Trucks

Especificações do Volvo FH Aero

Tudo o que precisa de saber sobre o Volvo FH Aero, de forma detalhada.

Linha motriz

Encontre especificações sobre motores, transmissões, eixos traseiros (incluindo desmultiplicações), combinações de linha motriz e tomadas de força.

Versão elétrica para trabalhos pesados – potência/binário

 

G13 – potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D13 – potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D13 I-save – potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

Elétrico​

Volvo FH Aero Electric

Desempenho

Até 330-490 kW (450-666 cv) de potência contínua

Autonomia​

Até 300 km (trator-reboque 4×2)

Tempo de carga (carregamento completo​)

9,5h com CA (43 kW) 2,5h com CC (250 kW)

Capacidade da bateria

360–540 kWh, 4–6 baterias

  

Movido a gás​

G13

Norma de emissões

Euro 6

N.º de cilindros​

6

Cilindrada

12,8 dm³

Curso

158 mm

Diâmetro

131 mm

Taxa de compressão

17:01

Regime económico

900–1400 r/min

Efeito de travagem de escape

200 kW

Efeito de travagem com o motor*

380 kW (2300 r/min)

Filtros de óleo

2 fluxo total

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro

35 l

Sistema de arrefecimento, volume total

38 l

  
 

G13 420 cv (309 kW)

 

  
 

Potência máxima às 1600–1700 r/min

420 cv

  
 

Binário máximo às 905–1400 r/min

2100 Nm

  
 

G13 460 cv (338 kW)

 

  
 

Potência máxima às 1600–1700 r/min

460 cv

  
 

Binário máximo às 950–1400 r/min

2300 Nm

  
 

G13 500 cv (368 kW)

   
 

Potência máxima às 1600-1700 r/min

500 cv

  
 

Binário máximo às 980-1404 r/min

2550 Nm

  
     

Diesel

D13

D13 I-Save 

Norma de emissões

Euro 6

Euro 6

 

N.º de cilindros​

6

6

 

Cilindrada

12,8 dm³

12,8 dm³

 

Curso

158 mm

158 mm

 

Diâmetro

131 mm

131 mm

 

Taxa de compressão

18.0:1

18.0:1

 

Regime económico

900–1400 r/min

900–1300 r/min

 

Efeito de travagem de escape

175 kW (2300 r/min)

150 kW

 

Efeito de travagem com o motor*

340 kW (2300 r/min)

435 kW (2300 r/min)

 

Filtros de óleo

2 fluxo total

2 fluxo total

 

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro

35 l

35 l

 

Sistema de arrefecimento, volume total

24 l

26 l

 
    

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm) Biodiesel de geração 2 (EN15940, diesel sintético)

Intervalo de mudança do óleo

Até 150.000 km ou uma vez por ano com VDS4.

 

 

D13 420 cv (309 kW)

 

  
 

Potência máxima às 1404–1700 r/min

420 cv

  
 

Binário máximo às 905–1400 r/min

2100 Nm

  
 

D13 I-Save 420 cv (309 kW)*

 

  
 

Potência máxima às 1230–1600 r/min

420 cv

  
 

Binário máximo às 900–1230 r/min

2400 Nm

  
 

D13 460 cv (338 kW)

   
 

Potência máxima às 1404–1700 r/min

460 cv

  
 

Binário máximo às 945–1400 r/min

2300 Nm

  
 

D13 I-Save 460 cv (338 kW)*

   
 

Potência máxima às 1240–1600 r/min

460 cv

  
 

Binário máximo às 900–1240 r/min

2600 Nm

  
 

D13 I-Save 480 cv (353 kW)*

   
 

Potência máxima às 1250–1600 r/min

480 cv

  
 

Binário máximo às 900–1250 r/min

2700 Nm

  
 

D13 500 cv (368 kW)

   
 

Potência máxima às 1404–1700 r/min

500 cv

  
 

Binário máximo às 980–1400 r/min

2500 Nm

  
 

