Tudo o que precisa de saber sobre o Volvo FE, com detalhes gloriosos.
Encontre especificações relativas a alturas de chassis, carga máxima sobre o eixo dianteiro, suspensão
traseira, alturas de acoplamento, tratores, características do chassis e travões.
Baixo | aprox. 880 mm |
Médio | aprox. 950 mm |
Alto | aprox. 1050 mm |
Pneumática | Parabólica | |
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Baixo | 7.1/7.5/8 | 9 |
Médio | 7.1/7.5/8 | 9 |
Alto | 7.1/7.5/8 | 9 |
Designação | Eixos | Suspensão | Carga sobre o eixo/bogie | Redução | Eixos pusher/mortos |
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Eixo simples |
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RAD-L90 | 4x2 | Parabólica/parabólica de mola em S | 13 t | Simples/cubo |
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RAD-KR | 4x2 | Pneumática | 13 t | Simples/cubo |
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Bogie |
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RADT-KR | 6x2 | Pneumática | 19/20 t | Simples/cubo | Eixo morto (fixo/direcional) |
RADD-BR | 6x4 | Parabólica | 23 t | Simples/cubo |
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Estão disponíveis travessas de reboque para acoplar reboques.
Depósitos de combustível | Depósitos de AdBlue |
Os depósitos de combustível estão disponíveis em plástico, aço ou alumínio. O volume de combustível varia entre 160 e 630 litros. Há duas alturas de depósitos em forma de D - 560 mm e 710 mm. | Plástico, volume de 32 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue. |
Eixos dianteiros | Eixos "mortos" |
As cargas sobre os eixos dianteiros variam entre 7,1 e 9 toneladas. | Disponível em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo ou direção ativa. Carga sobre o eixo: 6,7, 7,1, 7,5 ou 10,5 toneladas. |
Transmissão | Chassis | Suspensão | Altura da estrutura do chassis | Altura do prato de engate* | Pneu | Altura de acoplamento mín.** | Altura nominal dos eixos** |
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4×2 | |||||||
Médio | RAD-KR | 266 | 150 | 315/60R22.5" | 992 | 1097 | |
Médio | RAD-KR | 266 | 185 | 295/80R22.5" | 1103 | 1208 | |
Médio | RAD-KR | 266 | 185 | 315/70R22.5" | 1086 | 1191 | |
Médio | RAD-KR | 266 | 185 | 315/80R22.5" | 1114 | 1219 | |
Médio | RAD-KR | 266 | 150 | 295/80R22.5" | 1063 | 1168 | |
Médio | RAD-KR | 266 | 150 | 315/70R22.5" | 1049 | 1154 |
** Alturas aproximadas.
Furação para fixação de superstruturas no chassis A linha de furos superior está reservada para a superstrutura. Todos os suportes utilizados na linha de furos superior têm um espaçador de 8 milímetros. Não são utilizados rebites na linha de furos superior. | Pratos de engate A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas, possibilitando uma gama de opções considerável. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 150 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque. |
Preparação para montagem de grua As placas de fixação para instalação de grua no chassis podem ser montadas de fábrica. | |
Kit de preparação para montagem de grua As placas de fixação para instalação de grua no chassis podem ser montadas de fábrica. A caixa das baterias passa mais para trás e as placas de fixação são montadas atrás da cabina, em ambos os lados do chassis. Está incluído um kit de preparação elétrica – ELCRANE. |
O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta,
um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas.
Atualize o seu sistema de travagem adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das
opções adicionais. O EBS é equipado de série em todas as especificações.
EBS Médio Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características: | Retardador hidráulico Retardador hidráulico para caixas de velocidades AL306. O retardador hidráulico compacto e integrado está montado na caixa de velocidades e oferece um retardamento com binário de travagem de 1490 Nm. |
Ajuda ao arranque em subida Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia. | |
ESC (Controlo Eletrónico da Estabilidade) O sistema de estabilidade dos travões consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESC cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos. |
Encontre especificações sobre motores, transmissões, eixos traseiros (incluindo desmultiplicações), combinações de linha motriz e tomadas de força.
