Tudo o que precisa de saber sobre o Volvo FMX, de forma detalhada.
Encontre especificações sobre motores, transmissões, eixos traseiros (incluindo desmultiplicações), combinações de linha motriz e tomadas de força.
Potência de acordo com: EC 582/2011
Potência de acordo com: EC 582/2011
Elétrico | Volvo FMX Electric |
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Desempenho | Até 330-490 kW (450-666 cv) de potência contínua |
Autonomia | Até 300 km |
Tempo de carga (carregamento completo) | 9,5h com CA (43 kW) 2,5h com CC (250 kW) |
Capacidade da bateria | 180-540 kWh, 2-6 baterias |
Diesel | D11 | D13 | |
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Norma de emissões | Euro 6 | Euro 6 | |
N.º de cilindros | 6 | 6 | |
Cilindrada | 10,8 dm³ | 12,8 dm³ | |
Curso | 152 mm | 158 mm | |
Diâmetro | 123 mm | 131 mm | |
Taxa de compressão | 18.0:1 | 18.0:1 | |
Regime económico | 1000–1500 r/min | 900–1400 r/min | |
Efeito de travagem de escape | 155 kW (2300 r/min) | 175 kW (2300 r/min) | |
Efeito de travagem com o motor* | 270 kW (2300 r/min) | 340 kW (2300 r/min) | |
Filtros de óleo | 2 fluxo total | 2 fluxo total | |
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro | 35 l | 35 l | |
Sistema de arrefecimento, volume total | 22 l | 24 l | |
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*opção
Combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm) Biodiesel de geração 2 (EN15940, diesel sintético)
D11 330 cv (246 kW) |
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Potência máxima às 1700 r/min | 330 cv | |||
Binário máximo às 877–1400 r/min | 1600 Nm | |||
D11 380 cv (279 kW) |
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Potência máxima às 1700 r/min | 380 cv | |||
Binário máximo às 938–1400 r/min | 1800 Nm | |||
D11 430 cv (317 kW) | ||||
Potência máxima às 1700 r/min | 430 cv | |||
Binário máximo às 1008–1400 r/min | 2050 Nm |
D11 460 cv (338 kW) |
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Potência máxima às 1700 r/min | 460 cv | |||
Binário máximo às 1050–1400 r/min | 2200 Nm | |||
D13 420 cv (309 kW) |
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Potência máxima às 1404–1700 r/min | 420 cv | |||
Binário máximo às 905–1400 r/min | 2100 Nm | |||
D13 460 cv (338 kW) | ||||
Potência máxima às 1404–1700 r/min | 460 cv | |||
Binário máximo às 945–1400 r/min | 2300 Nm |
D13 500 cv (368 kW) |
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Potência máxima às 1404–1700 r/min | 500 cv | |||
Binário máximo às 980–1400 r/min | 2500 Nm | |||
D13 540 cv (397 kW) |
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Potência máxima às 1458–1700 r/min | 540 cv | |||
Binário máximo às 1000–1400 r/min | 2600 Nm | |||
Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e arrefecedor de óleo. É igualmente possível encomendar o I-Shift com engrenagens de marcha lenta, engrenagens de marcha lenta ultra-baixas e várias velocidades de marcha-atrás.
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto de conjunto (t) |
---|---|---|---|
AT2412 | Direto | 2400 | 44 |
AT2612 | Direto | 2600 | 100 |
ATO2612 | Sobre-marcha | 2600 | 100 |
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto de conjunto (t) |
---|---|---|---|
SPO2812 | Sobre-marcha | 2800 | 80 |
Transmissão powershift totalmente automática com conversor de binário e arrefecedor de óleo. Muda de velocidade sem perda de potência. A Powertronic pode ser instalada de fábrica com uma tomada de força, um retardador integrado e bomba de direção assistida de emergência.
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto de conjunto (t) |
---|---|---|---|
PT2106 | Direto | 2100 | 44 |
PT2606 | Direto | 2600 | 60 |
Para uma economia de combustível otimizada. As mudanças de velocidade ocorrem no regime de rotações mais económico.
Utilizado quando é necessária mais potência motriz. A transmissão efetua as mudanças de velocidade em regimes de rotações mais elevados.