D13 I-Save 500 cv (368 kW)

   
 

Potência máxima às 1250–1600 r/min

500 cv

  
 

Binário máximo às 900–1250 r/min

2800 Nm

  
 

D13 540 cv (397 kW)

   
 

Potência máxima às 1458–1700 r/min

540 cv

  
 

Binário máximo às 1000–1400 r/min

2600 Nm

  
     

*disponível com B100, biodiesel

Tomada de força montada no motor

 

Binário disponível

Desmultiplicação 

EPTT350

350 Nm*

1.26:1

 

EPTT650

650 Nm*

1.26:1

 

EPTT1000

1000 Nm*

1.26:1

 
    

* Binário disponível durante a condução e parado.

I-Shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e arrefecedor de óleo. É igualmente possível encomendar o I-Shift com engrenagens de marcha lenta, engrenagens de marcha lenta ultra-baixas e várias velocidades de marcha-atrás.

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto da combinação (toneladas)

AT2412

Direto

2400

44

AT2612

Direto

2600

100

ATO2612

Sobre-marcha

2600

100

AT2812

Direto

2800

70

ATO3112

Sobre-marcha

3150

100

    

I-Shift Dual Clutch

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto da combinação (toneladas)

SPO2812

Sobre-marcha

2800

80

    

Designação

Eixo

Engrenagem

Binário máximo (Nm)

Carga máxima sobre o eixo/truque (bogie) (t)

Peso bruto de conjunto (t)

Redução simples

RSS1244B

Simples

Hipoide

2800

12

44

RSS1344C/E

Simples

Hipoide

2600

13

44

RSS1344E

Simples

Hipoide

2800

13

44

RSS1352A

Simples

Hipoide

2800

13

52

RSS1370A/B

Simples

Hipoide

3800

13

70

RTS2370A

Tandem

Hipoide

3800

23

70

RTS2310A

Tandem

Hipoide

3800

23

100

Redução nos cubos

RSH1370F

Simples

Helicoidal cónica

3800

13

70

RT2610B/F

Tandem

Helicoidal cónica

3800

26

100

RTH3210F

Tandem

Helicoidal cónica

3800

32

100

RTH3212F

Tandem

Helicoidal cónica

3800

32

100

RTH3312

Tandem

Helicoidal cónica

3800

33

100

RTH3815

Tandem

Helicoidal cónica

3800

38

100

      

Desmultiplicações do eixo traseiro

Eixos simples

RSS1244B

RSS1344C

RSS1344E

RSS1352A

RSS1370A/B

RSH1370F

2.06:1

2.31:1*

2.06:1

2.06:1

2.06:1

3.46:1

2.17:1

2.47:1*

2.17:1

2:17.1

2.17:1

3.61:1

2.31:1

2.47:1*

2.31:1

2.31:1

2.31:1

3.76:1

2.47:1

2.85:1*

2.47:1

2.47:1

2.47:1

4.12:1

2.64:1

3.08:1*

2.64:1

2.64:1

2.64:1

4.55:1

2.85:1

3.36:1*

2.85:1

2.85:1

2.85:1

5.41:1

3.08:1

3.70:1

3.08:1

3.08:1

3.08:1

 
3.36:1

4.11:1

3.36:1

3.36:1

3.40:1**

 
 

4.63:1

  

3.67:1**

 
 

5.29:1

  

4.11:1**

 
 

6.17:1

    
      

* Para RSS1344E

** Para RSS1370B

Eixos tandem

RST2370A/B

RTS2310A

RTH2610B

RTH2610F

RTH2610B7F

RTH3210F

RTH3212F

RTH3312

RTH3815

2.43:1

2.06:1

3.33:1

3.33:1

3.33:1

3.33:1

3.33:13.61:14.14:1

2.57:1

2.17:1

3.46:1

3.46:1

3.46:1

3.46:1

3.46:1

3.76:1

4.58:1

2.83:1

2.31:1

3.61:1

3.61:1

3.61:1

3.61:1

3.61:1

4.12:1

5.43:1

3.09:1

2.47:1

3.76:1

3.76:1

3.76:1

3.76:1

3.76:1

4.55:1

7.22:1

3.40:1

2.64:1

3.93:1

3.97:1

3.97:1

3.97:1

3.93:1

5.41:1

 

