Trucks

Volvo Trucks reduz consumo de combustível em 18% em teste de estrada.

Um novo teste independente feito na Alemanha, focado na eficiência de combustível da Volvo, com o modelo Volvo FH recentemente atualizado com I-Save, veio mostrar uma redução em quase menos 18% de combustível* em comparação com o mesmo teste realizado há quatro anos.
Volvo Trucks reduz consumo de combustível em 18% em teste de estrada.
Baixo consumo de AdBlue cada vez mais importante

No recente teste realizado pela revista independente alemã Trucker, o Volvo FH 460 de 32 toneladas com I-Save foi conduzido numa rota de 343 km de vias públicas, incluindo uma variedade de autoestradas, terrenos acidentados e estradas mais estreitas.

Quando comparado com o mesmo teste realizado em 2018 – antes da Volvo apresentar o pacote de economia de combustível I-Save – o testado Volvo FH 460 com I-Save alcançou uma impressionante redução combinada de 18% no consumo de diesel e AdBlue, usando uma média de apenas 21,48 L /100km.

“Os efeitos do pacote I-Save, usando melhorias avançadas no motor Turbo Compound, novo software mais inteligente e aerodinâmica refinada, somam-se para proporcionar um uso de combustível muito eficiente. Este teste independente é mais uma prova sólida do grande e positivo impacto que o I-Save tem no consumo de combustível”, diz Helena Alsiö, Vice-Presidente de Gestão de Produto Linha Motriz da Volvo Trucks.

Baixo consumo de AdBlue cada vez mais importante

Historicamente, o custo do AdBlue tem recebido pouca atenção. Isso mudou drasticamente, quando os preços deste aditivo aumentaram mais de 100% em muitos mercados. No novo teste, a Volvo também conseguiu manter o consumo de AdBlue em 6% do consumo de diesel.

“A economia total de combustível, que inclui diesel e AdBlue, tornou-se cada vez mais importante para o custo total da operação. Sempre nos concentramos em manter o custo total de combustível o mais baixo possível”, continua Helena Alsiö.

Motores eficientes – a chave para reduzir as emissões de CO2

Mesmo que o objetivo da Volvo Trucks seja que os camiões elétricos representem metade das suas vendas globais de camiões em 2030, o motor a diesel continuará a desempenhar um papel importante na redução das emissões de CO2. A eficiência aprimorada proveniente desses novos avanços do I-Save no sistema de transmissão é uma maneira importante de contribuir para reduzir as emissões de CO2. O motor Turbo Compound também está certificado para funcionar com HVO100, um diesel renovável na forma de óleos vegetais hidrogenados, que reduz drasticamente as emissões de CO2.

Factos sobre o teste e o camião:

• O teste foi realizado por Jan Burgdorf, das revistas Trucker e VerkehrsRundschau da Alemanha.

• Distância total da rota de teste: 343 km. A rota é usada para testar camiões de diferentes fabricantes numa ampla gama de condições.

• Peso bruto combinado: 32 toneladas.

• Velocidade definida no cruise control: 85 km/h.

• Camião testado em 2022: Volvo FH 460 com I-Save, 3ª geração. Euro 6.

• Camião testado em 2018: Volvo FH 460. Euro 6.

• Velocidade média:

• 2022: 79,9 km/h
  • 2018: 79,8 km/h

• Consumo de combustível incluindo AdBlue*:

• 2022: 21,48 L/100km. Consumo de Ad-Blue em % de diesel: 6,2%
  • 2018: 26,15 L/100km

Factos sobre o I-Save da Volvo:

• O I-Save foi lançado pela primeira vez em 2019.

• O motor de 13 litros com a tecnologia Turbo Compound da Volvo, D13TC, permite conduzir com baixas rotações do motor e relações de transmissão altas por períodos mais longos.

• A nova função I-Torque faz a gestão da relação de transmissão, o binário do motor e a travagem quando o I-Cruise é ativado. A função usa o sistema I-See para observar a estrada à frente e avaliar quanto binário o motor precisa para funcionar com a maior eficiência de energia e combustível possível, com base no peso total do camião.

* A economia real de combustível pode variar dependendo de muitos fatores, como velocidade, uso do cruise control, especificação do veículo, carga do veículo, topografia real, experiência de condução do motorista, manutenção do veículo e condições climáticas.

For further information, please contact:

Jan Strandhede
Media Relations Director, Volvo Trucks
Tel: +46 31 3233715
Email: jan.strandhede@volvo.com

Volvo Trucks supplies complete transport solutions for discerning professional customers with its full range of medium- and heavy-duty trucks. Customer support is provided via a global network of dealers with 2,300 service points in about 130 countries. Volvo trucks are assembled in 12 countries across the globe. In 2022 approximately 145,000 Volvo trucks were delivered worldwide. Volvo Trucks is part of the Volvo Group, one of the world’s leading manufacturers of trucks, buses, construction equipment and marine and industrial engines. The group also provides complete solutions for financing and service. Volvo Trucks’ work is based on the core values of quality, safety and environmental care.