Tudo o que precisa de saber sobre o Volvo FH Aero, de forma detalhada.
Encontre especificações sobre motores, transmissões, eixos traseiros (incluindo desmultiplicações), combinações de linha motriz e tomadas de força.
Potência de acordo com: EC 582/2011
Potência de acordo com: EC 582/2011
Potência de acordo com: EC 582/2011
Elétrico | Volvo FH Aero Electric |
---|---|
Desempenho | Até 330-490 kW (450-666 cv) de potência contínua |
Autonomia | Até 300 km (trator-reboque 4×2) |
Tempo de carga (carregamento completo) | 9,5h com CA (43 kW) 2,5h com CC (250 kW) |
Capacidade da bateria | 360–540 kWh, 4–6 baterias |
Movido a gás | G13 |
---|---|
Norma de emissões | Euro 6 |
N.º de cilindros | 6 |
Cilindrada | 12,8 dm³ |
Curso | 158 mm |
Diâmetro | 131 mm |
Taxa de compressão | 17:01 |
Regime económico | 900–1400 r/min |
Efeito de travagem de escape | 200 kW |
Efeito de travagem com o motor* | 380 kW (2300 r/min) |
Filtros de óleo | 2 fluxo total |
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro | 35 l |
Sistema de arrefecimento, volume total | 38 l |
G13 420 cv (309 kW) |
| |||
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Potência máxima às 1600–1700 r/min | 420 cv | |||
Binário máximo às 905–1400 r/min | 2100 Nm | |||
G13 460 cv (338 kW) |
| |||
Potência máxima às 1600–1700 r/min | 460 cv | |||
Binário máximo às 950–1400 r/min | 2300 Nm | |||
G13 500 cv (368 kW) | ||||
Potência máxima às 1600-1700 r/min | 500 cv | |||
Binário máximo às 980-1404 r/min | 2550 Nm | |||
Diesel | D13 | D13 I-Save | |
---|---|---|---|
Norma de emissões | Euro 6 | Euro 6 | |
N.º de cilindros | 6 | 6 | |
Cilindrada | 12,8 dm³ | 12,8 dm³ | |
Curso | 158 mm | 158 mm | |
Diâmetro | 131 mm | 131 mm | |
Taxa de compressão | 18.0:1 | 18.0:1 | |
Regime económico | 900–1400 r/min | 900–1300 r/min | |
Efeito de travagem de escape | 175 kW (2300 r/min) | 150 kW | |
Efeito de travagem com o motor* | 340 kW (2300 r/min) | 435 kW (2300 r/min) | |
Filtros de óleo | 2 fluxo total | 2 fluxo total | |
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro | 35 l | 35 l | |
Sistema de arrefecimento, volume total | 24 l | 26 l | |
Combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm) Biodiesel de geração 2 (EN15940, diesel sintético)
Até 150.000 km ou uma vez por ano com VDS4.
D13 420 cv (309 kW) |
| |||
---|---|---|---|---|
Potência máxima às 1404–1700 r/min | 420 cv | |||
Binário máximo às 905–1400 r/min | 2100 Nm | |||
D13 I-Save 420 cv (309 kW)* |
| |||
Potência máxima às 1230–1600 r/min | 420 cv | |||
Binário máximo às 900–1230 r/min | 2400 Nm | |||
D13 460 cv (338 kW) | ||||
Potência máxima às 1404–1700 r/min | 460 cv | |||
Binário máximo às 945–1400 r/min | 2300 Nm | |||
D13 I-Save 460 cv (338 kW)* | ||||
Potência máxima às 1240–1600 r/min | 460 cv | |||
Binário máximo às 900–1240 r/min | 2600 Nm | |||
D13 I-Save 480 cv (353 kW)* | ||||
Potência máxima às 1250–1600 r/min | 480 cv | |||
Binário máximo às 900–1250 r/min | 2700 Nm | |||
D13 500 cv (368 kW) | ||||
Potência máxima às 1404–1700 r/min | 500 cv | |||
Binário máximo às 980–1400 r/min | 2500 Nm | |||
D13 I-Save 500 cv (368 kW) | ||||
Potência máxima às 1250–1600 r/min | 500 cv | |||
Binário máximo às 900–1250 r/min | 2800 Nm | |||
D13 540 cv (397 kW) | ||||
Potência máxima às 1458–1700 r/min | 540 cv | |||
Binário máximo às 1000–1400 r/min | 2600 Nm | |||
*disponível com B100, biodiesel
| Binário disponível | Desmultiplicação | |
---|---|---|---|
EPTT350 | 350 Nm* | 1.26:1 | |
EPTT650 | 650 Nm* | 1.26:1 | |
EPTT1000 | 1000 Nm* | 1.26:1 | |
* Binário disponível durante a condução e parado.
Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e arrefecedor de óleo. É igualmente possível encomendar o I-Shift com engrenagens de marcha lenta, engrenagens de marcha lenta ultra-baixas e várias velocidades de marcha-atrás.
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto da combinação (toneladas) |
---|---|---|---|
AT2412 | Direto | 2400 | 44 |
AT2612 | Direto | 2600 | 100 |
ATO2612 | Sobre-marcha | 2600 | 100 |
AT2812 | Direto | 2800 | 70 |
ATO3112 | Sobre-marcha | 3150 | 100 |
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto da combinação (toneladas) |
---|---|---|---|
SPO2812 | Sobre-marcha | 2800 | 80 |
Designação | Eixo | Engrenagem | Binário máximo (Nm) | Carga máxima sobre o eixo/truque (bogie) (t) | Peso bruto de conjunto (t) |
Redução simples | |||||
---|---|---|---|---|---|
RSS1244B | Simples | Hipoide | 2800 | 12 | 44 |
RSS1344C/E | Simples | Hipoide | 2600 | 13 | 44 |
RSS1344E | Simples | Hipoide | 2800 | 13 | 44 |
RSS1352A | Simples | Hipoide | 2800 | 13 | 52 |
RSS1370A/B | Simples | Hipoide | 3800 | 13 | 70 |
RTS2370A | Tandem | Hipoide | 3800 | 23 | 70 |
RTS2310A | Tandem | Hipoide | 3800 | 23 | 100 |
Redução nos cubos | |||||
RSH1370F | Simples | Helicoidal cónica | 3800 | 13 | 70 |
RT2610B/F | Tandem | Helicoidal cónica | 3800 | 26 | 100 |
RTH3210F | Tandem | Helicoidal cónica | 3800 | 32 | 100 |
RTH3212F | Tandem | Helicoidal cónica | 3800 | 32 | 100 |
RTH3312 | Tandem | Helicoidal cónica | 3800 | 33 | 100 |
RTH3815 | Tandem | Helicoidal cónica | 3800 | 38 | 100 |
RSS1244B | RSS1344C | RSS1344E | RSS1352A | RSS1370A/B | RSH1370F |
---|---|---|---|---|---|
2.06:1 | 2.31:1* | 2.06:1 | 2.06:1 | 2.06:1 | 3.46:1 |
2.17:1 | 2.47:1* | 2.17:1 | 2:17.1 | 2.17:1 | 3.61:1 |
2.31:1 | 2.47:1* | 2.31:1 | 2.31:1 | 2.31:1 | 3.76:1 |
2.47:1 | 2.85:1* | 2.47:1 | 2.47:1 | 2.47:1 | 4.12:1 |
2.64:1 | 3.08:1* | 2.64:1 | 2.64:1 | 2.64:1 | 4.55:1 |
2.85:1 | 3.36:1* | 2.85:1 | 2.85:1 | 2.85:1 | 5.41:1 |
3.08:1 | 3.70:1 | 3.08:1 | 3.08:1 | 3.08:1 | |
3.36:1 | 4.11:1 | 3.36:1 | 3.36:1 | 3.40:1** | |
4.63:1 | 3.67:1** | ||||
5.29:1 | 4.11:1** | ||||
6.17:1 | |||||
* Para RSS1344E
** Para RSS1370B
RST2370A/B | RTS2310A | RTH2610B | RTH2610F | RTH2610B7F | RTH3210F | RTH3212F | RTH3312 | RTH3815 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2.43:1 | 2.06:1 | 3.33:1 | 3.33:1 | 3.33:1 | 3.33:1 | 3.33:1 | 3.61:1 | 4.14:1 |
2.57:1 | 2.17:1 | 3.46:1 | 3.46:1 | 3.46:1 | 3.46:1 | 3.46:1 | 3.76:1 | 4.58:1 |
