Eletromobilidade simplificada. Os camiões elétricos já chegaram.

Existe um enorme interesse por camiões elétricos no mercado, para além de curiosidade para compreender melhor as possibilidades desta nova tecnologia eletrificada e das respetivas utilizações práticas na vida quotidiana. A mudança para a eletromobilidade tornará o transporte de carga mais silencioso, mais limpo e mais sustentável. A transição para uma nova sociedade de transportes mais sustentáveis envolve novas considerações e também novas oportunidades.

Camiões elétricos

Uma transição suave com a Volvo Trucks

A Volvo Trucks pretende tornar fácil a transição para a eletromobilidade. A abordagem é holística; oferecer soluções com base nas necessidades individuais de cada cliente como ciclos de condução, capacidade de carga, período operacional, autonomia e outros parâmetros. Sempre com o objetivo de oferecer aos clientes elevados níveis de período operacional e produtividade. Com uma perspetiva abrangente, oferecemos a combinação certa de produtos e serviços para otimizar operações diárias. Tudo com o apoio da segurança de uma rede global de concessionários.

Transição para o elétrico

Porquê a eletromobilidade?

Cidades mais silenciosas
O ruído é sinónimo de pressão para as pessoas e para o ambiente. Os camiões elétricos permitem reduzir significativamente os níveis de ruído e a poluição relacionada com o ruído. 

Ar das cidades mais limpo
A eletromobilidade é uma parte importante da ambição da Volvo Trucks no sentido de uma visão de zero emissões e estamos a trabalhar com cidades de todo o mundo que pretendem melhorar ativamente a qualidade do ar.

Melhor fluxo de tráfego
Camiões mais silenciosos permitem realizar uma ampla variedade de serviços fora das horas de ponta, como de manhã cedo, ao final da tarde ou mesmo à noite. Isso reduz o movimento nas estradas durante as horas de ponta.

Melhores dias de trabalho
Os camiões elétricos tornam a vida mais fácil para os motoristas. Uma condução mais silenciosa e zero emissões de escape são a base para um ambiente de trabalho significativamente melhor, dentro e fora do veículo. E dado que um camião elétrico disponibiliza toda a potência e binário logo desde o arranque, bem como vibrações induzidas pela linha motriz significativamente menores, também proporciona uma agradável experiência de condução.

Eletromobilidade, Claes Nilsson, Volvo Trucks

Orgulhamo-nos imenso de apresentar o primeiro de uma gama de camiões Volvo integralmente elétricos, prontos para o trânsito normal. Com este modelo, damos às cidades a possibilidade de conseguir um desenvolvimento urbano sustentável para beneficiarem das vantagens de transportes em camiões elétricos.

Claes Nilsson

Presidente da Volvo Trucks

Factos da eletromobilidade

Factos do Volvo FL Elétrico

  • Camião integralmente elétrico para distribuição, recolha de resíduos e outras aplicações em condições urbanas, PBV de 16 toneladas.
  • Linha motriz: motor elétrico de 185 kW, potência máxima/130 kW de potência contínua, transmissão de duas velocidades, veio de transmissão, eixo traseiro. Motor elétrico com um binário máximo de 425 Nm. Binário máximo do eixo traseiro de 20 kNm.
  • Armazenamento de energia: 2 a 6 baterias de iões de lítio, com um total de 100–300 kWh.
  • Autonomia: até 300 km.
  • Carregamento: carregamento de CA através da rede de abastecimento elétrico (22 kW) ou carregamento rápido de CC através de CCS/Combo2 até 150 kW.
  • Tempo de recarregamento: De baterias vazias até completamente carregadas: carregamento rápido de 1-2 horas (carregamento de CC), carregamento noturno até 10 horas (carregamento de CA) com uma capacidade máxima das baterias de 300 kWh.
  • Os dois primeiros camiões Volvo FL Elétrico serão utilizados pela empresa de recolha de resíduos e reciclagem Renova e pela empresa de transportes TGM.
  • O projeto Distribuição Urbana Fora das Horas de Ponta estudou os efeitos do transporte de mercadorias à noite no centro de Estocolmo. Evitando o trânsito de hora de ponta, os camiões conseguiram fazer o seu trabalho em um terço do tempo, em comparação com a utilização durante o dia.

Artigos relacionados