Designação | Eixo | Engrenagem | Binário máximo (Nm) | Carga máxima sobre o eixo/truque (bogie) (t) | Peso bruto de conjunto (t) |
Redução simples | |||||
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RSS1344C/E | Simples | Hipoide | 2600 | 13 | 44 |
RSS1370A/B | Simples | Hipoide | 3800 | 13 | 70 |
RTS2370A | Tandem | Hipoide | 3800 | 23 | 80 |
RSS1244B | Simples | Hipoide | 2800 | 12 | 44 |
RTS2310A | Tandem | Hipoide | 3800 | 23 | 100 |
RSS1352A | Simples | Hipoide | 2800 | 13 | 52 |
Cubo de redução | |||||
RSH1365 | Simples | Hipoidal | 2400 | 13 | 65 |
RSH1370F | Simples | Helicoidal cónica | 3800 | 13 | 70 |
RTH2610F | Tandem | Helicoidal cónica | 3800 | 26 | 100 |
RTH3210 | Tandem | Helicoidal cónica | 3800 | 32 | 100 |
RTH3312 | Tandem | Helicoidal cónica | 3800 | 33 | 120 |
RTH3815 | Simples | Helicoidal cónica | 3800 | 38 | 150 |
Eixos simples
RSS1244B | RSS1344C/E | RSS1352 | RSS1370A/B | RSH1365 | RSH1370F |
---|---|---|---|---|---|
2.06:1 | 2.06:1 | 2.06:1 | 2.47:1 | 3.61:1 | 3.46:1 |
2.17:1 | 2.17:1 | 2.17:1 | 2.64:1 | 3.76:1 | 3.61:1 |
2.31:1 | 2.31:1* | 2.31:1 | 2.85:1 | 4.12:1 | 3.76:1 |
2.47:1 | 2.47:1* | 2.47:1 | 3.08:1 | 4.55:1 | 4.12:1 |
2.64:1 | 2.47:1* | 2.64:1 | 3.40:1 |
| 4.55:1 |
2.85:1 | 2.85:1* | 2.85:1 | 3.67:1 |
| 5.41:1 |
3.08:1 | 3.08:1* | 3.08:1 | 4.11:1 |
|
|
3.36:1 | 3.36:1* | 3.36:1 |
|
|
|
| 3.70:1 |
|
|
|
|
| 4.11:1 |
|
|
|
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| 4.63:1 |
|
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|
|
| 5.29:1 |
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| |
RTS2370A | RTS2310A | RTH2610F | RTH3210 | RTH3312 | RTH3815 |
---|---|---|---|---|---|
2.43:1 | 2.06:1 | 3.33:1 | 3.33:1 | 3.61:1 | 4.14:1 |
2.57:1 | 2.17:1 | 3.46:1 | 3.46:1 | 3.76:1 | 4.58:1 |
2.83:1 | 2.31:1 | 3.61:1 | 3.61:1 | 4.12:1 | 5.43:1 |
3.09:1 | 2.47:1 | 3.76:1 | 3.76:1 | 4.55:1 | 7.22:1 |
3.40:1 | 2.64:1 | 3.97:1 | 3.97:1 | 5.41:1 |
|
3.78:1 | 2.85:1 | 4.12:1 | 4.12:1 | 6.18:1 |
|
4.13:1 | 3.08:1 | 4.55:1 | 4.55:1 | 7.21:1 |
|
4.50:1 | 3.36:1 | 5.41:1 | 5.41:1 |
|
|
5.14:1 | 3.70:1 | 6.18:1 | 6.18:1 |
|
|
5.67:1 | 4.11:1 |
| 7.21:1 |
|
|
6.17:1 | 4.63:1 |
|
|
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| D11 330 cv | D11 370 cv | D11 410 cv | D11 450 cv | D13 420 cv | D13 460 cv | D13 500 cv | D13 540 cv |
Powertronic | ||||||||
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PT2106 | • | • | • | • |
| |||
PT2606 |
|
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|
| • | • | • | • |
I-Shift | ||||||||
AT2412 | • | • | • | • | • | • |
|
|
AT2612 | • | • | • | • | • | • | • | • |
ATO2612 | • | • | • | • | • | • | • | • |
I-Shift Dual Clutch | ||||||||
SP02812 |
|
|
|
|
| • | • | • |
Eixos de redução simples | ||||||||
RSS1244B | • | • | • | • | • | • | • | • |
RSS1344C/E | • | • | • | • | • | • | • | • |
RSS1352 | • | • | • | • | • | • | • | • |
RSS1356 | • | • | • | • | • | • | • | • |
RTS2370A | • | • | • | • | • | • | • | • |
RSS1370A/B | • | • | • | • | • | • | • | • |
RTS2310A | • | • | • | • | • | • | • | • |
Eixos com cubo de redução | ||||||||
RSH1365 | • | • | • | • | • | • | • |
|
RSH1370F | • | • | • | • | • | • | • | • |
RTH2610F | • | • | • | • | • | • | • | • |
RTH3210 | • | • | • | • | • | • | • | • |
RTH3312 | • | • | • | • | • | • | • | • |
RTH3815 | • | • | • | • | • | • | • | • |
Eixo dianteiro motriz/Caixa de velocidades de distribuição | ||||||||
FAA11/FAA21/V2501TB | • | • | • | • | • | • | • | • |
| Binário disponível | Desmultiplicação | |
---|---|---|---|
EPTT650 | 650 Nm* | 1.26:1 | |
EPTT1000 | 1000 Nm* | 1.26:1 | |
* Binário disponível durante a condução e parado.
