Tudo o que necessita de saber sobre o Volvo FL, com detalhes gloriosos.
Encontre especificações relativas a alturas de chassis, carga máxima sobre o eixo dianteiro, suspensão traseira, alturas de acoplamento, tratores, características do chassis e travões.
Altura | |
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Baixo | aprox. 810 – 830 mm |
Médio | aprox. 860 mm |
Alto | aprox. 950 mm |
Extra alto | aprox. 960 mm |
Extra-Extra Alto* | aprox. 1175 mm |
* Apenas para Volvo FL 4×4
Pneumática | Molas | |
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Baixo | 4,0/4,5 t | 4.2 |
Médio | 4,5/5,0/5,8 t | |
Alto | 5,0/5,6/5,8/6,3 t | |
Extra alto | 7,1 t | 7,1/7,5 t |
Extra-extra alto | 5,6 t |
Designação | Suspensão | Carga sobre o eixo | Redução |
RAD - L80 | Molas | 11,5 t | Individual |
RAD - KR | Pneumática | 13 t | Individual |
RAD - A2V | Pneumática | 10,5 t | Individual |
Estão disponíveis travessas de reboque para acoplar reboques.
Depósitos de combustívelOs depósitos de combustível estão disponíveis em plástico, aço ou alumínio. O volume de combustível varia entre 80 e 300 litros. Além disso, está disponível uma combinação de dois depósitos de 215 litros, fornecendo um volume total de 430 litros. | Depósitos de AdBlueO depósito de AdBlue é em plástico e tem um volume de 32 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito. Existe uma variante para veículos com depósito de combustível montado do lado direito (ADTP-R) e uma para veículos com depósito montado do lado esquerdo (ADTP-L). |
O Volvo FL dispõe de travões pneumáticos com discos ventilados à frente e atrás. O sistema de travões de disco antibloqueio EBS (Sistema de Travagem Controlada Eletronicamente) proporciona uma resposta de travagem mais rápida e mais segura, com menos desgaste dos travões. O sistema inclui características como ABS, travões antibloqueio, bloqueio do diferencial e Travagem Combinada. Com a Travagem Combinada, o sistema explora os diversos travões do veículo para uma aplicação de travagem mais uniforme e um menor desgaste dos travões das rodas e dos pneus. O pack de EBS avançado inclui uma função que facilita o arranque em declives. Os discos dos travões estão disponíveis em tamanhos diferentes, consoante a aplicação.
EBS Médio Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características: | Retardador hidráulico para caixas de velocidades AL306 A desmultiplicação máxima no conversor de binário (TC421) é de 1,77:1. |
Controlo de Estado do EBS Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool. | |
Ajuda ao Arranque em Subida Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia. | |
Análise de desgaste das pastilhas Aviso de pastilhas dos travões - calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões. (Apenas para travões de disco.) | |
Libertação automática do travão de estacionamento O travão de estacionamento é libertado quando o condutor pressiona o pedal do acelerador e seleciona uma mudança. |
Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:
ESC (Controlo Eletrónico da Estabilidade) O sistema de estabilidade dos travões consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESC cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos. | Luz de travagem de emergência Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo. |
Retardador hidráulico Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW. |
Encontre especificações sobre motores, transmissões, eixos traseiros (incluindo desmultiplicações), combinações de linha motriz e tomadas de força.