3.78:1

2.85:1

4.12:1

4.12:1

4.12:1

4.12:1

4.12:1

6.18:1

 

4.13:1

3.08:1

4.55:1

4.55:1

4.55:1

4.55:1

4.55:1

7.21:1

 

4.50:1

3.36:1

5.41:1

5.41:1

5.41:1

5.41:1

5.41:1

  

5.14:1

3.70:1

 

6.18:1

 

6.18:1

6.18:1

  

5.67:1

4.11:1

   

7.21:1

7.21:1

  

6.17:1

4.63:1

       
         

 

D13 420 cv

D13 460 cv

D13 500 cv

D13 540 cv

I-Shift

AT2412

 

 

AT2612

ATO2612

I-Shift Dual Clutch

SP2812

 

Eixos de redução simples

RSS1244B

RSS1344C/E

RSS1344E

RSS1352A

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

Eixos com cubo de redução

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

RTH3312

RTH3815

     

 

D13 I-Save 420 cv

D13 I-Save 460 cv

D13 I-Save 500 cv

I-Shift

AT2412

 

 

AT2612

 

ATO2612

 

AT2812

  

ATO3112

  

I-Shift Dual Clutch

SP2812

 

Eixos de redução simples

RSS1244B

 

RSS1344C/E

 

RSS1344E

 

RSS1352A

 

RSS1370A/B

 

RTS2370A

 

RTS2310A

 

Eixos com cubo de redução

RSH1370F

 

RTH2610F

 

RTH3210

 

RTH3312

 

RTH3815

 

    

 

G13 420 cv

G13 460 cv

G13 500 cv

I-Shift

AT2412

 

AT2612

ATO2612

Eixos de redução simples

RSS1244B

RSS1344C/E

RSS1344E

 

RSS1352A

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

Eixos com cubo de redução

RSH1370F

RTH2610F

    

Está disponível uma vasta gama de tomadas de força independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de superestrutura.

Tomadas de força independentes da embraiagem

PTER-DIN: Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

PTER1400: Tomada de força montada na parte de trás do motor com conexão flange para uma bomba hidráulica.

PTER-100: Tomada de força montada na parte de trás do motor com conexão flange para uma bomba hidráulica.

Tomadas de força dependentes da embraiagem

PTR-F: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

PTR-FL/FH: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.

PTRD-F: Alta velocidade com conexão flange para acoplamento direto de veio de transmissão.

PTRD-D: Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.

PTRD-D1: Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.

PTRD-D2: Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.

Exterior e interior

Encontre especificações sobre medidas de cabinas, alturas de cabinas acima do solo e características.

Estão disponíveis quatro versões diferentes de acabamento exterior para dar resposta a diferentes necessidades.

Volvo FH Aero with the basic exterior trim 

Básico

Grelha e puxadores das portas em cinzento Thunder. Faróis cromados. Para-sol, coberturas dos espelhos e para-choques em cinzento Lightning.

Volvo FH Aero with the enhanced exterior trim  

Enhanced

Grelha na cor da carroçaria e faróis cromados. Para-sol, coberturas dos espelhos, puxadores das portas e para-choques em cinzento Lightning.

Volvo FH Aero with highest level exterior trim  

Nível mais elevado

Grelha, coberturas dos espelhos, para-sol, puxadores das portas, para-choques e spoiler na cor da carroçaria. Faróis cromados.

Volvo FH Aero with basic with sturdy front exterior trim 

Básico com acabamento dianteiro resistente

Grelha e puxadores das portas em cinzento Thunder. Faróis pretos. Para-sol e coberturas dos espelhos em cinzento Lightning. Para-choques em aço pintado a cinzento.

