Trucks

Missão: Grelha

Vistas de longe, as grelhas da dianteira do Volvo FH e FH16 são inconfundíveis e icónicas. Também são bastante práticas. Então o que está por trás do design?
Ismail Ovacik com modelos
"As novas grelhas permitem uma distribuição otimizada de ar para arrefecimento essencial para o desempenho do motor e para reduzir as emissões", diz Ismail Ovacik, Designer Principal de Exterior, Volvo Trucks.

Quando os camiões Volvo FH e FH16 atualizados foram lançados em 2012, algumas mudanças fundamentais anunciaram um novo começo para os modelos de topo. Com os regulamentos Euro 6 no horizonte, foram necessárias várias modificações para adaptar os camiões aos requisitos do mercado. Um design para melhorar o ar para arrefecimento do motor foi uma alteração importante que a equipa de design da Volvo Trucks em Gotemburgo teve de considerar.

Na fase de desenho, imaginaram um design otimizado para as grelhas dos dois camiões, visando melhorar o desempenho do arrefecimento e da circulação do ar pelo motor. "As novas grelhas permitem uma distribuição otimizada de ar para arrefecimento essencial para o desempenho do motor e para reduzir as emissões", diz Ismail Ovacik, Designer Principal de Exterior, Volvo Trucks. Olhando atentamente para os designs das grelhas dos dois camiões, percebe-se bem a mestria que foi necessária para as criar. Cada célula da rede alveolar hexagonal foi construída individualmente para funcionar da forma mais eficaz possível, enquanto os padrões são inspirados pelos padrões repetitivos encontrados na natureza. "Conceber um ícone significa ter muita atenção aos detalhes da nossa marca", continua Ismail Ovacik. "Com isso em mente, o design criativo envolveu muito esforço criativo. Devido ao volume envolvido, foi preciso um esforço enorme para produzir as grelhas."

Ainda que façam obviamente parte da mesma família, as diferenças entre as duas grelhas são notórias. Enquanto o Volvo FH tem uma grelha individual com o design hexagonal combinado, o FH16 tem um design de metal sobre a cor preta que cria um efeito 3D. "Ambas as grelhas foram bem recebidas pelos clientes, mas a grelha do FH16 tem sido particularmente popular", diz Ismail.

Em muitos aspetos, foi um trabalho de amor. Acho que lhe podemos chamar uma obra de arte da Volvo.

As grelhas do Volvo FH e FH16 foram as primeiras de uma nova geração quando os camiões atualizados foram lançados em 2012. Os designs foram o modelo para as que se seguiram nos outros modelos de camiões Volvo atualizados.

Segundo Ismail, a grelha do FH é uma das maiores ferramentas de plástico individuais do setor dos camiões. "Em muitos aspetos, foi um trabalho de amor. Acho que lhe podemos chamar uma obra de arte da Volvo."

Ismail Ovacik

Cargo: Designer Principal de Exterior na Volvo Group Trucks Technology.
Idade: 37
Anos na Volvo: Nove.
Local de trabalho: O estúdio de design europeu da Volvo Group Trucks Technology em Gotemburgo, Suécia.