Trucks

“A diferença é enorme”: Poupanças significativas de combustível e de AdBlue nas desafiantes estradas da Finlândia

| Leitura de 4,5 minutos | Leitura de 4,5 minutos
A empresa finlandesa Kuljetusliike Antti Airaksinen começou recentemente a utilizar um Volvo FH com I-Save nas suas operações de distribuição alimentar. Desde então, o consumo de combustível diminuiu 4,5 litros por 100 quilómetros, o que teve um enorme impacto na rentabilidade da empresa.

Um Volvo FH serpenteia pelas remotas estradas florestais cobertas de neve do leste da Finlândia numa tarde tranquila e nublada. Ao volante, Toni Korhonen está a caminho de entregar mais alimentos congelados em lojas das pequenas vilas ao redor de Kuopio, uma cidade com cerca de 120.000 habitantes. 

“As estradas aqui são complicadas, com muitas colinas e curvas apertadas cobertas com neve espessa. Tenho de fazer paragens frequentes, por vezes mais de uma dúzia numa pequena vila. Isso pode consumir muito combustível.”

Em meados de 2018, a Kuljetusliike Antti Airaksinen (cuja tradução para Português é Transportes Antti Airaksinen) adquiriu o seu primeiro Volvo FH com I-Save como parte de um programa de testes de campo. Com o seu motor D13 Turbo Compound, que utiliza o excesso de energia para proporcionar mais binário, o resultado é um camião potente e eficiente ao nível do combustível.

“O novo camião já teve um enorme impacto nas nossas operações”, afirma Antti Airaksinen, CEO da empresa familiar que fundou em 1990.

“A diferença ao nível do consumo de combustível é de 4,5 litros por 100 quilómetros. Se um camião utiliza menos 4,5 litros de gasóleo ao ser bem conduzido, a diferença é significativa ao consumir dois milhões de litros por ano.” 

Cada camião da empresa percorre cerca de 180.000-250.000 quilómetros por ano, pelo que a Antti dedica grande atenção ao consumo de combustível, monitorizando o estilo de condução de cada condutor e o respetivo desempenho ao nível do combustível através do sistema de gestão de frotas Dynafleet da Volvo Trucks. A empresa atribui especial importância à redução dos períodos ao ralenti, a fim de maximizar os recursos de combustível. O Eco-Stop é apenas uma das funções incluídas no I-Save e tem constituído uma vantagem significativa, de acordo com Antti.

O novo Volvo FH com I-Save já revelou ser popular entre a equipa. “Os nossos motoristas gostam muito do novo camião”, afirma Antti Airaksinen com um sorriso. “O seu binário a baixas rotações tem sido amplamente elogiado. São realizadas menos passagens de caixa ao conduzir em subidas. Na verdade, a nossa equipa de três homens gosta tanto do camião que não o querem entregar a motoristas suplentes.”

Ter à nossa disposição um camião tão potente e simultaneamente tão eficiente ao nível do combustível fez uma grande diferença nas nossas entregas.”

Cerca de 90 por cento das receitas da empresa de Antti provêm do setor alimentar. Os seus veículos operam principalmente na Finlândia, embora um deles abranja os países do Benelux. Os motoristas percorrem regularmente o trajeto entre Helsínquia, capital da Finlândia, e Kuopio. As entregas são feitas a partir de Kuopio para pequenas vilas e aldeias nas proximidades.

O novo Volvo FH com I-Save trabalha durante muitas horas em três turnos, seis dias por semana. “O leste rural da Finlândia coloca desafios durante as profundezas do inverno”, afirma Antti Airaksinen. “Ter à nossa disposição um camião tão potente e simultaneamente tão eficiente ao nível do combustível fez uma grande diferença nas nossas entregas. Também estamos muito satisfeitos com o facto de a assistência e manutenção centralizadas fornecidas pela Volvo estarem em Kuopio. As oficinas locais operam de forma extremamente flexível, o que é conveniente para nós.”

Outra caraterística apreciada do motor D13TC é um sistema de Recirculação de Gases de Escape com refrigeração que reduz a quantidade de óxido de azoto libertado durante o processo de combustão. Por seu turno, tal reduz a necessidade de AdBlue. “O motor consome menos 50 por cento de AdBlue do que os modelos anteriores, o que, como é evidente, é algo que tomamos em consideração nas nossas poupanças totais”, afirma Antti Airaksen. “À medida que percorremos distâncias maiores, contamos que o I-Save contribua ainda mais para a rentabilidade da empresa.” 

De volta à estrada, o motorista Toni Korhonen dirige-se para a pequena aldeia de Kaavi com uma remessa de pão congelado. 

Eu e a minha equipa queremos este camião para nós. Não o vamos ceder a ninguém!

Toni conduz camiões há cinco anos, trabalhando na Kuljetusliike Antti Airaksinen durante quatro desses cinco anos, muitas vezes fazendo entregas noturnas nos pequenos municípios em torno de Kuopio. “Esta região é muito bonita e remota e eu gosto de estar ao volante de um camião tão fiável. Já conduzi outras marcas, mas o que eu gosto na Volvo é a boa posição de condução e o conforto”, afirma, acrescentando: “Estou a trabalhar com o camião Volvo FH com I-Save há seis meses. Eu e os meus colegas somos grandes fãs do seu binário a baixas rotações e da forma como continua a puxar em subida. Na minha equipa, queremos este camião para nós - não o vamos ceder a ninguém!”

 

Kuljetusliike Antti Airaksinen Oy
Estabelecida em:
1990
Proprietário: Antti Airaksinen
Número de funcionários: 80, dos quais 50 são motoristas
Carga: Mercadorias congeladas e de temperatura controlada
Número de camiões: 27, dos quais 23 são Volvo
Maior cliente: Kesko
História: A empresa familiar foi fundada em março de 1990 em Kuopio, na Finlândia. Realizando inicialmente entregas tanto a nível nacional como internacional, a empresa passou a concentrar-se principalmente nas entregas domésticas em 1997.
Serviços: A empresa especializou-se na distribuição de alimentos congelados e refrigerados e opera 26 camiões rígidos com combinações de reboque, quase todos Volvo.

Volvo FH com I-Save
O Volvo FH com I-Save é o veículo de longo curso mais eficiente em termos de consumo de combustível da Volvo Trucks até à data. O seu motor D13TC e as funcionalidades atualizadas ao nível do consumo de combustível foram projetados para reduzir os custos de combustível até sete por cento. O motor D13TC utiliza a tecnologia Turbo Compound, presente em motores de aviões de alta potência adaptados para a estrada, com a unidade TC a reutilizar o excesso de calor e energia dos gases de escape do camião. Toda a linha motriz foi igualmente calibrada para a máxima eficiência ao nível do combustível, com um novo design dos pistões que proporciona uma menor perda de energia térmica. Além disso, o I-Save integra as tecnologias de ponta da Volvo Trucks, como, por exemplo, o software I-See com base em mapas e o I-Cruise com I-Roll. É especialmente adequado para operadores de longo curso que normalmente percorram mais de 120.000 km por ano.