O Volvo FH Aero está disponível com seis níveis de acabamento interior diferentes de modo a dar resposta a diferentes necessidades.

Volvo FH Aero with vinyl and textile trim robust, interior trim level 

Acabamento em vinil e tecido Robust

Materiais duradouros em vinil e tecido com um moderno esquema de cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.

Volvo FH Aero with textile trim dynamic, interior trim level 

Acabamento em tecido Dynamic

Interior em tecido com um moderno esquema de cores com coordenação de tonalidades de cinzento nos diferentes componentes do acabamento interior.

Volvo FH Aero with plush trim progressive, interior trim level 

Acabamento em veludo Progressive

Este interior em veludo macio oferece um esquema de cores sóbrio e combina com as várias partes do acabamento interior.

Volvo FH Aero with leather trim robust, interior trim level 

Acabamento em couro Robust

Interior com um sóbrio esquema de cores e bancos exclusivamente em couro com duas cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.

Volvo FH Aero with leather trim dynamic, interior trim level 

Acabamento em couro Dynamic

Interior com diversas tonalidades coordenadas de cinzento e bancos exclusivamente em couro com duas cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.

Volvo FH Aero with leather trim progressive, interior trim level 

Acabamento em couro Progressive

Interior com diversas tonalidades coordenadas de Skylark (bege) e bancos exclusivamente em couro com duas cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.

Volvo FH Aero globetrotter XXL cab with measurements, viewed from the side 

Globetrotter XXL: conforto e espaço

A Globetrotter XXL também dispõe de instalações seguras e confortáveis para um máximo de duas pessoas, mas com um nível de conforto durante o sono ainda maior e uma cama inferior mais comprida, graças à sua cabina alargada.

Volvo FH Aero globetrotter XL cab with measurements, viewed from the side  

Globetrotter XL: criada para arrumos

A Globetrotter XL (CAB-XHSL) também dispõe de instalações seguras e confortáveis para um máximo de duas pessoas, mas com ainda mais espaço para arrumos, graças à altura adicional. A altura interior da cabina é de 220 centímetros (211 centímetros na cobertura do compartimento do motor).

Volvo FH Aero globetrotter cab with measurements, viewed from the side  

Cabina Globetrotter: a dois é melhor

A cabina Globetrotter (CAB-HSLP) duplica com instalações de descanso confortáveis para uma ou duas pessoas. Além disso, a sua estrutura vertical deixa-o com muito espaço adicionais para arrumos. Altura interior de 205 centímetros (196 centímetros na cobertura do compartimento do motor).

Volvo FH Aero sleeper cab with measurements, viewed from the side 

Cabina longa

Cabina longa (CAB-SLP) com instalações de descanso confortáveis para um máximo de duas pessoas. Altura interior de 171 centímetros, 162 centímetros na cobertura do compartimento do motor.

Volvo FH Aero low sleeper cab with measurements, viewed from the side 

Cabina longa baixa

Cabina longa baixa (CAB-LSLP) com suspensão da cabina e um tejadilho mais baixo, que permite o transporte de cargas por cima da cabina. Altura interior de 147 centímetros, 138 centímetros sobre a cobertura do compartimento do motor.

Trator

 

 

 

Altura A (mm)

Altura B (mm)

Altura C (mm)

Altura D (mm)

Transmissão

Altura do chassis

Suspensão

Pneus

CAB-SLP

CAB-HSLP

CAB-XHSL

CAB-LSLP

4x2

Alto

Molas/Pneumática

315/80-R22.5

3430

3800

39503225

4x2

Alto

Molas/Pneumática

315/80-R22.5

3440

3800

39503225

4x2

Médio

Molas/Pneumática

315/70-R22.5

3350

3720

3870

3145

4x2

Baixo

Pneumática/Pneumática

315/60-R22.5

3230

3600

3750

3025

4x2

Baixo

Pneumática/Pneumática

315/60-R22.5

3250

3620

3770

3045

4x2

Extra-baixo

Pneumática/Pneumática

295/60-R22.5

3210

3580

3730

3005

6x2

Médio

Molas/Pneumática

315/70-R22.5

3350

3720

3870

3145

        