| D5K | D8K |
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Norma de emissões | Euro 6 | Euro 6 |
N.º de cilindros | 4 | 6 |
Cilindrada | 5,1 dm³ | 7,7 dm³ |
Curso | 135 mm | 135 mm |
Diâmetro | 110 mm | 110 mm |
Taxa de compressão | 17.5:1 | 17.5:1 |
Regime económico | 1100–1800 r/min | 1000–1700 r/min |
Efeito de travagem de escape (2800 r/min) | 80 kW | 120 kW |
Potência do travão motor (2800 r/min) | – | 170 kW |
Filtros de óleo | 1 | 1 |
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro | 15 l | 20 l |
Sistema de refrigeração, volume total | 13 l | 17 l |
Intervalo de mudança do óleo Pré-requisitos de combustível | Tomada de força montada no motor Versão biodiesel |
Tomada de força montada no motor
Binário disponível | Desmultiplicação | |
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PTER-DIN | 600 Nm* | 1:1 |
PTER-1400 | 600 Nm* | 1:1 |
PTER-100 | 600 Nm* | 1:1 |
* binário disponível durante a condução e parado. Com AT2412, binário máx. durante a condução = 150 Nm.
D5K – Euro 6 Potência/binário Potência de acordo com: EC 582/2011 | |
Potência de acordo com: EC 582/2011
D5K210 (154 kW) |
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Potência máxima às 2200 r/min | 210 cv |
Binário máximo às 1100–1700 r/min | 800 Nm |
D5K240 (177 kW) |
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Potência máxima às 2200 r/min | 240 cv |
Binário máximo às 1200–1600 r/min | 900 Nm |
D8K – Potência/binário Potência de acordo com: EC 582/2011 | |
Potência de acordo com: EC 582/2011
D8K250 (184 kW) |
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Potência máxima às 2100 r/min | 250 cv |
Binário máximo às 900–1700 r/min | 950 Nm |
D8K280 (206 kW) |
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Potência máxima às 2100 r/min | 280 cv |
Binário máximo às 950–1700 r/min | 1050 Nm |
D8K320 (235 kW) | |
Potência máxima às 2100 r/min | 320 cv |
Binário máximo às 1050–1600 r/min | 1200 Nm |
As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A alavanca das mudanças curta, integrada no painel de instrumentos, é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso. As caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.
Designação | Mudança mais alta | Binário máximo (Nm) | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
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ZTO1006 | 6 | 1050 | 32.5 |
ZTO1109 | 9 | 1200 | 44 |
STO8006 | 6 | 850 | 24 |
caixa automática de 6 velocidades ou caixa automática de 8 velocidades com três modos de condução.
Designação | Mudança mais alta | Binário máximo (Nm) | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
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AL306 | 6 | 1600 | 36 |
8AP1200 | 8 | 1200 | 36 |
Designação | Eixo | Engrenagem | Binário máximo (Nm) | Carga máxima sobre o eixo/bogie | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
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Redução simples |
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RSS0819A | Simples | Hipóide | 950 | 8.5 | 19 |
RSS1125A | Simples | Hipoide | 1050 | 11.5 | 25 |
RSS1132A | Simples | Hipoide | 1050 | 11.5 | 32.5 |
RSS1344C | Simples | Hipoide | 2600 | 13 | 44 |
Redução nos cubos |
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RSH1140C* | Simples | Hipoide | 1200 | 11 | 40 |
* Apenas para Volvo FL 4×4
RSS0819A | RSS1125A | RSS1132A | RSH1140C | RSS1344C |
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3.31:1 | 3.58:1 | 3.78:1 | 5.86:1 | 3.70 |
3.58:1 | 3.73:1 | 4.13:1 | 6.31:1 | 4.11 |
3.73:1 | 3.90:1 | 4.50:1 |
| 4.63 |
3.91:1 | 4.11:1 | 5.14:1 |
| 5.29:1 |
4.10:1 | 4.33:1 | 5.67:1 |
| 6.17:1 |
4.30:1 | 4.63:1 | 6.17:1 |
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4.56:1 | 4.88:1 |
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4.88:1 | 5.13:1 |
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| |
5.13:1 | 5.29:1 |
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| |
5.29:1 | 5.57:1 |
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| |
5.57:1 | 5.86:1 |
|
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5.86:1 |
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D5K210 | D5K240 | D8K250 | D8K280 | D8K320 | |
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Caixas de velocidades | |||||
8AP1200 | ● | ● | ● | ● | ● |
AL306 | ● | ● | |||
STO8006 | ● | ||||
ZTO1006 | ● | ● | ● | ||
ZTO1109 | ● | ● | |||
Eixos de redução simples | |||||
RSS0819A | ● | ● | |||
RSS1125A | ● | ● | ● | ● | |
RSS1132A | ● | ● | ● | ● | |
RSS1344C | ● | ● | |||
Eixos de redução nos cubos | |||||
RSH1140C | ● | ● |
Existe uma vasta gama de tomadas de força independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de superstrutura.
