Trucks

Especificações Volvo FE

Tudo o que precisa de saber sobre o Volvo FE, com detalhes gloriosos.

Chassis

Encontre especificações relativas a alturas de chassis, carga máxima sobre o eixo dianteiro, suspensão
traseira, alturas de acoplamento, tratores, características do chassis e travões.

Alturas dos chassis

Baixo

aprox. 880 mm

Médio

aprox. 950 mm

Alto

aprox. 1050 mm

Carga máxima sobre o eixo dianteiro (toneladas)

 PneumáticaParabólica
Baixo7.1/7.5/89
Médio7.1/7.5/89
Alto7.1/7.5/89

Suspensão Traseira

Designação

Eixos

Suspensão 

Carga sobre o eixo/bogie

Redução 

Eixos pusher/mortos 

Eixo simples 

 

 

 

 

 

RAD-L90 

4x2 

Parabólica/parabólica de mola em S

13 t

Simples/cubo

 

RAD-KR 

4x2 

Pneumática 

13 t

Simples/cubo

 

Bogie 

 

 

 

 

 

RADT-KR 

6x2 

Pneumática 

19/20 t

Simples/cubo

Eixo morto (fixo/direcional)

RADD-BR 

6x4 

Parabólica 

23 t

Simples/cubo

 

Travessas de reboque

Estão disponíveis travessas de reboque para acoplar reboques.

Depósitos de combustível

Depósitos de combustívelDepósitos de AdBlue
Os depósitos de combustível estão disponíveis em plástico, aço ou alumínio. O volume de combustível varia entre 160 e 630 litros. Há duas alturas de depósitos em forma de D - 560 mm e 710 mm.Plástico, volume de 32 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue. 

Eixos dianteirosEixos "mortos"
As cargas sobre os eixos dianteiros variam entre 7,1 e 9 toneladas.Disponível em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo ou direção ativa. Carga sobre o eixo: 6,7, 7,1, 7,5 ou 10,5 toneladas.

Alturas de acoplamento do prato de engate

TransmissãoChassisSuspensãoAltura da estrutura do chassisAltura do prato de engate*PneuAltura de acoplamento mín.**Altura nominal dos eixos**
4×2       
 MédioRAD-KR266150315/60R22.5"9921097
 MédioRAD-KR266185295/80R22.5"11031208
 MédioRAD-KR266185315/70R22.5"10861191
 MédioRAD-KR266185315/80R22.5"11141219
 MédioRAD-KR266150295/80R22.5"10631168
 MédioRAD-KR266150315/70R22.5"10491154

** Alturas aproximadas.

Preparações para superstruturas

Furação para fixação de superstruturas no chassis
A linha de furos superior está reservada para a superstrutura. Todos os suportes utilizados na linha de furos superior têm um espaçador de 8 milímetros. Não são utilizados rebites na linha de furos superior.
Pratos de engate
A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas, possibilitando uma gama de opções considerável. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 150 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque.
Preparação para montagem de grua
As placas de fixação para instalação de grua no chassis podem ser montadas de fábrica.
 
Kit de preparação para montagem de grua
As placas de fixação para instalação de grua no chassis podem ser montadas de fábrica. A caixa das baterias passa mais para trás e as placas de fixação são montadas atrás da cabina, em ambos os lados do chassis. Está incluído um kit de preparação elétrica – ELCRANE.
 

 

Travões

O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta,
um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas.
Atualize o seu sistema de travagem adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das
opções adicionais. O EBS é equipado de série em todas as especificações.

EBS Médio
Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características:
Retardador hidráulico
Retardador hidráulico para caixas de velocidades AL306. O retardador hidráulico compacto e integrado está montado na caixa de velocidades e oferece um retardamento com binário de travagem de 1490 Nm.
Ajuda ao arranque em subida
Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.
 
ESC (Controlo Eletrónico da Estabilidade)
O sistema de estabilidade dos travões consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESC cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.
 

Linha motriz

Encontre especificações sobre motores, transmissões, eixos traseiros (incluindo desmultiplicações), combinações de linha motriz e tomadas de força.

