Uma janela para o mundo digital

A digitalização está a reformular rapidamente a sociedade, sendo que o setor dos transportes não é exceção. Carina Holm, Diretora de Serviços da Volvo Trucks, explica como o lançamento da Volvo Connect, um interface individual para informações e serviços, tornará mais fácil a vida dos clientes.

Carina Holm

Carina Holm, Diretora de Serviços da Volvo Trucks, acredita que o Volvo Connect ajudará os clientes a aumentar a rentabilidade e a eficiência.

Qual o impacto da digitalização no setor dos transportes?
"Quando tudo fica digitalizado, surgem novas oportunidades e os comportamentos dos clientes mudam. Muito depende de software com muitos dados, análises e IA. As plataformas de software que estão a surgir, como a Uber e a Airbnb, estão a transformar os modelos de negócio e a desafiar muitas das normas estabelecidas.

Olhando para o setor dos transportes dos nossos dias, podemos ver muito desperdício. Por exemplo, os camiões não são normalmente utilizados na capacidade máxima durante o ciclo de vida. Através de dados de digitalização, existe um verdadeiro potencial para criar serviços que reduzem o desperdício no sistema de transportes."

Quais as oportunidades específicas que consegue ver?
"O mais importante é conseguir tornar as vidas dos nossos clientes mais fáceis e simples, disponibilizando informações relevantes quando necessário. Por exemplo, a conectividade por ajudar a acompanhar os veículos em tempo real, a aumentar o período operacional através da monitorização dos camiões e ao nível da manutenção preventiva. Outros serviços digitais podem ajudar a reduzir a carga administrativa e a garantir a conformidade com os regulamentos.

O que se pode ganhar é imenso. É por isso que a colaboração com clientes é importante, pois eles sabem o que dá valor aos respetivos negócios e podemos assim criar juntos uma solução ideal."

O que é o Volvo Connect?
"O Volvo Connect é uma interface individual para aceder a informações válidas, obter notícias e aceder a funções e serviços. Isso inclui serviços digitais da Volvo Trucks e serviços de outros fornecedores. Resumindo, o Volvo Connect proporciona ao utilizador uma janela para todo o mundo digital. Isso fará com que seja possível para nós apoiar os nossos clientes na procura de rentabilidade e ganhos ao nível da eficiência, ajudando-os, assim, a reduzir custos, aumentar proveitos e cumprir as exigências legais."

Que necessidades específicas ajudará o Volvo Connect a preencher?
"Um dos obstáculos atuais é o facto de os clientes precisarem normalmente de várias interfaces para aceder a toda a gama de informações e serviços disponíveis. No entanto, combinando tudo numa só interface, o Volvo Connect torna tudo muito mais fácil e prático. Neste momento, inclui Dynafleet, Planeamento de Serviço e alguns outros serviços digitais da Volvo Trucks, bem como três funções adicionais: Estado do Veículo, Relatório de Segurança e Data Access. Ao longo do tempo, expandiremos os conteúdos disponibilizados e os clientes poderão escolher de entre uma vasta gama de diferentes serviços, nossos e de parceiros selecionados. Isso permitirá aos clientes adaptar o Volvo Connect a necessidades específicas e escolher os serviços que contribuem com mais valor para os respetivos negócios.

Acerca do Volvo Connect

  • O Volvo Connect disponibilizará uma interface digital individual, facilitando o acesso a informações válidas, funções e serviços essenciais para operações com êxito.
  • O Volvo Connect será lançado em setembro de 2018, sendo atualizado e expandido regularmente ao longo dos próximos anos.

Related News

Easier to choose a fuel-efficient solution

The European Union’s new legislation concerning fuel consumption and CO2 emissions will come into force in 2019. It will lead to greater transparency and accountability, and ultimately more fuel-efficient transport solutions....