2.83:1 | 2.31:1 | 3.61:1 | 3.61:1 | 3.61:1 | 3.61:1 | 3.61:1 | 4.12:1 | 5.43:1 |
3.09:1 | 2.47:1 | 3.76:1 | 3.76:1 | 3.76:1 | 3.76:1 | 3.76:1 | 4.55:1 | 7.22:1 |
3.40:1 | 2.64:1 | 3.93:1 | 3.97:1 | 3.97:1 | 3.97:1 | 3.93:1 | 5.41:1 | |
3.78:1 | 2.85:1 | 4.12:1 | 4.12:1 | 4.12:1 | 4.12:1 | 4.12:1 | 6.18:1 | |
4.13:1 | 3.08:1 | 4.55:1 | 4.55:1 | 4.55:1 | 4.55:1 | 4.55:1 | 7.21:1 | |
4.50:1 | 3.36:1 | 5.41:1 | 5.41:1 | 5.41:1 | 5.41:1 | 5.41:1 | ||
5.14:1 | 3.70:1 | 6.18:1 | 6.18:1 | 6.18:1 | ||||
5.67:1 | 4.11:1 | 7.21:1 | 7.21:1 | |||||
6.17:1 | 4.63:1 | |||||||
| D13 420 cv | D13 460 cv | D13 500 cv | D13 540 cv |
I-Shift | ||||
---|---|---|---|---|
AT2412 | • | • |
|
|
AT2612 | • | • | • | • |
ATO2612 | • | • | • | • |
I-Shift Dual Clutch | ||||
SP2812 |
| • | • | • |
Eixos de redução simples | ||||
RSS1244B | • | •
| • | • |
RSS1344C/E | • | • | • | • |
RSS1344E | • | • | • | • |
RSS1352A | • | • | • | • |
RSS1370A/B | • | • | • | • |
RTS2370A | • | • | • | • |
RTS2310A | • | • | • | • |
Eixos com cubo de redução | ||||
RSH1370F | • | • | • | • |
RTH2610F | • | • | • | • |
RTH3210 | • | • | • | • |
RTH3312 | • | • | • | • |
RTH3815 | • | • | • | • |
| D13 I-Save 420 cv | D13 I-Save 460 cv | D13 I-Save 500 cv |
I-Shift | |||
---|---|---|---|
AT2412 | • |
|
|
AT2612 | • | • |
|
ATO2612 | • | • | |
AT2812 | • | ||
ATO3112 | • | ||
I-Shift Dual Clutch | |||
SP2812 |
| • | • |
Eixos de redução simples | |||
RSS1244B | • | • | |
RSS1344C/E | • | • | |
RSS1344E | • | • | |
RSS1352A | • | • | |
RSS1370A/B | • | • | |
RTS2370A | • | • | |
RTS2310A | • | • | |
Eixos com cubo de redução | |||
RSH1370F | • | • | |
RTH2610F | • | • | |
RTH3210 | • | • | |
RTH3312 | • | • | |
RTH3815 | • | • | |
| G13 420 cv | G13 460 cv | G13 500 cv |
I-Shift | |||
---|---|---|---|
AT2412 | • | • |
|
AT2612 | • | • | • |
ATO2612 | • | • | • |
Eixos de redução simples | |||
RSS1244B | • | • | • |
RSS1344C/E | • | • | • |
RSS1344E | • | • | |
RSS1352A | • | • | • |
RSS1370A/B | • | • | • |
RTS2370A | • | • | • |
RTS2310A | • | • | • |
Eixos com cubo de redução | |||
RSH1370F | • | • | • |
RTH2610F | • | • | • |
Está disponível uma vasta gama de tomadas de força independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de superestrutura.
PTER-DIN: Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400: Tomada de força montada na parte de trás do motor com conexão flange para uma bomba hidráulica.