Motores

 

D8K

G9K320

Norma de emissõesEuro 6Euro 6

N.º de cilindros

6

6

Cilindrada

7,7 dm3

8,9 dm3

Curso

135 mm

144,5 mm

Diâmetro

110 mm

114 mm

Taxa de compressão

17.5:1

12:01

Regime económico

1000–1700 r/min

1200–1700 r/min

Efeito de travagem de escape (2800 r/min)

120 kW (2800 r/min)

-

Potência do travão de compressão (2800 r/min)

170 kW (2800 r/min)

-

Filtros de óleo

1

2

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro

25,5 l

27,6 l

Sistema de refrigeração, volume total

17 l

12,4 l

 

Intervalo de mudança do óleo
Até 120.000 km, ou a cada dois anos, com óleo VDS5.

Pré-requisitos de combustível
EN 590 (norma da UE): teor máx. de enxofre de 10 ppm.

Tomada de força montada no motor
Desmultiplicação 1:1, 600 Nm de binário disponível durante a condução e parado.

Versão biodiesel
O D8K320 também está disponível em versão biodiesel (B100), homologado para Euro 6. Para obter informações sobre intervalos de manutenção, contacte o seu concessionário Volvo.

 


Tomada de força montada no motor

 Binário disponívelDesmultiplicação
PTER-DIN600 Nm*1:1
PTER-1400600 Nm*1:1
PTER-100600 Nm*1:1


* binário disponível durante a condução e parado. Com AT2412, binário máx. durante a condução = 150 Nm.

 

D8K – POTÊNCIA/BINÁRIO

Potência de acordo com: EC 582/2011

 

­ D8K250 (184 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

250 cv

Binário máximo às 900–1700 r/min

950 Nm

D8K280 (206 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

280 cv

Binário máximo às 950–1700 r/min

1050 Nm

D8K320 (235 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

320 cv

Binário máximo às 1050–1600 r/min

1200 Nm

D8K350 (258 kW)

 

Potência máxima às 2200 r/min

350 cv

Binário máximo às 1200–1600 r/min

1400 Nm

 

G9K320 – POTÊNCIA/BINÁRIO

Potência de acordo com: EC 582/2011

 

G9K320

 

Potência máxima às 2000–2100 r/min

320 cv (239 kW)

Binário máximo às 1300–1400 r/min

1356 Nm

 

I-Shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser instalada com um retardador compacto, tomada de força e um radiador de óleo.

 

DesignaçãoMudança mais altaBinário do motor (Nm)Peso bruto de conjunto (toneladas)
AT2412GDireto240044

Caixas de velocidades manuais

As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A
alavanca das mudanças curta, integrada no painel de instrumentos,
é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso.
As caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.

 

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

ZTO1006

6

1050

32

ZTO1109

9

1200

44

 

 

Caixas de Velocidades Automáticas

A transmissão automática dispõe de excelentes propriedades de arranque
e mudanças de velocidade suaves em todo o
regime de velocidades. A caixa de velocidades é controlada através de botões no
painel de instrumentos. Pode ser especificada com uma tomada de força.

 

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

AL306

6

1300

32

 

 

Eixos traseiros

Designação

Eixo

Engrenagem

Binário máximo (Nm)

Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

Redução simples

 

 

 

 

 

RSS1344E

Simples

Hipoide

2800

13

44

RSS1344CSimplesHipoide26001344

RTS2370A

Tandem

Hipoide

3550

23

70

Redução nos cubos

 

 

 

 

 

RSH1370F

Simples

Hipoidal

3550

13

70

RTH2180C

Tandem

Hipoide

1200

21

80

 

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS1344CRTS2370ARSH1370FRTH2180DRS1344E
2.64:13.09:13.76:12.63:12.47:1
2.85:13.40:14.12:12.94:12.64:1
3.08:13.78:14.55:13.13:12.85:1
3.36:14.13:14.67:13.33:13.08:1
3.70:14.50:15.41:13.57:13.36:1
4.11:15.14:16.18:13.85:1 
4.63:15.67:17.21:14.17:1 
5.29:16.17:1   
6.17:1    

 

 

 

Combinações de linha motriz

 D8K250D8K280D8K320D8K350G9K320
Caixas de velocidades     
AT2412G 
ZTO1006   
ZTO1109  
AL306
Eixos de redução simples     
RSS1344C
RSS1344E 
RTS2370A  
Eixos de redução nos cubos     
RSH1370F
RTH2180D   

Tomadas de força

Existe uma vasta gama de tomadas de força independentes e
dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de
superstrutura.