PTER-DIN: Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400: Tomada de força montada na parte de trás do motor com conexão flange para uma bomba hidráulica.
PTER100: Tomada de força montada na parte de trás do motor com conexão flange para uma bomba hidráulica.
PTR-F: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-FL/FH: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: Alta velocidade com conexão flange para acoplamento direto de veio de transmissão.
PTRD-D: Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.
PTRD-D2: Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.
Encontre especificações sobre medidas de cabinas, alturas de cabinas acima do solo e características.
O Volvo FMX está equipado com um exclusivo acabamento exterior feito para condições difíceis.
Básico
Grelha e puxadores das portas em cinzento Thunder. Para-sol em cinzento Lightning. Faróis cromados. Para-choques em aço pintado a cinzento.
O Volvo FMX está disponível com cinco níveis de acabamento interior diferentes de modo a dar resposta a diferentes necessidades.
Acabamento em tecido Dynamic
Interior em tecido com um moderno esquema de cores e materiais duradouros com diversas tonalidades de cinzento e roxo.
Acabamento em vinil e tecido Robust
Materiais duradouros em vinil e tecido com um moderno esquema de cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.
Acabamento em veludo Progressive
Este acabamento interior em veludo com tecidos suaves oferecem um moderno esquema de cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.
Acabamento em couro Robust
Interior com materiais duradouros e bancos exclusivamente em couro com duas cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.
Acabamento em couro Progressive
Interior com materiais duradouros e bancos exclusivamente em couro com duas cores com coordenação dos diferentes componentes do acabamento interior.
Cabina curta
Cabina curta (FMX-DAY) com ambiente confortável e área ergonómica para o condutor. Altura interior de 164 centímetros: 120 centímetros na cobertura do compartimento do motor.
Cabina curta baixa
A cabina curta baixa (FMX-LDAY) é necessária para aplicações tais como exploração mineira, carroçarias refrigeradas, bombas e gruas. Altura interior de 148 centímetros: 104 centímetros na cobertura do compartimento do motor.
Cabina longa
Cabina longa (FMX-SLP) com instalações de descanso confortáveis para uma pessoa. Altura interior de 164 centímetros: 120 centímetros na cobertura do compartimento do motor.
Cabina longa baixa
Cabina longa baixa (FMX-LSLP) com tejadilho mais baixo, que permite o transporte de cargas por cima da cabina. Altura interior de 148 centímetros: 104 centímetros sobre o compartimento do motor.
Cabina Globetrotter
A cabina Globetrotter (FMX-HSLP) dispõe de instalações de descanso confortáveis para uma ou duas pessoas. A cabina dispõe de espaço adicional para arrumos na zona superior. Altura interior de 201 centímetros: 157 centímetros na cobertura do compartimento do motor.
Cabina dupla
Cabina dupla com espaço amplo para vários passageiros adicionais, até 9 pessoas. Altura interior de 1590 milímetros.
Suspensão de quatro pontos da cabina
Opte entre molas helicoidais com amortecedores, molas helicoidais à frente e suspensão pneumática traseira ou suspensão pneumática integral.
Entradas de ar
Entrada de ar posicionada no lado esquerdo e disponível para as versões alta ou baixa.
Cores da cabina
Escolha entre cerca de 650 variantes.
Banco do condutor
Escolha entre três níveis de conforto diferentes: Progressive (veludo ou couro), Dynamic (tecido) e Robust (vinil). A amplitude de ajuste longitudinal do banco é de 200 milímetros e a amplitude vertical é de 100 milímetros. O banco do condutor está equipado de série com um descansa cabeça integrado, apoio do encosto ajustável e rebatível, ajuste vertical e longitudinal, suporte lombar ajustável e ajuste do ângulo do banco.
Banco do passageiro
Escolha entre três níveis de conforto diferentes: Progressive (veludo ou couro), Dynamic (tecido) e Robust (vinil). Todos podem ser encomendados com estofos opcionais. Os bancos de passageiros são equipados de série com descansa cabeças.