| D8K | G9K320 |
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Norma de emissões | Euro 6 | Euro 6 |
N.º de cilindros | 6 | 6 |
Cilindrada | 7,7 dm3 | 8,9 dm3 |
Curso | 135 mm | 144,5 mm |
Diâmetro | 110 mm | 114 mm |
Taxa de compressão | 17.5:1 | 12:01 |
Regime económico | 1000–1700 r/min | 1200–1700 r/min |
Efeito de travagem de escape (2800 r/min) | 120 kW (2800 r/min) | - |
Potência do travão de compressão (2800 r/min) | 170 kW (2800 r/min) | - |
Filtros de óleo | 1 | 2 |
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro | 25,5 l | 27,6 l |
Sistema de refrigeração, volume total | 17 l | 12,4 l |
Intervalo de mudança do óleo Pré-requisitos de combustível | Tomada de força montada no motor Versão biodiesel |
Binário disponível | Desmultiplicação | |
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PTER-DIN | 600 Nm* | 1:1 |
PTER-1400 | 600 Nm* | 1:1 |
PTER-100 | 600 Nm* | 1:1 |
* binário disponível durante a condução e parado. Com AT2412, binário máx. durante a condução = 150 Nm.
D8K – POTÊNCIA/BINÁRIOPotência de acordo com: EC 582/2011 |
D8K250 (184 kW) |
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Potência máxima às 2100 r/min | 250 cv |
Binário máximo às 900–1700 r/min | 950 Nm |
D8K280 (206 kW) |
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Potência máxima às 2100 r/min | 280 cv |
Binário máximo às 950–1700 r/min | 1050 Nm |
D8K320 (235 kW) |
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Potência máxima às 2100 r/min | 320 cv |
Binário máximo às 1050–1600 r/min | 1200 Nm |
D8K350 (258 kW) |
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Potência máxima às 2200 r/min | 350 cv |
Binário máximo às 1200–1600 r/min | 1400 Nm |
G9K320 – POTÊNCIA/BINÁRIOPotência de acordo com: EC 582/2011 |
G9K320 |
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Potência máxima às 2000–2100 r/min | 320 cv (239 kW) |
Binário máximo às 1300–1400 r/min | 1356 Nm |
Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser instalada com um retardador compacto, tomada de força e um radiador de óleo.
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
---|---|---|---|
AT2412G | Direto | 2400 | 44 |
As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A
alavanca das mudanças curta, integrada no painel de instrumentos,
é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso.
As caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
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ZTO1006 | 6 | 1050 | 32 |
ZTO1109 | 9 | 1200 | 44 |
A transmissão automática dispõe de excelentes propriedades de arranque
e mudanças de velocidade suaves em todo o
regime de velocidades. A caixa de velocidades é controlada através de botões no
painel de instrumentos. Pode ser especificada com uma tomada de força.
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
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AL306 | 6 | 1300 | 32 |
Designação | Eixo | Engrenagem | Binário máximo (Nm) | Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas) | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
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Redução simples |
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RSS1344E | Simples | Hipoide | 2800 | 13 | 44 |
RSS1344C | Simples | Hipoide | 2600 | 13 | 44 |
RTS2370A | Tandem | Hipoide | 3550 | 23 | 70 |
Redução nos cubos |
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RSH1370F | Simples | Hipoidal | 3550 | 13 | 70 |
RTH2180C | Tandem | Hipoide | 1200 | 21 | 80 |
RSS1344C | RTS2370A | RSH1370F | RTH2180D | RS1344E |
---|---|---|---|---|
2.64:1 | 3.09:1 | 3.76:1 | 2.63:1 | 2.47:1 |
2.85:1 | 3.40:1 | 4.12:1 | 2.94:1 | 2.64:1 |
3.08:1 | 3.78:1 | 4.55:1 | 3.13:1 | 2.85:1 |
3.36:1 | 4.13:1 | 4.67:1 | 3.33:1 | 3.08:1 |
3.70:1 | 4.50:1 | 5.41:1 | 3.57:1 | 3.36:1 |
4.11:1 | 5.14:1 | 6.18:1 | 3.85:1 | |
4.63:1 | 5.67:1 | 7.21:1 | 4.17:1 | |
5.29:1 | 6.17:1 | |||
6.17:1 |
D8K250 | D8K280 | D8K320 | D8K350 | G9K320 | |
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Caixas de velocidades | |||||
AT2412G | ● | ● | ● | ● | |
ZTO1006 | ● | ● | |||
ZTO1109 | ● | ● | ● | ||
AL306 | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixos de redução simples | |||||
RSS1344C | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1344E | ● | ● | ● | ● | |
RTS2370A | ● | ● | ● | ||
Eixos de redução nos cubos | |||||
RSH1370F | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH2180D | ● | ● |
Existe uma vasta gama de tomadas de força independentes e
dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de
superstrutura.
