"Utilizando camiões elétricos e mais silenciosos para transporte de mercadorias em áreas urbanas, respondemos a vários desafios ao mesmo tempo. Sem gases de escape e ruídos perturbadores, será possível trabalhar em centros urbanos mais sensíveis. O transporte também poderá ocorrer em períodos menos movimentados, por exemplo ao final da tarde e durante a noite. Isso irá reduzir o impacto nas estradas durante o trânsito em hora de ponta, permitindo que a rede de estradas e os veículos sejam utilizados de forma muito mais eficiente do que atualmente", diz Claes Nilsson.
Um projeto recente, Distribuição Urbana Fora das Horas de Ponta, realizado pela cidade de Estocolmo, na Suécia, e pelo KTH Royal Institute of Technology, estudou os efeitos do transporte de mercadorias à noite no centro de Estocolmo. Como os camiões evitaram trabalhos em hora de ponta, os serviços de transporte foram realizados num terço do tempo normal.
Para melhorar a qualidade de vida nos ambientes urbanos, é necessário adotar soluções de transporte mais sustentáveis. Com uma logística bem desenvolvida e uma utilização mais eficaz das estradas ao final da tarde e à noite, também é possível substituir muitos veículos mais pequenos por menos veículos de dimensões maiores, contribuindo ainda mais para reduzir as emissões e o trânsito. Um camião de distribuição tem uma capacidade de carga cerca de dez vezes superior à de uma carrinha normal. Se fosse possível realizar um maior número de serviços de transporte quando estão menos pessoas na estrada, isso também reduziria significativamente o risco de acidentes.
"A nossa tecnologia e conhecimentos na área da eletromobilidade baseiam-se em soluções comerciais comprovadas já utilizadas em autocarros elétricos da Volvo, bem como soluções introduzidas nos camiões híbridos da Volvo em 2010. Os veículos propriamente ditos são apenas uma parte do que é necessário para o sucesso da eletrificação em grande escala. Os transportes sustentáveis a longo prazo são um tema complexo que requer uma abordagem holística e uma ampla variedade de medidas. Estamos a trabalhar em colaboração com clientes, cidades, fornecedores de infraestruturas e outros intervenientes fundamentais para criar a estrutura essencial para os camiões elétricos", diz Jonas Odermalm, responsável do departamento de estratégia de produtos para veículos da Gama Média na Volvo Trucks.
"Acreditamos na eletrificação total da distribuição urbana como primeiro passo. No entanto, estamos a trabalhar na eletrificação de outras aplicações de transporte. Isto é só o princípio", conclui Claes Nilsson.
Contexto
De acordo com a Organização Mundial de Saúde e as Nações Unidas, 60% da população do planeta - cerca de 5 mil milhões de pessoas - viverá em cidades até 2030. Isso representa um aumento de pouco mais de mil milhões em comparação com os níveis atuais. Este ritmo acelerado de urbanização exigirá imenso aos sistemas de trânsito, os quais, em muitos casos, são já insuficientes para as necessidades atuais. Na UE, estima-se que os congestionamentos e problemas relacionados com o trânsito custem cerca de 100 mil milhões de euros por ano.