Camas
Cama inferior com 70×200 centímetros. Colchão de 16 centímetros, com molas ensacadas e excelentes níveis de conforto. Três opções de firmeza: Macio, Semi-firme e Firme. Duas opções de cobertura de colchão também disponíveis: aumentam o conforto ao dormir e tornam mais fácil fazer a cama. Dimensões da cama superior, versão Conforto: 70×190 centímetros ou 60×190 centímetros (opção para cabina Globetrotter).
Armazenamento interior
O espaço acima do para-brisas consiste em dois compartimentos de arrumação com portas deslizantes e quatro ranhuras ISO, uma das quais reservada para o tacógrafo (duas ranhuras ISO em cabinas baixas). Debaixo da cama na cabina longa e na cabina Globetrotter, existem dois grandes compartimentos de arrumação acessíveis a partir do exterior e um grande compartimento (volume de 44 l) acessível levantando o colchão e a tampa; na zona de descanso, pode encontrar dois espaços para arrumos para revistas e pequenos objetos. O display de instrumentos inclui dois espaços para arrumos abertos, uma pequena caixa de depósito, um compartimento DIN para arrumos, um espaço para arrumos no topo do tablier e um suporte para garrafas. A cabina curta pode ser equipada com 60 litros de capacidade de armazenamento com aberturas de persiana para capacetes, lancheiras, etc.
Armazenamento exterior
Podem ser encontrados espaços para arrumos atrás dos bancos do passageiro e do condutor, aos quais é possível aceder a partir do exterior da cabina.
Teto de abrir
A cabina está equipada com um teto de abrir com abertura até 50 milímetros. No interior, existe uma pala de sol perfurada, que também funciona como rede mosquiteira quando o teto está aberto. O teto de abrir pode ser de comando manual ou elétrico (opção). Também está disponível um teto de abrir em aço, destinado ao setor da construção ou a condições exigentes.
Volante
Disponibilizado com dois tamanhos – 450 mm ou 500 mm de diâmetro, dependendo da especificação do camião. A altura do volante pode ser ajustada até 90 mm e o ângulo em 28°. Com a coluna de direção ajustável (opcional), o volante pode ser ajustado na posição vertical entre -5° e +15°, aumentando assim o conforto do condutor. O volante está disponível com ou sem airbag. Os comandos integrados no volante proporcionam um funcionamento confortável e seguro do cruise control, da buzina, do telefone e das funções no display de instrumentos e no display lateral.
Sistema de climatização
Existem dois sistemas de climatização alternativos à sua escolha:
O sistema de climatização também pode ser complementado com aquecedor de estacionamento de cabina e motor.
Encontre especificações relativas a alturas de chassis, carga máxima sobre o eixo dianteiro, suspensão traseira, tratores, características do chassis e travões.
Médio | aprox. 900 mm |
Alto | aprox. 1000 mm |
Extra alto | aprox. 1200 mm |
Extra-Extra Alto | aprox. 1240 mm |
| Pneumática | Molas |
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Médio | 10/20* | 9 |
Alto | 10/20* | 10/20* |
Extra alto | - | 10/20* |
Extra-extra alto | - | 10/20* |
|
*Com eixos dianteiros duplos
FA-LOW | Eixo dianteiro baixo para altura de chassis média, carga no eixo até 9 toneladas. |
FA-MED | Eixo dianteiro médio para altura de chassis média, carga no eixo até 10/20 toneladas. |
FA-HIGH | Eixo dianteiro alto para altura de chassis alta, carga no eixo até 10/20 toneladas. |
FA-XHIGH | Eixo dianteiro extra alto para altura de chassis extra alta, carga no eixo até 10/20 toneladas. |
FA-XXHIGH | Eixo dianteiro motriz, carga no eixo até 10/20 toneladas. |
Eixos dianteiros duplos – FA-HIGH/FA-XHIGH | Disponível com as configurações 8×2,8×4 e 10×4, carga no eixo até 20 toneladas. |
Designação | Eixos | Suspensão | Carga sobre o eixo/truque (bogie) | Redução | Outros eixos |
Simples | |||||
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RAD-L90 | 4×2 | Parabólica/Multi-folha | 13 t | Simples/cubo |
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RAD-GR | 4×2 | Pneumática | 13 t | Simples/cubo |
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RAD-G2 | 4×2/4×4 | Pneumática | 13 t | Cubo | |
RAD-G4 | 4×2 | Pneumática | 12 t | Individual | |
RAD-L90 | 4×4 | Parabólica/Multi-folha | 13 t | Cubo | |
Truque (bogie) | |||||
RADT-GR | 6×2/8×2 | Pneumática | 19/20,5/22,5/23 t | Simples/cubo | Eixo morto (fixo/direcional/direcional automático) |
RAPD-GR | 6×2 | Pneumática | 16/19/22 t | Simples/cubo | Eixo Pusher (fixo/direcional) |