 

Montada no motor

Montada na caixa de velocidades

PTER-DIN
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTR-HF/FH/ZF
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTER1400
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTR-HP/PH/ZF
Ligação por bomba, baixa ou alta velocidade.
PTER100
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTRD-D1D
Duas ligações com acessório de ligação por bomba e acessório de ligação por flange.

Cabina

Encontre especificações sobre medidas de cabinas, alturas de cabinas acima do solo
e características de cabinas.

 

 

 

Cabina curta

Cabina curta com ambiente confortável e ergonómico para o condutor. Altura interior 1605 milímetros, comprimento 1600 milímetros, largura 2300 milímetros.

Cabina longa curta

A cabina longa curta oferece espaço adicional que pode ser equipado com uma cama para uma pessoa ou ser utilizado como espaço de escritório com compartimentos para arrumos adicionais. Altura interior 1605 milímetros, comprimento 2000 milímetros, largura 2300 milímetros.

Cabina Longa

Cabina longa com cama para uma pessoa. Altura interior 1605 milímetros, comprimento 2200 milímetros, largura 2300 milímetros.

 

Cabina de entrada baixa

Cabina de entrada baixa com degrau de acesso baixo e espaço para entre um e três passageiros com cinto de segurança. Altura interior 1605 milímetros, comprimento 2200 milímetros, largura 2300 milímetros. Oferecida com porta do passageiro em folha.

 

 

 

Suspensão da cabina
Suspensão mecânica tanto à frente como atrás: mola helicoidal e amortecedor. Suspensão pneumática tanto à frente como atrás: foles de ar.
Aquecimento da cabina
O sistema de aquecimento da cabina está disponível em duas variantes: apenas aquecedor de controlo manual, ou ar condicionado e aquecedor de controlo manual. Também está disponível um sistema de aquecimento de parque de 2 kW que pode ser especificado como opção.
Banco do condutor
Três níveis de conforto diferentes: Conforto, Standard e Economia. Os três níveis oferecem regulação do encosto, comprimento, altura e inclinação frontal, bem como apoios de cabeça integrados.
Armazenamento interior
O interior da cabina dispõe de vários compartimentos práticos e acessíveis para arrumação de documentos e objetos pessoais. Existem duas unidades para arrumos por cima do para-brisas, bem como quatro compartimentos DIN. É possível especificar como opção várias caixas de arrumos e de túnel diferentes, um bloco de notas e cabides para roupa.
Banco do passageiro
Encontram-se disponíveis três níveis de conforto diferentes: Standard, Economia ou Básico.
Buzinas
Existem dois tipos de buzinas adicionais opcionais, elétricas ou pneumáticas – duas buzinas pneumáticas montadas no tejadilho ou uma buzina elétrica por baixo da grelha frontal.
Cores das cabinas
Disponível em 300 variantes fixas. Para além disso, é possível encomendar cores adicionais com adaptação do cliente.
Cama
A cama está disponível em uma ou duas peças e com largura de 580 milímetros ou 780 milímetros. Está disponível como opção uma barra de proteção da cama.
Volante
O volante tem 460 ou 500 milímetros de diâmetro, consoante a configuração do camião, e pode ser ajustado pneumaticamente para a posição pretendida.
Cabina de entrada baixa
A Cabina de Entrada Baixa do FE permite um acesso fácil com 90 graus de ângulo de abertura da porta. Está disponível em duas versões, com piso plano ou com um túnel do motor, a visibilidade para o condutor é excelente e, claro está, é um Volvo – a segurança é de nível superior.
Sistema de climatização
O sistema de aquecimento da cabina está disponível em duas variantes: apenas aquecedor de controlo manual, ou ar condicionado e aquecedor de controlo manual. Também está disponível um sistema de aquecimento de parque de 2 kW que pode ser especificado como opção.
 
Teto de abrir
A cabina pode ser equipada com um teto de abrir com abertura até 50 milímetros. Está disponível em vidro ou em aço. O teto de abrir pode ser de comando manual ou eletrónico.
 
Estofos dos bancos
Tecido confortável.
 
Estofos dos painéis
Tecido confortável.
 

Folhas de dados

Transfira as folhas de dados de especificações em formato PDF para o Volvo FE a partir das seguintes hiperligações.

Tem uma questão?

O seu concessionário Volvo Trucks local terá a resposta. Apareça, telefone ou peça para ser visitado.