 

Rígido

 

 

 

Altura A (mm)

Altura B (mm)

Altura C (mm)

Altura D (mm)

Transmissão

Altura do chassis

Suspensão

Pneus

CAB-SLP

CAB-HSLP

CAB-XHSL

CAB-LSLP

6×2

Alto

Pneumática/Pneumática

315/80-R22.5

3410

3780

3930

3205

6×2

Médio

Pneumática/Pneumática

315/70-R22.5

3330

3700

3850

3125

6×2

Baixo

Pneumática/Pneumática

315/60-R22.5

3230

3600

3750

3025

6×2

Alto

Molas/Molas

315/80-R22.5

3460

3830

3980

3255

6×4

Alto

Molas/Molas

315/80-R22.5

3450

3820

3970

3245

8×4

Alto

Molas/Molas

315/80-R22.5

3480

3850

4000

3275

10×4

Alto

Molas/Molas

315/80-R22.5

3480

3850

4000

3275

        

*Alturas aproximadas

Suspensão de quatro pontos da cabina

Opte entre molas helicoidais com amortecedores, molas helicoidais à frente e suspensão pneumática traseira ou suspensão pneumática integral.

 

Entradas de ar

Posicionadas no lado esquerdo numa posição alta ou baixa, dependendo do serviço. Também disponível uma entrada de ar frontal.

 

Cores

Escolha e tenha o seu estilo. Disponível em cerca de 650 variantes de cor.

 

Estofos

Vários estilos disponíveis. Vinil, tecido e veludo. Podem ser especificadas algumas costuras de bancos (excluindo vinil e tecido) de forma a incluir uma função de ventilação.

 

Banco do condutor

Escolha entre três níveis de conforto diferentes: Progressive (veludo ou couro), Dynamic (tecido) e Robust (vinil). A liberdade adicional está na flexibilidade - a amplitude de ajuste longitudinal do banco é de 240 milímetros e a amplitude vertical é de 100 milímetros. O banco do condutor está equipado de série com um descansa cabeça, apoio do encosto ajustável e rebatível, ajuste vertical e longitudinal, suporte lombar ajustável e ajuste do ângulo do banco.

 

Banco do passageiro

Escolha entre três níveis de conforto diferentes: Progressive (veludo ou couro), Dynamic (tecido) e Robust (vinil). Os bancos de passageiros são equipados de série com descansa cabeças. Está também disponível um banco do passageiro móvel.

 

Camas

Criadas para proporcionar uma noite de sono confortável. Tamanhos das camas: 74×200 centímetros com secção central com 81,5 centímetros de largura, ou 74×200 centímetros, extraível até 88×200 centímetros com secção central com 95,5 centímetros de largura. A cama da cabina Globetrotter XXL tem 213 centímetros de comprimento. A largura na cabeça, seção central e nos pés é de 99/106,5/91 centímetros, respetivamente. Equipe a sua cabina com um colchão de espuma ou um colchão de 16 centímetros, com molas ensacadas e excelente conforto. Três opções de firmeza disponíveis: Macio, Semi-firme e Firme. Também disponibilizamos duas opções de cobertura do colchão: aumenta o conforto e permite-lhe arrumar tudo mais rapidamente. Também disponível: função reclinável com apoio do encosto regulável e cama superior, versão Conforto (dimensões: 60×190 centímetros ou 70×190 centímetros).

