Trucks

Especificações do Volvo FL

Tudo o que necessita de saber sobre o Volvo FL, com detalhes gloriosos.

Chassis

Encontre especificações relativas a alturas de chassis, carga máxima sobre o eixo dianteiro, suspensão traseira, alturas de acoplamento, tratores, características do chassis e travões.

Alturas dos chassis

 

 Altura
Baixoaprox. 810 – 830 mm
Médioaprox. 860 mm
Altoaprox. 950 mm
Extra altoaprox. 960 mm
Extra-Extra Alto*aprox. 1175 mm

* Apenas para Volvo FL 4×4

Carga máxima sobre o eixo dianteiro (toneladas)

 PneumáticaMolas
Baixo4,0/4,5 t4.2
Médio 4,5/5,0/5,8 t
Alto 5,0/5,6/5,8/6,3 t
Extra alto7,1 t7,1/7,5 t
Extra-extra alto 5,6 t

Suspensão traseira

 

DesignaçãoSuspensãoCarga sobre o eixoRedução
RAD - L80Molas11,5 tIndividual
RAD - KRPneumática13 tIndividual
RAD - A2VPneumática10,5 tIndividual

Travessas de reboque

Estão disponíveis travessas de reboque para acoplar reboques.

Depósitos de combustível

Depósitos de combustível

Os depósitos de combustível estão disponíveis em plástico, aço ou alumínio. O volume de combustível varia entre 80 e 300 litros. Além disso, está disponível uma combinação de dois depósitos de 215 litros, fornecendo um volume total de 430 litros.

Depósitos de AdBlue

O depósito de AdBlue é em plástico e tem um volume de 32 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito. Existe uma variante para veículos com depósito de combustível montado do lado direito (ADTP-R) e uma para veículos com depósito montado do lado esquerdo (ADTP-L).

 

Travões

O Volvo FL dispõe de travões pneumáticos com discos ventilados à frente e atrás. O sistema de travões de disco antibloqueio EBS (Sistema de Travagem Controlada Eletronicamente) proporciona uma resposta de travagem mais rápida e mais segura, com menos desgaste dos travões. O sistema inclui características como ABS, travões antibloqueio, bloqueio do diferencial e Travagem Combinada. Com a Travagem Combinada, o sistema explora os diversos travões do veículo para uma aplicação de travagem mais uniforme e um menor desgaste dos travões das rodas e dos pneus. O pack de EBS avançado inclui uma função que facilita o arranque em declives. Os discos dos travões estão disponíveis em tamanhos diferentes, consoante a aplicação.

EBS Médio
Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características:

Retardador hidráulico para caixas de velocidades AL306
O retardador hidráulico integrado compacto (variantes RET-HYDR e RET-TPT) é montado na caixa de velocidades. O efeito máx. é de 400 kW.

A desmultiplicação máxima no conversor de binário (TC421) é de 1,77:1.

Controlo de Estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.
 
Ajuda ao Arranque em Subida
Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.
 
Análise de desgaste das pastilhas
Aviso de pastilhas dos travões - calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões. (Apenas para travões de disco.)
 
Libertação automática do travão de estacionamento
O travão de estacionamento é libertado quando o condutor pressiona o pedal do acelerador e seleciona uma mudança.
 

 

 

Opções adicionais

Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:

ESC (Controlo Eletrónico da Estabilidade)
O sistema de estabilidade dos travões consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESC cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.
Luz de travagem de emergência
Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo.
 Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.

Linha motriz

Encontre especificações sobre motores, transmissões, eixos traseiros (incluindo desmultiplicações), combinações de linha motriz e tomadas de força.

Motores

 

D5K

D8K

Norma de emissõesEuro 6Euro 6

N.º de cilindros

4

6

Cilindrada

5,1 dm³

7,7 dm³

Curso

135 mm

135 mm

Diâmetro

110 mm

110 mm

Taxa de compressão

17.5:1

17.5:1

Regime económico

1100–1800 r/min

1000–1700 r/min

Efeito de travagem de escape (2800 r/min)

80 kW

120 kW

Potência do travão motor (2800 r/min)

170 kW

Filtros de óleo

1

1

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro

15 l

20 l

Sistema de refrigeração, volume total

13 l

17 l

 

Intervalo de mudança do óleo
Até 100.000 km, ou a cada dois anos, com óleo VDS5.

