessitar de um controlo preciso tanto do binário do motor como da potência de travagem, a Travagem no terreno será uma opção útil. Este sistema oferece ao seu camião uma funcionalidade de condução com um pedal, permitindo-lhe controlar tanto o acelerador do motor como os travões das rodas utilizando apenas o acelerador. Este sistema ajuda-o a parar e a posicionar o seu camião com uma roda em cima de uma rocha ou outro obstáculo sem escorregar. A Travagem no terreno está disponível para o Volvo FH16 e Volvo FMX, e permanecerá ativa até 4 km/h.

Mudança de direção com a condução com um pedal

Ao realizar manobras e passagens de caixa entre marcha para a frente e marcha-atrás com frequência, a funcionalidade Mudança de direção para a I-Shift passará a ser a sua melhor amiga. Esta funcionalidade permite-lhe conduzir em marcha para a frente, engrenar a marcha-atrás e controlar a potência de travagem com o acelerador sem utilizar o pedal do travão. Como é evidente, também funciona ao contrário ao passar de marcha-atrás para a condução em marcha para a frente. Esta funcionalidade está ativa a velocidades até 20 km/h.

Controlo ativo de aderência em todas as condições

A I-Shift oferece um avançado sistema de tração que melhora o desempenho da tração e da capacidade de arranque, tanto em estrada como fora de estrada. Isto é possível através do rápido ajuste do binário do motor no sentido de reduzir a derrapagem das rodas. O sistema funciona tanto em eixos traseiros com bloqueio de diferencial como em eixos traseiros sem bloqueio de diferencial.

Disponível para os seguintes camiões

PRONTO PARA UM TURNO?

Fale connosco sobre mudanças automáticas de velocidade.