Armazenamento interior

A cabina possui uma prateleira frontal com quatro ranhuras DIN e dois compartimentos de arrumação espaçosos com portas deslizantes no lado do condutor e do passageiro. A parede traseira está equipada com uma prateleira traseira superior leve, com excelente iluminação. Sob a cama, pode encontrar duas gavetas perfazendo um volume total de 130 litros. Além disso, existem dois compartimentos de arrumação mais pequenos debaixo do colchão, nos pés (10 litros) e na cabeceira (15 litros) da cama, bem como um compartimento para arrumos nos pés da cama para uma garrafa.

 

Armazenamento exterior

Em ambos os lados da cabina, encontrará grandes compartimentos de arrumação que podem ser abertos a partir do exterior ou do interior. Existem 30 litros de espaço adicional para arrumos debaixo de ambos os lados da cabina.

 

Janela panorâmica/teto de abrir

Cada cabina está equipada com uma janela panorâmica fixa ou um teto de abrir opcional, que pode ser aberto até 50 milímetros. Também serve como saída de emergência. A regulação do teto de abrir pode ser feita manual ou eletricamente.

 

Volante

Disponibilizado com dois tamanhos – 450 mm ou 500 mm de diâmetro, dependendo da especificação do camião. A altura do volante pode ser ajustada até 90 mm e o ângulo em 28°. Com a coluna de direção ajustável (opcional), o volante pode ser ajustado na posição vertical entre -5° e +15°, aumentando assim o conforto do condutor. Os comandos integrados no volante proporcionam um funcionamento confortável e seguro do cruise control, da buzina, do telefone e das funções no display de instrumentos e no display lateral.

 

Sistema de climatização

Três alternativas de sistema de climatização permitem controlar a temperatura. Climatização de ventilação com aquecedor de líquido de arrefecimento convencional. Ar condicionado manual (MCC). Ar condicionado automático (ECC/ECC2). Também disponível com sensores para exposição solar, embaciamento e qualidade do ar. Complemente o sistema com aquecedor de estacionamento de cabina e motor e com o I-ParkCool, o nosso arrefecimento de parque da cabina.

 

I-ParkCool 

O motor não precisa de estar a trabalhar para usufruir de uma cabina com ar condicionado. O I-ParkCool permite controlar a temperatura da cabina num veículo parado. Interage com o aquecedor de estacionamento da cabina para gerar um clima confortável: útil, por exemplo, em noites em que a temperatura cai repentina e abruptamente. O sistema verifica a condição da bateria para não comprometer a capacidade de arranque. E calcula a potência necessária para aquecer ou arrefecer a cabina. Se as baterias não estiverem completamente carregadas, o sistema calcula qual o nível de utilização segura. Além disso, é silencioso. O sistema é cerca de 20 dB mais silencioso do que os sistemas da concorrência disponíveis no mercado, reduzindo a poluição sonora e ajudando a descansar. A climatização está completamente integrada no sistema de ventilação de ar normal do veículo, sendo o ar quente ou frio distribuído pelas saídas de ar normais, conforme necessário, dividido de forma equilibrada. A aerodinâmica da cabina e a altura em pé no interior da mesma não são afetadas pelo sistema. Com exceção do aquecedor de cabina (PH-CAB).

Chassis

Encontre especificações relativas a alturas de chassis, carga máxima sobre o eixo dianteiro, suspensão traseira, tratores, características do chassis e travões.

Extra-baixo (trator)

aprox. 810 mm

Baixo

aprox. 850 mm

Médio

aprox. 900 mm

Alto

aprox. 1000 mm

Extra alto

aprox. 1200 mm

  

 

Pneumática

Molas

Extra-baixo

8

-

Baixo

8

-

Médio

10/20*

9

Alto

10/20*

10/20*

Extra alto

-

10/20*

   

*Com eixos dianteiros duplos

Designação

Eixos

Suspensão

Carga sobre o eixo/truque (bogie)

Redução

Eixo morto/pusher

Simples

RAD-L90

4x2

Parabólica/Multi-folha

13 t

Simples/cubo

 

RAD-GR

4x2

Pneumática

11,5/13 t

Simples/cubo

 

RAD-G2

4x2

Pneumática (para construção)