Pré-requisitos de combustível
EN 590 (norma da UE): teor máx. de enxofre de 10 ppm. 

Tomada de força montada no motor
Desmultiplicação 1:1, 600 Nm de binário disponível durante a condução e parado. 

Versão biodiesel
O D5K240 também está disponível em versão biodiesel (B100), homologado para Euro 6. Para obter informações sobre intervalos de manutenção, contacte o seu concessionário Volvo.

 


Tomada de força montada no motor

 Binário disponívelDesmultiplicação
PTER-DIN600 Nm*1:1
PTER-1400600 Nm*1:1
PTER-100600 Nm*1:1


* binário disponível durante a condução e parado. Com AT2412, binário máx. durante a condução = 150 Nm.

D5K – Euro 6

Potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

  
 

 

Motor D5K - potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D5K210 (154 kW)

 

Potência máxima às 2200 r/min

210 cv

Binário máximo às 1100–1700 r/min

800 Nm

D5K240 (177 kW)

 

Potência máxima às 2200 r/min

240 cv

Binário máximo às 1200–1600 r/min

900 Nm

  

D8K – Potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

 
 

 

D8K - Potência/Binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D8K250 (184 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

250 cv

Binário máximo às 900–1700 r/min

950 Nm

D8K280 (206 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

280 cv

Binário máximo às 950–1700 r/min

1050 Nm

D8K320 (235 kW) 
Potência máxima às 2100 r/min320 cv
Binário máximo às 1050–1600 r/min1200 Nm

Caixas de Velocidades Manuais

As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A alavanca das mudanças curta, integrada no painel de instrumentos, é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso. As caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.

Designação

Mudança mais alta

Binário máximo (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

ZTO1006

6

1050

32.5

ZTO1109

9

1200

44

STO8006

6

850

24

 

Caixas de Velocidades Automáticas

caixa automática de 6 velocidades ou caixa automática de 8 velocidades com três modos de condução.

Designação

Mudança mais alta

Binário máximo (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

AL306

6

1600

36

8AP12008120036

 

Eixos traseiros

Designação

Eixo

Engrenagem

Binário máximo (Nm)

Carga máxima sobre o eixo/bogie
(toneladas)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

Redução simples

 

 

 

 

 

RSS0819A

Simples

Hipóide

950

8.5

19

RSS1125A

Simples

Hipoide

1050

11.5

25

RSS1132A

Simples

Hipoide

1050

11.5

32.5

RSS1344C

Simples

Hipoide26001344

Redução nos cubos

 

 

 

 

 

RSH1140C*

Simples 

Hipoide

1200

11

40

* Apenas para Volvo FL 4×4

 

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS0819A

RSS1125A

RSS1132A

RSH1140C

RSS1344C

3.31:1

3.58:1

3.78:1

5.86:1

3.70

3.58:1

3.73:1

4.13:1

6.31:1

4.11

3.73:1

3.90:1

4.50:1

 

4.63

3.91:1  

4.11:1

5.14:1

 

5.29:1

4.10:1

4.33:1

5.67:1

 

6.17:1

4.30:1

4.63:1

6.17:1

 

 

4.56:1

4.88:1

 

 

 

4.88:1

5.13:1

 

 

 

5.13:1

5.29:1

 

 

 

5.29:1

5.57:1

 

 

 

5.57:1

5.86:1

 

 

 

5.86:1

 

 

 

 

 

Combinações de linha motriz

 D5K210D5K240D8K250D8K280D8K320
Caixas de velocidades     
8AP1200
AL306   
STO8006    
ZTO1006  
ZTO1109   
Eixos de redução simples     
RSS0819A   
RSS1125A 
RSS1132A 
RSS1344C   
Eixos de redução nos cubos     
RSH1140C   

Tomadas de força

Existe uma vasta gama de tomadas de força independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de superstrutura.

