Trucks

×

Apoio quando precisar

sistemas de apoio ao motorista da Volvo

Uma parte integrante da segurança do camião é oferecer-lhe o apoio certo atrás do volante. Os sistemas de apoio ao motorista da Volvo Trucks proporcionam-lhe, ao seu camião e aos outros utentes da estrada o melhor apoio e a melhor proteção de sempre. Ao conceber sistemas de apoio ao motorista, o nosso objetivo é tornar a sua utilização conveniente, ajudando-o genuinamente. Muitos dos nossos sistemas de apoio ao motorista interagem uns com os outros para melhorar ainda mais a segurança.

Suporte para Evitar Colisões Laterais

Este sistema utiliza tecnologia de radar para detetar utentes vulneráveis da estrada e outros veículos nas laterais do seu camião. O objetivo é evitar acidentes durante as mudanças de direção e de faixa. O nosso sistema abrange os dois lados do camião, apesar de as exigências legais exigirem apenas a cobertura do lado do passageiro. O condutor recebe um aviso se for detetado um objeto na área monitorizada. Se o camião estiver equipado com o Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem, haverá também orientação de direção.

Aviso de Colisão Frontal com Travagem de Emergência

Minimizar o risco de colisões com veículos à frente. O Aviso de Colisão com Travagem de Emergência alerta-o quando a distância do veículo à frente diminui, e o sistema deteta um certo risco de colisão. Se não forem tomadas medidas imediatas quando o sistema considera que o risco de colisão está iminente, os travões do veículo são aplicados para parar o camião.

Auxílio à Manutenção na Faixa

Desfrute do apoio de manter o camião em movimento constante na pista. O Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem utiliza a câmara frontal para rastrear os marcadores de faixa de rodagem. Se o camião se desviar da faixa de rodagem, o sistema alerta-o e fornece assistência à direção para guiar o camião em direção ao centro da faixa de rodagem. O sistema está ativo a velocidades superiores a 55 km/h e está lá para o ajudar a evitar acidentes em que o camião se afasta da faixa de rodagem, principalmente em autoestradas.

Câmara de canto do passageiro

Descobrir ângulos cegos e obter uma excelente perspetiva das áreas do lado do passageiro e em frente do camião. A câmara de canto do passageiro é posicionada ao pé do espelho lateral do passageiro. É automaticamente acionada pelo indicador de mudança de direção. A vista da câmara é projetada no seu display lateral. Este apoio é perfeito em ruas movimentadas, autoestradas intensas e zonas de construção.

Prevenção de Efeito Tesoura

Quando estiver a descer numa estrada escorregadia e sinuosa, o sistema de Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake) pode ajudá-lo a evitar o efeito tesoura. Funciona aplicando impulsos de travagem ao reboque, o que alonga a combinação do veículo. Pode ativar a Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake) a velocidades até 40 km/h. A Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake) está disponível para camiões rígidos e tratores.

Cruise control em descida

As suas rotas são montanhosas e quer evitar o sobreaquecimento dos travões das rodas ao descer? O cruise control em descida ajuda-o a limitar a velocidade do veículo à velocidade definida. Utiliza o travão auxiliar juntamente com uma seleção de velocidades otimizada, e os travões das rodas só são utilizados quando realmente necessários. Se precisar, pode usar o pedal do travão para reduzir ainda mais a velocidade sem desativar o cruise control em descida. 

Electronic Stability Control

O Electronic Stability Control (ESC) da Volvo reduz eficazmente o risco de derrapagem e capotamento. Quando o sistema deteta uma situação crítica, é acionado imediatamente, reduzindo a potência do motor e aplicando os travões de cada roda individualmente. O sistema também trava as rodas do reboque, proporcionando estabilidade a toda a combinação de veículos.

Detetor de Sonolência

Se ficar cansar ou desatento ao volante, há um risco acrescido de acidentes. O Detetor de Sonolência tem como objetivo prevenir esta ocorrência, monitorizando a condução e a posição do camião em relação à faixa de rodagem e aos limites da estrada. Se o sistema detetar sinais de sonolência ou uma condução desatenta, o motorista é alertado com um aviso sonoro e uma mensagem que o encorajam a fazer uma pausa. A função funciona a velocidades superiores a 65 km/h.

Alerta de Distância

Quando conduzir a velocidades superiores a 60 km/h e não utilizar o Cruise Control Adaptativo, o Alerta de Distância é ativado. Se estiver a conduzir demasiado perto do veículo da frente, é exibido um alerta visual no para-brisas. O Alerta da Distância dá-lhe a oportunidade de abrandar e manter uma distância segura do veículo da frente.

Luz de Aviso de Travagem de Emergência

As colisões traseiras podem causar enormes danos e colocar vidas em risco. Se travar bruscamente, a função Luz de Aviso de Travagem de Emergência faz as luzes de travão ficarem rapidamente intermitentes para alertar os veículos atrás de si.

Monitorização da Faixa de Rodagem

Permanecer na faixa. A Monitorização da Faixa de Rodagem alerta-o no caso de desvios não intencionais da faixa de rodagem, que poderiam resultar em acidentes. O sistema utiliza uma câmara posicionada no para-brisas, alertando-o com som se a roda dianteira do camião cruzar as marcações visíveis da faixa de rodagem. O sistema funciona a velocidades iguais ou superiores a 60 km/h.

Tem uma questão?

O seu concessionário Volvo Trucks local terá a resposta. Apareça, telefone ou peça para ser visitado.