13 t

Cubo

 
      

Truque (bogie)

RADT-GR

6x2

Pneumática

19/20,5/22,5/23 t

Simples/cubo

Eixo morto (fixo/direcional/direcional automático)

RAPD-GR

6x2

Pneumática

16/19/22 t

Simples/cubo

Eixo Pusher (fixo/direcional)

RAPD-G4

6x2

Pneumática

16 t

Individual

Eixo pusher (fixo)

RADD-G2

6×4/8×4

Pneumática (para construção)

21/23/26 t

Simples/cubo

 

RADD-BR

6×4/8×4

Parabólica

20/21 t

Simples/cubo

 

RADD-TR1

6×4/8×4

Molas Parab./Convencionais

23/26 t

Simples/cubo

 

RADD-TR2

6×4/8×4

Molas convencionais

26/32 t

Cubo

 

RADD-TR3

8x4

Molas convencionais

38 t

Cubo

 

RADD-GR

6×4/8×4

Pneumática

21/23/26 t

Simples/cubo

 

RAPDT-GR

8×2

Pneumática

27/30/30,5/31,5/32 t

Simples/cubo

Eixo Pusher (direcional) + eixo morto (fixo/direcional)

RADDT-GR

8×4/10×4

Pneumática

27/33/36 t

Simples/cubo

Eixo morto (direcional)

RAPDD-GR

8×4

Pneumática

27/30,5/32/35 t

Simples/cubo

Eixo pusher (direcional)

RADDT-G2

8×4/10×4

Pneumática (para construção)

27/33/36 t

Simples/cubo

Eixo morto (direcional)

      

Travessas de reboque montadas ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboques de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros.

Depósitos de combustível

Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1510 litros para um trator 4x2. Depósitos de gás com tamanhos de 155 kg (375 l), 205 kg (495 l) e 225 kg (545 l).

Depósitos de AdBlue

Volumes entre 32 e 112 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue. Plástico.

Travões
O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superiores, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de freios adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais. O EBS é equipado de série em todas as especificações.
 

EBS médio

Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características:

 

Controlo de estado do EBS 

Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.

 

Retenção automática

Trave o seu camião até se imobilizar e a função Retenção automática mantém a última pressão de travagem aplicada para manter o camião na respetiva posição até o condutor carregar no acelerador.

 

Autonomia das pastilhas

Aviso de pastilhas dos travões - calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões (apenas para travões de disco).

 

Libertação automática do freio de estacionamento

O freio de estacionamento é automaticamente libertado quando o condutor carrega no pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).

Opções adicionais:

Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:

 

Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake)

Permite ao condutor solicitar a travagem do reboque por impulsos. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.

 

ESC (Controlo eletrónico da estabilidade)

O sistema de estabilidade dos travões aciona individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque. O ESC cumpre a legislação em termos de Controlo eletrónico da estabilidade do veículo, estando disponível para veículos de 2, 3, 4 e 5 eixos.

 

Luz de travagem de emergência

Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo. 

 

Retardador hidráulico

Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.

Direção Dinâmica Volvo

Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutral ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás. A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, incluindo camiões com eixos dianteiros duplos. Está disponível também em conjunto com suspensão dianteira independente.

Eixos pusher
Disponíveis nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 4,5, 7,5 ou 9 toneladas.
 

Eixos "mortos"

Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5 ou 10 toneladas.

Elevação do Eixo Tandem

Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do truque (bogie) tangem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no display de instrumentos, o condutor pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente. A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com truque [bogie] tandem) equipadas com travões de disco.

Folhas de dados

Dados - tudo o que precisa. Transfira folhas de dados em formato PDF para o Volvo FH Aero a partir das seguintes hiperligações.

As características descritas podem não ser constituir a norma para o modelo ou estar disponíveis para todos os níveis de equipamento e opções de linha motriz.

Tem uma questão?

O seu concessionário Volvo Trucks local terá a resposta. Apareça, telefone ou peça para ser visitado.