Trucks

A Volvo Trucks lidera o mercado de camiões elétricos na Europa

As novas estatísticas mostram que a Volvo Trucks era líder do mercado de camiões pesados totalmente elétricos na Europa em 2021, com uma quota de mercado de 42%. Em 2021, a empresa recebeu encomendas, incluindo cartas de intenção de compra, para mais de 1100 camiões a nível global.

A indústria internacional de camiões está a passar por uma transformação para o transporte mais sustentável, à medida que as vendas de camiões pesados elétricos com baterias começam a crescer, com a Europa na liderança. O tráfego comercial conta agora com a circulação de um número crescente de camiões pesados totalmente elétricos.

As estatísticas do grupo de análise de mercado IHS Markit mostram que, durante 2021, foram registados 346 camiões elétricos no total (≥ 16 toneladas) na Europa – um aumento de 193% quando comparado com 2020. A Volvo Trucks possui a maior quota de mercado, com 42%. Os países da Europa com mais camiões elétricos registados (≥16 toneladas) são a Suíça, a Noruega, a Suécia e os Países Baixos.*

“Estamos determinados em promover a revolução dos camiões elétricos e a nossa posição de liderança no mercado na Europa é a prova de que o estamos a fazer. Mesmo que os volumes ainda sejam baixos, vemos um rápido crescimento do interesse, tanto na Europa, na América do Norte como noutras partes do mundo.

Em 2021, recebemos encomendas, incluindo cartas de intenção de compra, para mais de 1100 camiões de mais de 20 países. Estou convencido de que oferecer veículos de transporte elétricos com zero emissões, se está a tornar numa importante vantagem competitiva”, diz Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

A Volvo Trucks iniciou a produção em série de camiões elétricos em 2019, tendo sido uma das primeiras marcas de camiões do mundo a fazê-lo. Quando a produção dos modelos pesados totalmente elétricos Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX for iniciada neste outono, a Volvo terá a linha elétrica mais completa da indústria global de camiões. A Volvo já forneceu veículos elétricos a uma vasta gama de clientes na Europa, América do Norte e Austrália. O objetivo da empresa é que metade das suas vendas totais de camiões seja elétrica até 2030.

“Claramente, estes números mostram que estamos a começar muito bem as vendas. Com a linha mais ampla de camiões elétricos, será possível eletrificar quase metade dos transportes rodoviários pesados. Esta proporção irá crescer à medida que a distância que os camiões elétricos podem percorrer aumenta e as infraestruturas de carregamento para camiões pesados se desenvolva”, afirma Roger Alm.

*Fonte: IHS Markit, ihsmarkit.com. Europa, excluindo o Reino Unido

Estatísticas da IHS Markit relativamente ao número total de camiões registados (≥ 16 toneladas) na Europa em 2021, excluindo o Reino Unido:

País

Volume total do mercado em 2021