 

Montada no motor

Montada na caixa de velocidades

PTER-DIN
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER100
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTR-HF/FH/ZF
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-/PH/ZF
Ligação por bomba, baixa ou alta velocidade.

 

Cabina

Encontre especificações sobre medidas de cabinas, alturas de cabinas acima do solo e características de cabinas.

    

Cabina curta

Cabina curta com ambiente confortável e ergonómico para o condutor. Altura interior de 1605 mm.


Cabina longa curta

A cabina longa curta oferece espaço adicional que pode ser equipado com uma cama para uma pessoa ou ser utilizado como espaço de escritório com compartimentos para arrumos adicionais. Altura interior de 1605 mm.


Cabina dupla

Cabina dupla com espaço amplo para vários passageiros adicionais, até 7 pessoas. Altura interior de 1605 mm.

 
 

Suspensão da cabina
A dianteira da cabina tem uma suspensão de almofadas de borracha para movimentos verticais mínimos, enquanto a traseira tem uma suspensão de molas helicoidais e amortecedores.
Aquecimento da cabina
O sistema de aquecimento da cabina está disponível em duas variantes: apenas aquecedor de controlo manual, ou ar condicionado e aquecedor de controlo manual. Também está disponível um sistema de aquecimento de parque de 2 kW que pode ser especificado como opção.
Cores das cabinas
Disponível em 300 variantes fixas. Podem ser encomendadas cores adicionais.
Armazenamento interior
A cabina dispõe de vários compartimentos práticos e acessíveis para arrumação de documentos e objetos pessoais. Por cima do para-brisas existem duas zonas de arrumos protegidas por uma tampa ou rede, bem como quatro compartimentos DIN. É possível especificar como opção várias caixas de arrumos e de túnel diferentes, um bloco de notas e cabides para roupa.
Banco do condutor
Três níveis de conforto diferentes: Conforto, Standard e Economia. Os três níveis oferecem regulação do encosto, comprimento, altura e inclinação frontal, bem como apoios de cabeça integrados.
Buzinas
Existem dois tipos de buzinas adicionais opcionais – duas buzinas pneumáticas montadas no tejadilho ou uma buzina elétrica por baixo da grelha frontal.
Banco do passageiro
Três níveis de conforto diferentes: Standard, Economia ou Básico.
Cama (cabina conforto)
A cama está disponível em uma ou duas peças e com largura de 580 milímetros ou 780 milímetros. Está disponível como opção uma barra de proteção da cama e um detetor de fumo.
Camas
A cama está disponível em uma ou duas peças e com largura de 580 mm ou 780 mm. Está disponível como opção uma barra de proteção da cama e um detetor de fumo.
 
Armazenamento interior
A cabina dispõe de vários compartimentos práticos e acessíveis para arrumação de documentos e objetos pessoais. Por cima do para-brisas existem duas zonas de arrumos protegidas por uma tampa ou rede, bem como quatro compartimentos DIN. É possível especificar como opção várias caixas de arrumos e de túnel diferentes, um bloco de notas e cabides para roupa.
 
Teto de abrir
A cabina pode ser equipada com um teto de abrir com abertura até 50 milímetros. O teto de abrir pode ser elétrico ou manual.
 
Volante
O volante tem 460 ou 500 milímetros de diâmetro, consoante a configuração do camião, e pode ser ajustado pneumaticamente para a posição pretendida
 
Sistema de climatização
O sistema de aquecimento da cabina está disponível em duas variantes: apenas aquecedor de controlo manual, ou ar condicionado e aquecedor de controlo manual. Também está disponível um sistema de aquecimento de parque de 2 kW que pode ser especificado como opção.
 
Estofos dos bancos
Tecido confortável.
 
Estofos dos painéis
Tecido confortável.
 
  

Folhas de dados

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  • FL Rígido
FL Rígido

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