A Volvo Trucks demostrará na IAA 2024 uma gama de produtos globais que nunca foi tão forte. A nova gama Volvo FH Aero, recentemente lançada para a Europa, Ásia e África, estará em exibição incluindo variantes elétricas e movidas a biocombustível. O mercado dos EUA viu a introdução do novo Volvo VNL com uma nova plataforma e tecnologias autónomas e inovadoras. A IAA será a primeira oportunidade para experimentar o Volvo VNL na Europa. Ambos os modelos de camiões foram desenvolvidos com foco na eficiência de combustível e segurança.
"Estou entusiasmado para ver as reações dos clientes e dos media às nossas novas gamas de camiões e tecnologias futuras", diz Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. "A nossa gama na IAA deste ano mostrará a força global do Grupo Volvo e demonstrará o nosso compromisso em alcançar zero emissões e zero acidentes – ambos são igualmente importantes para o sucesso dos nossos clientes."
O novo Volvo FM Low Entry também estará na IAA – este é o primeiro camião da Volvo desenvolvido apenas com um grupo motopropulsor elétrico a bateria e visibilidade extraordinária para o condutor, para maior segurança no movimentado ambiente urbano. O icónico Volvo FH16 Aero será apresentado com o novíssimo motor D17 de 17 litros altamente eficiente, adicionando potência enquanto reduz o consumo de combustível e emissões. Este camião foi projetado para as tarefas mais difíceis e produtividade otimizada, e está certificado para HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) e biodiesel B100.
A Volvo Trucks também demonstrará a sua futura tecnologia de e-eixo, feita à medida para os camiões elétricos da última geração da volvo, a bateria ou a célula de combustível, permitindo uma maior autonomia elétrica e uma condução otimizada.
Enquanto a Volvo tem cinco anos de experiência com camiões elétricos em operações de clientes em 47 países ao redor do mundo, o hidrogênio é o próximo passo no que diz respeito a futuros grupos propulsores. Estão a ser desenvolvidos em paralelo aplicações de célula de combustível a hidrogênio e motores de combustão a hidrogénio para garantir a adequação futura da gama de camiões da empresa para todos os mercados e aplicações de transporte sustentáveis em todo o mundo. Espera-se que ambas as tecnologias baseadas em hidrogênio cheguem aos clientes até final desta década.
Vários dos camiões da Volvo na IAA estarão equipados com o novo Sistema de retrovisão com Câmaras (CMS) da Volvo, que traz benefícios tanto em termos de economia de combustível, graças à aerodinâmica melhorada, quanto à segurança aprimorada através de melhor visibilidade.
A gama da Volvo na IAA consistirá em 8 camiões:
- Volvo FH Aero Electric 4x2 com Sistema de retrovisão com Câmaras (CMS)
- Volvo FH16 Aero 4x2 com combustível HVO, cabina XXL e CMS
- Volvo FMX Electric 6x4 com basculante de 3 vias
- Volvo FM Low Entry 6x2 Multi Benne
- Volvo FM a gás 4x2 com CMS
- Volvo FE Electric 4x2 Multi Benne
- Volvo VNL 860, com especificação completa
- Camião Volvo de teste a célula de combustível da Volvo
Além de uma ampla gama de modelos de camiões, a Volvo também mostrará as novas tecnologias e serviços que estão a ser desenvolvidos para a próxima geração de camiões, incluindo serviços de carregamento para camiões elétricos a bateria.
Os visitantes da IAA encontrarão a Volvo Trucks no Hall 21, stand B01, bem como uma linha de camiões para test drive na pista de testes da IAA. O horário da conferência de imprensa da Volvo Trucks será anunciado mais tarde.
LINK para imagens em alta resolução