RAPD-G4 | 6×2 | Pneumática | 16 t | Individual | Eixo pusher (fixo) |
RADD-G2 | 6×4/6×6/8×4/8×6 | Pneumática | 21/23/26 t | Simples/cubo | |
RADD-BR | 6×4/6×6/8×4/8×6 | Parabólica | 20/21 t | Simples/cubo | |
RADD-TR1 | 6×4/8×4 | Parabólica/Multi-folha | 26/32 t | Simples/cubo | |
RADD-TR2 | 6×4/8×4 | Molas convencionais | 26/32 t | Cubo | |
RADD-GR | 6×4/8×4 | Pneumática | 17/21/23/26 t | Simples/cubo | |
RAPDT-BR | 6×6 | Parabólica | 21 t | Cubo |
|
RADDT-GR | 8×2 | Pneumática | 27/30/30,5/31,5/32 t | Simples/cubo | Eixo Pusher (direcional), eixo morto (fixo/direcional) |
RADD-TR3 | 6×4/6x6/8x4/8x6 | Parabólica | 38 t | Cubo |
|
RADDT-GR | 8×4/10×4 | Pneumática | 27/30,5/32/35 t | Simples/cubo | Eixo pusher (direcional) |
RADDT-G2 | 8×4/10x4/10x6 | Pneumática | 27/33/36 t | Simples/cubo | Eixo morto (direcional) |
RADD-TR1 | 6x6/8x6 | Parabólica/Multi-folha | 26 t | Cubo |
|
Travessas de reboque montadas ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboques de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros.
Depósitos de combustível
Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1510 litros para um trator 4×2. Para eixos dianteiros duplos EU6, depósito de combustível em plástico entre os eixos dianteiros.
Depósitos de AdBlue
Volumes entre 32 e 112 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue. Plástico.
Travões
O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de freios adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais. O EBS é equipado de série em todas as especificações.
EBS médio
Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características:
Controlo de estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.
Retenção automática
Trave o seu camião até se imobilizar e a função Retenção automática mantém a última pressão de travagem aplicada para manter o camião na respetiva posição até o condutor carregar no acelerador.
Autonomia das pastilhas
Aviso de pastilhas dos travões - calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões (apenas para travões de disco).
Libertação automática do freio de estacionamento
O freio de estacionamento é automaticamente libertado quando o condutor carrega no pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).
Opções adicionais:
Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:
Prevenção de Efeito Tesoura (Stretch Brake)
Permite ao condutor solicitar a travagem do reboque por impulsos. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.
ESC (Controlo eletrónico da estabilidade)
O sistema de estabilidade dos travões aciona individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque. O ESC cumpre a legislação em termos de Controlo eletrónico da estabilidade do veículo, estando disponível para veículos de 2, 3, 4 e 5 eixos.
Luz de travagem de emergência
Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo.
Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.
Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutral ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás. A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, exceto com eixo dianteiro motriz (4×4, 6×6, 8×6 e 10×6). Funcionalidades adicionais de direção ativa, tais como definições pessoais e orientações de sobreviragem, para tornar a condução ainda mais agradável e segura.
Controlo Automático de Tração (ATC)
Ativa automaticamente o eixo dianteiro motriz quando necessário, desativando-o quando o terreno permite, poupando combustível e melhorando a capacidade de manobra. O ATC é equipado de série em todas as configurações do Volvo FMX com eixo dianteiro motriz (4×4, 6×6, 8×6 e 10×6).
Eixos pusher
Disponíveis nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 4,5, 7,5 ou 9 toneladas.
Eixos "mortos"
Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5 ou 10 toneladas.
Elevação do Eixo Tandem
Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do truque (bogie) tandem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no display de instrumentos, o condutor pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente. A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 com suspensão pneumática (com truque [bogie] tandem) equipadas com travões de disco.
Dados - tudo o que precisa. Transfira folhas de dados em formato PDF para o Volvo FMX a partir das seguintes hiperligações.
As características descritas podem não ser constituir a norma para o modelo ou estar disponíveis para todos os níveis de equipamento e opções de linha motriz.