Montada no motor | Montada na caixa de velocidades |
PTER-DIN Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica. | PTR-HF/FH/ZF Ligação por flange, baixa ou alta velocidade. |
PTER1400 Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica. | PTR-HP/PH/ZF Ligação por bomba, baixa ou alta velocidade. |
PTER100 Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica. | PTRD-D1D Duas ligações com acessório de ligação por bomba e acessório de ligação por flange. |
Encontre especificações sobre medidas de cabinas, alturas de cabinas acima do solo
e características de cabinas.
Cabina curtaCabina curta com ambiente confortável e ergonómico para o condutor. Altura interior 1605 milímetros, comprimento 1600 milímetros, largura 2300 milímetros. | Cabina longa curtaA cabina longa curta oferece espaço adicional que pode ser equipado com uma cama para uma pessoa ou ser utilizado como espaço de escritório com compartimentos para arrumos adicionais. Altura interior 1605 milímetros, comprimento 2000 milímetros, largura 2300 milímetros. | Cabina LongaCabina longa com cama para uma pessoa. Altura interior 1605 milímetros, comprimento 2200 milímetros, largura 2300 milímetros. |
Cabina de entrada baixaCabina de entrada baixa com degrau de acesso baixo e espaço para entre um e três passageiros com cinto de segurança. Altura interior 1605 milímetros, comprimento 2200 milímetros, largura 2300 milímetros. Oferecida com porta do passageiro em folha. |
Suspensão da cabina Suspensão mecânica tanto à frente como atrás: mola helicoidal e amortecedor. Suspensão pneumática tanto à frente como atrás: foles de ar. | Aquecimento da cabina O sistema de aquecimento da cabina está disponível em duas variantes: apenas aquecedor de controlo manual, ou ar condicionado e aquecedor de controlo manual. Também está disponível um sistema de aquecimento de parque de 2 kW que pode ser especificado como opção. |
Banco do condutor Três níveis de conforto diferentes: Conforto, Standard e Economia. Os três níveis oferecem regulação do encosto, comprimento, altura e inclinação frontal, bem como apoios de cabeça integrados. | Armazenamento interior O interior da cabina dispõe de vários compartimentos práticos e acessíveis para arrumação de documentos e objetos pessoais. Existem duas unidades para arrumos por cima do para-brisas, bem como quatro compartimentos DIN. É possível especificar como opção várias caixas de arrumos e de túnel diferentes, um bloco de notas e cabides para roupa. |
Banco do passageiro Encontram-se disponíveis três níveis de conforto diferentes: Standard, Economia ou Básico. | Buzinas Existem dois tipos de buzinas adicionais opcionais, elétricas ou pneumáticas – duas buzinas pneumáticas montadas no tejadilho ou uma buzina elétrica por baixo da grelha frontal. |
Cores das cabinas Disponível em 300 variantes fixas. Para além disso, é possível encomendar cores adicionais com adaptação do cliente. | Cama A cama está disponível em uma ou duas peças e com largura de 580 milímetros ou 780 milímetros. Está disponível como opção uma barra de proteção da cama. |
Volante O volante tem 460 ou 500 milímetros de diâmetro, consoante a configuração do camião, e pode ser ajustado pneumaticamente para a posição pretendida. | Cabina de entrada baixa A Cabina de Entrada Baixa do FE permite um acesso fácil com 90 graus de ângulo de abertura da porta. Está disponível em duas versões, com piso plano ou com um túnel do motor, a visibilidade para o condutor é excelente e, claro está, é um Volvo – a segurança é de nível superior. |
Sistema de climatização O sistema de aquecimento da cabina está disponível em duas variantes: apenas aquecedor de controlo manual, ou ar condicionado e aquecedor de controlo manual. Também está disponível um sistema de aquecimento de parque de 2 kW que pode ser especificado como opção. | |
Teto de abrir A cabina pode ser equipada com um teto de abrir com abertura até 50 milímetros. Está disponível em vidro ou em aço. O teto de abrir pode ser de comando manual ou eletrónico. | |
Estofos dos bancos Tecido confortável. | |
Estofos dos painéis Tecido confortável. |
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