Trucks

O Volvo FH Aero chegou – uma nova referência ao nível de camiões pesados energeticamente eficientes

A gama dos icónicos camiões FH da Volvo recebe um novo membro da família com o Volvo FH Aero. Com um design aerodinâmico e caraterísticas inovadoras, o FH Aero oferece outro patamar de eficiência energética, disponível em quatro versões, incluindo biocombustível e a premiada versão elétrica.
The Volvo FH Aero is here – a new benchmark for energy efficient heavy-duty trucks
Com um design aerodinâmico e caraterísticas inovadoras, o FH Aero oferece outro patamar de eficiência energética, disponível em quatro versões, incluindo biocombustível.

Com aerodinâmica aprimorada e novas tecnologias, como o novo Sistema de Monitorização por Câmara da Volvo, o novo FH Aero pode reduzir até 5% no consumo de energia e emissões*.

"O novo Volvo FH Aero é o nosso camião mais eficiente de sempre, à medida que continuamos a reduzir as emissões de CO2 em toda a nossa gama de produtos", afirma Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks. "Isto é um camião Volvo no seu melhor – um camião seguro, com um design bonito e de qualidade superior para exigentes tarefas de longo curso, concebido para o sucesso dos nossos clientes."

Selecionado como Camião Internacional do Ano 2024, o Volvo FH Electric também será disponibilizado na nova versão Aero, uma adição energeticamente eficiente à já vasta gama de camiões elétricos da Volvo.

Independentemente da linha motriz escolhida pelos clientes – elétrico, gás ou diesel –, todas as versões do novo FH Aero beneficiarão de um menor consumo de energia, maior autonomia e um nível superior de segurança e experiência de condução.

Os novos modelos de camiões Aero serão lançados gradualmente nos mercados durante os anos de 2024-2025 em quatro versões – o FH Aero, o FH Aero Electric, o FH Aero movido a gás e o FH16 Aero.

Otimização da eficiência de combustível com design aerodinâmico

A dianteira da cabine do Volvo FH Aero foi ampliada em 24 centímetros em comparação com o Volvo FH normal. Esta extensão foi fundamental na criação de uma cabina de camião mais aerodinâmica. A melhor aerodinâmica não só proporciona um menor consumo de combustível, como também proporciona uma maior estabilidade em condições de ventos fortes.

A aerodinâmica melhorada beneficia igualmente o modelo FH Aero Electric através de melhores propriedades de rolamento livre. Isto permite uma maior regeneração de energia que será devolvida à bateria durante a travagem ou em descidas, pronta a ser utilizada quando necessário na aceleração ou subida seguinte.

A nova face moderna do FH Aero apresenta uma Volvo Iron Mark arrojada, de grandes dimensões e facilmente reconhecível – a maior dos tempos modernos num camião Volvo – bem como a Volvo Spread Word Mark, mostrando claramente que se trata do mais recente modelo da Volvo Trucks.

Maior segurança e eficiência com câmaras em vez de retrovisores

Um novo e avançado Sistema de Retrovisores Digitais contribui significativamente tanto para a aerodinâmica como para a segurança. Esta nova solução, que substitui os retrovisores exteriores tradicionais, abre o campo visual para o condutor, melhorando a segurança do condutor e dos utentes da estrada.

O sistema de câmaras tem um impacto positivo na visibilidade do condutor em condições de chuva e escuridão, mas também sob luz solar direta e ao conduzir em túneis. Ao conduzir com um reboque, o sistema de câmaras possui uma função de panorâmica automática, acompanhando o reboque enquanto vira.

Outros destaques, caraterísticas e vantagens do novo Volvo FH Aero incluem:

•  A tecnologia I-See da Volvo, a qual foi refinada para reduzir energia e emissões de carbono, utilizando um mapa topográfico baseado na nuvem de modo a otimizar a condução e permitir mais tempo de condução no modo de cruise control, o que pode poupar energia e proporcionar uma condução mais descontraída.
  •  Os travões atualizados com discos de travões de atrito reduzido patenteados pela Volvo melhoram a capacidade de travagem, reduzindo simultaneamente o consumo de energia e as emissões.
  •  Sistema infotainment intuitivo que pode ser personalizado em função das necessidades individuais.
  •  Sistema de som melhorado, disponível com seis altifalantes premium de alta qualidade, um novo amplificador e um subwoofer que acrescenta uma incrível potência à experiência sonora.
  •  Um novo sistema de navegação integrado que será disponibilizado com mapas melhorados e adaptados às necessidades específicas dos camiões, com atualizações automáticas dos mapas, permitindo a entrega eficiente de mercadorias.
  •  As atualizações no interior incluem igualmente um forno de microondas e tomadas de corrente USB-C.
  •  A oferta My Business Apps da Volvo Trucks foi introduzida em mais mercados. Trata-se de um serviço baseado numa subscrição que permite aos clientes transferir aplicações comerciais de diferentes fornecedores e utilizá-las no display lateral dos camiões, oferecendo vantagens reais em termos do período operacional e da utilização diária do camião.
  •  O novo Serviço de Monitorização de Pneus proporciona aos operadores de frotas uma visão completa do camião e reboque através do Volvo Connect, reduzindo o risco de custos e perturbações relacionados com os pneus.

O Volvo FH continuará a ser igualmente disponibilizado com uma cabina não alargada de série, dependendo das necessidades do mercado.

*O consumo real de combustível poderá variar dependendo de muitos fatores, como, por exemplo, a velocidade de condução, a utilização do cruise control, especificações do veículo, a carga do veículo, a experiência de condução do condutor, a topografia real, a manutenção do veículo e condições meteorológicas