PTER-100: Tomada de força montada na parte de trás do motor com conexão flange para uma bomba hidráulica.
PTR-F: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-FL/FH: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: Alta velocidade com conexão flange para acoplamento direto de veio de transmissão.
PTRD-D: Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.
PTRD-D2: Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.
Encontre especificações sobre medidas de cabinas, alturas de cabinas acima do solo e características.
Estão disponíveis quatro versões diferentes de acabamento exterior para dar resposta a diferentes necessidades.
Básico
Grelha e puxadores das portas em cinzento Thunder. Faróis cromados. Para-sol, coberturas dos espelhos e para-choques em cinzento Lightning.
Enhanced
Grelha na cor da carroçaria e faróis cromados. Para-sol, coberturas dos espelhos, puxadores das portas e para-choques em cinzento Lightning.
Nível mais elevado
Grelha, coberturas dos espelhos, para-sol, puxadores das portas, para-choques e spoiler na cor da carroçaria. Faróis cromados.
Básico com acabamento dianteiro resistente
Grelha e puxadores das portas em cinzento Thunder. Faróis pretos. Para-sol e coberturas dos espelhos em cinzento Lightning. Para-choques em aço pintado a cinzento.
O Volvo FH Aero está disponível com seis níveis de acabamento interior diferentes de modo a dar resposta a diferentes necessidades.
Acabamento em vinil e tecido Robust
Materiais duradouros em vinil e tecido com um moderno esquema de cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.
Acabamento em tecido Dynamic
Interior em tecido com um moderno esquema de cores com coordenação de tonalidades de cinzento nos diferentes componentes do acabamento interior.
Acabamento em veludo Progressive
Este interior em veludo macio oferece um esquema de cores sóbrio e combina com as várias partes do acabamento interior.
Acabamento em couro Robust
Interior com um sóbrio esquema de cores e bancos exclusivamente em couro com duas cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.
Acabamento em couro Dynamic
Interior com diversas tonalidades coordenadas de cinzento e bancos exclusivamente em couro com duas cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.
Acabamento em couro Progressive
Interior com diversas tonalidades coordenadas de Skylark (bege) e bancos exclusivamente em couro com duas cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.
Globetrotter XXL: conforto e espaço
A Globetrotter XXL também dispõe de instalações seguras e confortáveis para um máximo de duas pessoas, mas com um nível de conforto durante o sono ainda maior e uma cama inferior mais comprida, graças à sua cabina alargada.
Globetrotter XL: criada para arrumos
A Globetrotter XL (CAB-XHSL) também dispõe de instalações seguras e confortáveis para um máximo de duas pessoas, mas com ainda mais espaço para arrumos, graças à altura adicional. A altura interior da cabina é de 220 centímetros (211 centímetros na cobertura do compartimento do motor).
Cabina Globetrotter: a dois é melhor
A cabina Globetrotter (CAB-HSLP) duplica com instalações de descanso confortáveis para uma ou duas pessoas. Além disso, a sua estrutura vertical deixa-o com muito espaço adicionais para arrumos. Altura interior de 205 centímetros (196 centímetros na cobertura do compartimento do motor).
Cabina longa
Cabina longa (CAB-SLP) com instalações de descanso confortáveis para um máximo de duas pessoas. Altura interior de 171 centímetros, 162 centímetros na cobertura do compartimento do motor.
Cabina longa baixa
Cabina longa baixa (CAB-LSLP) com suspensão da cabina e um tejadilho mais baixo, que permite o transporte de cargas por cima da cabina. Altura interior de 147 centímetros, 138 centímetros sobre a cobertura do compartimento do motor.