Montada no motor | Montada na caixa de velocidades |
PTER-DIN Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica. PTER1400 Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica. PTER100 Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica. | PTR-HF/FH/ZF Ligação por flange, baixa ou alta velocidade. PTR-/PH/ZF Ligação por bomba, baixa ou alta velocidade. |
Encontre especificações sobre medidas de cabinas, alturas de cabinas acima do solo e características de cabinas.
Cabina curtaCabina curta com ambiente confortável e ergonómico para o condutor. Altura interior de 1605 mm. |
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Suspensão da cabina A dianteira da cabina tem uma suspensão de almofadas de borracha para movimentos verticais mínimos, enquanto a traseira tem uma suspensão de molas helicoidais e amortecedores. | Aquecimento da cabina O sistema de aquecimento da cabina está disponível em duas variantes: apenas aquecedor de controlo manual, ou ar condicionado e aquecedor de controlo manual. Também está disponível um sistema de aquecimento de parque de 2 kW que pode ser especificado como opção. |
Cores das cabinas Disponível em 300 variantes fixas. Podem ser encomendadas cores adicionais. | Armazenamento interior A cabina dispõe de vários compartimentos práticos e acessíveis para arrumação de documentos e objetos pessoais. Por cima do para-brisas existem duas zonas de arrumos protegidas por uma tampa ou rede, bem como quatro compartimentos DIN. É possível especificar como opção várias caixas de arrumos e de túnel diferentes, um bloco de notas e cabides para roupa. |
Banco do condutor Três níveis de conforto diferentes: Conforto, Standard e Economia. Os três níveis oferecem regulação do encosto, comprimento, altura e inclinação frontal, bem como apoios de cabeça integrados. | Buzinas Existem dois tipos de buzinas adicionais opcionais – duas buzinas pneumáticas montadas no tejadilho ou uma buzina elétrica por baixo da grelha frontal. |
Banco do passageiro Três níveis de conforto diferentes: Standard, Economia ou Básico. | Cama (cabina conforto) A cama está disponível em uma ou duas peças e com largura de 580 milímetros ou 780 milímetros. Está disponível como opção uma barra de proteção da cama e um detetor de fumo. |
Camas A cama está disponível em uma ou duas peças e com largura de 580 mm ou 780 mm. Está disponível como opção uma barra de proteção da cama e um detetor de fumo. | |
Armazenamento interior A cabina dispõe de vários compartimentos práticos e acessíveis para arrumação de documentos e objetos pessoais. Por cima do para-brisas existem duas zonas de arrumos protegidas por uma tampa ou rede, bem como quatro compartimentos DIN. É possível especificar como opção várias caixas de arrumos e de túnel diferentes, um bloco de notas e cabides para roupa. | |
Teto de abrir A cabina pode ser equipada com um teto de abrir com abertura até 50 milímetros. O teto de abrir pode ser elétrico ou manual. | |
Volante O volante tem 460 ou 500 milímetros de diâmetro, consoante a configuração do camião, e pode ser ajustado pneumaticamente para a posição pretendida | |
Sistema de climatização O sistema de aquecimento da cabina está disponível em duas variantes: apenas aquecedor de controlo manual, ou ar condicionado e aquecedor de controlo manual. Também está disponível um sistema de aquecimento de parque de 2 kW que pode ser especificado como opção. | |
Estofos dos bancos Tecido confortável. | |
Estofos dos painéis Tecido confortável. | |
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