"Claro que é preciso ter energia suficiente a bordo para cobrir a distância operacional. Mas não existe qualquer motivo para conduzir com mais baterias do que o necessário", diz Anna Thordén, Gestora de Produtos, Eletromobilidade na Volvo Trucks.
Para transportes em tráfego urbano, é normalmente mais importante conseguir transportar uma carga pesada do que conduzir grandes distâncias. Um camião típico de distribuição urbana raramente percorre distâncias superiores a 200 km por dia e muito menos quando se tratam de camiões de recolha de resíduos. Para conseguir o equilíbrio certo entre capacidade de carga e autonomia, a capacidade das baterias tem de ser otimizada de acordo com necessidades individuais. Esta é a base para transportes eficientes e económicos, ajudando a limitar o impacto no ambiente.
"Os nossos especialistas analisam o serviço de transporte, os percursos planeados, a topografia, a capacidade de carga pretendida e as necessidades de carregamento de cada caso individual. Propomos depois uma solução que corresponda à disponibilidade do cliente e aos requisitos de produtividade. Isso aplica-se a todo o camião, incluindo as baterias", explica Anna Thordén.
Então qual a distância que pode ser percorrida com uma carga? A resposta simples é até 300 km*. A melhor resposta, no entanto, até é uma pergunta: qual a distância que precisa de percorrer?
* Volvo FL Elétrico para distribuição urbana com uma capacidade da bateria de 100–300 kWh.