Trator |
|
|
| Altura A (mm) | Altura B (mm) | Altura C (mm) | Altura D (mm) |
Transmissão | Altura do chassis | Suspensão | Pneus | CAB-SLP | CAB-HSLP | CAB-XHSL | CAB-LSLP |
---|---|---|---|---|---|---|---|
4x2 | Alto | Molas/Pneumática | 315/80-R22.5 | 3430 | 3800 | 3950 | 3225 |
4x2 | Alto | Molas/Pneumática | 315/80-R22.5 | 3440 | 3800 | 3950 | 3225 |
4x2 | Médio | Molas/Pneumática | 315/70-R22.5 | 3350 | 3720 | 3870 | 3145 |
4x2 | Baixo | Pneumática/Pneumática | 315/60-R22.5 | 3230 | 3600 | 3750 | 3025 |
4x2 | Baixo | Pneumática/Pneumática | 315/60-R22.5 | 3250 | 3620 | 3770 | 3045 |
4x2 | Extra-baixo | Pneumática/Pneumática | 295/60-R22.5 | 3210 | 3580 | 3730 | 3005 |
6x2 | Médio | Molas/Pneumática | 315/70-R22.5 | 3350 | 3720 | 3870 | 3145 |
Rígido |
|
|
| Altura A (mm) | Altura B (mm) | Altura C (mm) | Altura D (mm) |
Transmissão | Altura do chassis | Suspensão | Pneus | CAB-SLP | CAB-HSLP | CAB-XHSL | CAB-LSLP |
---|---|---|---|---|---|---|---|
6×2 | Alto | Pneumática/Pneumática | 315/80-R22.5 | 3410 | 3780 | 3930 | 3205 |
6×2 | Médio | Pneumática/Pneumática | 315/70-R22.5 | 3330 | 3700 | 3850 | 3125 |
6×2 | Baixo | Pneumática/Pneumática | 315/60-R22.5 | 3230 | 3600 | 3750 | 3025 |
6×2 | Alto | Molas/Molas | 315/80-R22.5 | 3460 | 3830 | 3980 | 3255 |
6×4 | Alto | Molas/Molas | 315/80-R22.5 | 3450 | 3820 | 3970 | 3245 |
8×4 | Alto | Molas/Molas | 315/80-R22.5 | 3480 | 3850 | 4000 | 3275 |
10×4 | Alto | Molas/Molas | 315/80-R22.5 | 3480 | 3850 | 4000 | 3275 |
*Alturas aproximadas
Suspensão de quatro pontos da cabina
Opte entre molas helicoidais com amortecedores, molas helicoidais à frente e suspensão pneumática traseira ou suspensão pneumática integral.
Entradas de ar
Posicionadas no lado esquerdo numa posição alta ou baixa, dependendo do serviço. Também disponível uma entrada de ar frontal.
Cores
Escolha e tenha o seu estilo. Disponível em cerca de 650 variantes de cor.
Estofos
Vários estilos disponíveis. Vinil, tecido e veludo. Podem ser especificadas algumas costuras de bancos (excluindo vinil e tecido) de forma a incluir uma função de ventilação.
Banco do condutor
Escolha entre três níveis de conforto diferentes: Progressive (veludo ou couro), Dynamic (tecido) e Robust (vinil). A liberdade adicional está na flexibilidade - a amplitude de ajuste longitudinal do banco é de 240 milímetros e a amplitude vertical é de 100 milímetros. O banco do condutor está equipado de série com um descansa cabeça, apoio do encosto ajustável e rebatível, ajuste vertical e longitudinal, suporte lombar ajustável e ajuste do ângulo do banco.
Banco do passageiro
Escolha entre três níveis de conforto diferentes: Progressive (veludo ou couro), Dynamic (tecido) e Robust (vinil). Os bancos de passageiros são equipados de série com descansa cabeças. Está também disponível um banco do passageiro móvel.
Camas
Criadas para proporcionar uma noite de sono confortável. Tamanhos das camas: 74×200 centímetros com secção central com 81,5 centímetros de largura, ou 74×200 centímetros, extraível até 88×200 centímetros com secção central com 95,5 centímetros de largura. A cama da cabina Globetrotter XXL tem 213 centímetros de comprimento. A largura na cabeça, seção central e nos pés é de 99/106,5/91 centímetros, respetivamente. Equipe a sua cabina com um colchão de espuma ou um colchão de 16 centímetros, com molas ensacadas e excelente conforto. Três opções de firmeza disponíveis: Macio, Semi-firme e Firme. Também disponibilizamos duas opções de cobertura do colchão: aumenta o conforto e permite-lhe arrumar tudo mais rapidamente. Também disponível: função reclinável com apoio do encosto regulável e cama superior, versão Conforto (dimensões: 60×190 centímetros ou 70×190 centímetros).
Armazenamento interior
A cabina possui uma prateleira frontal com quatro ranhuras DIN e dois compartimentos de arrumação espaçosos com portas deslizantes no lado do condutor e do passageiro. A parede traseira está equipada com uma prateleira traseira superior leve, com excelente iluminação. Sob a cama, pode encontrar duas gavetas perfazendo um volume total de 130 litros. Além disso, existem dois compartimentos de arrumação mais pequenos debaixo do colchão, nos pés (10 litros) e na cabeceira (15 litros) da cama, bem como um compartimento para arrumos nos pés da cama para uma garrafa.
Armazenamento exterior
Em ambos os lados da cabina, encontrará grandes compartimentos de arrumação que podem ser abertos a partir do exterior ou do interior. Existem 30 litros de espaço adicional para arrumos debaixo de ambos os lados da cabina.
Janela panorâmica/teto de abrir
Cada cabina está equipada com uma janela panorâmica fixa ou um teto de abrir opcional, que pode ser aberto até 50 milímetros. Também serve como saída de emergência. A regulação do teto de abrir pode ser feita manual ou eletricamente.
Volante
Disponibilizado com dois tamanhos – 450 mm ou 500 mm de diâmetro, dependendo da especificação do camião. A altura do volante pode ser ajustada até 90 mm e o ângulo em 28°. Com a coluna de direção ajustável (opcional), o volante pode ser ajustado na posição vertical entre -5° e +15°, aumentando assim o conforto do condutor. Os comandos integrados no volante proporcionam um funcionamento confortável e seguro do cruise control, da buzina, do telefone e das funções no display de instrumentos e no display lateral.
Sistema de climatização
Três alternativas de sistema de climatização permitem controlar a temperatura. Climatização de ventilação com aquecedor de líquido de arrefecimento convencional. Ar condicionado manual (MCC). Ar condicionado automático (ECC/ECC2). Também disponível com sensores para exposição solar, embaciamento e qualidade do ar. Complemente o sistema com aquecedor de estacionamento de cabina e motor e com o I-ParkCool, o nosso arrefecimento de parque da cabina.
I-ParkCool
O motor não precisa de estar a trabalhar para usufruir de uma cabina com ar condicionado. O I-ParkCool permite controlar a temperatura da cabina num veículo parado. Interage com o aquecedor de estacionamento da cabina para gerar um clima confortável: útil, por exemplo, em noites em que a temperatura cai repentina e abruptamente. O sistema verifica a condição da bateria para não comprometer a capacidade de arranque. E calcula a potência necessária para aquecer ou arrefecer a cabina. Se as baterias não estiverem completamente carregadas, o sistema calcula qual o nível de utilização segura. Além disso, é silencioso. O sistema é cerca de 20 dB mais silencioso do que os sistemas da concorrência disponíveis no mercado, reduzindo a poluição sonora e ajudando a descansar. A climatização está completamente integrada no sistema de ventilação de ar normal do veículo, sendo o ar quente ou frio distribuído pelas saídas de ar normais, conforme necessário, dividido de forma equilibrada. A aerodinâmica da cabina e a altura em pé no interior da mesma não são afetadas pelo sistema. Com exceção do aquecedor de cabina (PH-CAB).
Encontre especificações relativas a alturas de chassis, carga máxima sobre o eixo dianteiro, suspensão traseira, tratores, características do chassis e travões.
Extra-baixo (trator) | aprox. 810 mm |
Baixo | aprox. 850 mm |
Médio | aprox. 900 mm |
Alto | aprox. 1000 mm |
Extra alto | aprox. 1200 mm |
| Pneumática | Molas |
---|---|---|
Extra-baixo | 8 | - |
Baixo | 8 | - |
Médio | 10/20* | 9 |
Alto | 10/20* | 10/20* |
Extra alto | - | 10/20* |
*Com eixos dianteiros duplos
Designação | Eixos | Suspensão | Carga sobre o eixo/truque (bogie) | Redução | Eixo morto/pusher |
Simples | |||||
---|---|---|---|---|---|
RAD-L90 | 4x2 | Parabólica/Multi-folha | 13 t | Simples/cubo |
|
RAD-GR | 4x2 | Pneumática | 11,5/13 t | Simples/cubo |
|
RAD-G2 | 4x2 | Pneumática (para construção) | 13 t | Cubo | |
Truque (bogie) | |||||
RADT-GR | 6x2 | Pneumática | 19/20,5/22,5/23 t | Simples/cubo | Eixo morto (fixo/direcional/direcional automático) |
RAPD-GR | 6x2 | Pneumática | 16/19/22 t | Simples/cubo | Eixo Pusher (fixo/direcional) |
RAPD-G4 | 6x2 | Pneumática | 16 t | Individual | Eixo pusher (fixo) |
RADD-G2 | 6×4/8×4 | Pneumática (para construção) | 21/23/26 t | Simples/cubo | |
RADD-BR | 6×4/8×4 | Parabólica | 20/21 t | Simples/cubo | |
RADD-TR1 | 6×4/8×4 | Molas Parab./Convencionais | 23/26 t | Simples/cubo | |
RADD-TR2 | 6×4/8×4 | Molas convencionais | 26/32 t | Cubo | |
RADD-TR3 | 8x4 | Molas convencionais | 38 t | Cubo | |
RADD-GR | 6×4/8×4 | Pneumática | 21/23/26 t | Simples/cubo | |
RAPDT-GR | 8×2 | Pneumática | 27/30/30,5/31,5/32 t | Simples/cubo | Eixo Pusher (direcional) + eixo morto (fixo/direcional) |
RADDT-GR | 8×4/10×4 | Pneumática | 27/33/36 t | Simples/cubo | Eixo morto (direcional) |
RAPDD-GR | 8×4 | Pneumática | 27/30,5/32/35 t | Simples/cubo | Eixo pusher (direcional) |
RADDT-G2 | 8×4/10×4 | Pneumática (para construção) | 27/33/36 t | Simples/cubo | Eixo morto (direcional) |
Travessas de reboque montadas ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboques de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros.
Depósitos de combustível
Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1510 litros para um trator 4x2. Depósitos de gás com tamanhos de 155 kg (375 l), 205 kg (495 l) e 225 kg (545 l).
Depósitos de AdBlue
Volumes entre 32 e 112 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue. Plástico.
Travões
O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superiores, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de freios adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais. O EBS é equipado de série em todas as especificações.
EBS médio
Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características:
Controlo de estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.
Retenção automática
Trave o seu camião até se imobilizar e a função Retenção automática mantém a última pressão de travagem aplicada para manter o camião na respetiva posição até o condutor carregar no acelerador.
Autonomia das pastilhas
Aviso de pastilhas dos travões - calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões (apenas para travões de disco).
Libertação automática do freio de estacionamento
O freio de estacionamento é automaticamente libertado quando o condutor carrega no pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).
Opções adicionais:
Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:
Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake)
Permite ao condutor solicitar a travagem do reboque por impulsos. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.
ESC (Controlo eletrónico da estabilidade)
O sistema de estabilidade dos travões aciona individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque. O ESC cumpre a legislação em termos de Controlo eletrónico da estabilidade do veículo, estando disponível para veículos de 2, 3, 4 e 5 eixos.
Luz de travagem de emergência
Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo.
Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.
Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutral ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás. A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, incluindo camiões com eixos dianteiros duplos. Está disponível também em conjunto com suspensão dianteira independente.
Eixos pusher
Disponíveis nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 4,5, 7,5 ou 9 toneladas.
Eixos "mortos"
Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5 ou 10 toneladas.
Elevação do Eixo Tandem
Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do truque (bogie) tangem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no display de instrumentos, o condutor pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente. A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com truque [bogie] tandem) equipadas com travões de disco.
Dados - tudo o que precisa. Transfira folhas de dados em formato PDF para o Volvo FH Aero a partir das seguintes hiperligações.
As características descritas podem não ser constituir a norma para o modelo ou estar disponíveis para todos os níveis de equipamento e opções de linha motriz.