Um componente importante das baterias de iões de lítio é o cobalto, proveniente sobretudo do Congo. A Amnistia Internacional tem relatórios sobre trabalho infantil e crimes contra os direitos humanos nesse país. O que fazem para garantir que as matérias-primas das baterias que utilizam são extraídas de uma forma responsável?
"Naturalmente, não aprovamos quaisquer materiais para os nossos produtos extraídos ou fabricados de uma forma inaceitável, o que está claramente indicado no nosso código de conduta. Trabalhamos em conjunto com os nossos diversos fornecedores para identificar a origem das nossas matérias-primas. Para impulsionar este desenvolvimento, o Grupo Volvo, em colaboração com vários outros fabricantes de automóveis, criou uma organização chamada Drive Sustainability, focada na análise e no melhoramento das condições de trabalho e no impacto ambiental das cadeias de fornecimento de matérias-primas. Terão de ser resolvidas muitas questões, mas as medidas que tomamos são passos importantes."
Até que ponto são boas as baterias na perspetiva do clima? Existirá o risco de o elevado consumo de energia durante o fabrico das mesmas mitigar o benefício ambiental que a propulsão elétrica proporciona durante a utilização do veículo?
"O fabrico de baterias é reconhecidamente intenso ao nível da energia, mas, numa perspetiva de ciclo de vida, não há dúvidas de que os veículos comerciais pesados elétricos são bastante benéficos numa perspetiva energética e ambiental. Isso deve-se, sobretudo, ao facto de os motores elétricos utilizarem energia de forma muito mais eficiente do que os motores de combustão. Assim, quantos mais quilómetros conduzir durante o ciclo de vida do camião, maior será a diferença, em benefício do camião elétrico."
Como podemos defender um funcionamento a eletricidade se a energia utilizada para fabricar e carregar as baterias provier de fontes de energia não renováveis, como é o caso do carvão?
"O ideal será, claro está, utilizar energias renováveis em todas as fases. Se a eletricidade for produzida a partir de combustíveis fósseis, o benefício para o clima será reduzido. Graças ao elevado grau de eficiência do motor elétrico, continua a ser benéfico optar pela eletricidade em vez do diesel fóssil. No entanto, se compararmos um camião a biogás, por exemplo, com um camião elétrico que receba energia de centrais a carvão, o resultado não será igualmente claro."
O que fazer com todas as baterias depois de chegarem ao fim das suas vidas úteis? Poderão ser recicladas de uma boa forma ou serão simplesmente um problema ambiental?
"Naturalmente, levamos a sério a nossa responsabilidade como fabricante. Estamos atualmente envolvidos em vários projetos para examinar como as baterias de veículos comerciais elétricos pesados podem ter uma segunda vida e ser reutilizadas, por exemplo, para acumulação de energia solar. E quando a vida útil das baterias utilizadas nos nossos camiões terminar, garantiremos que as mesmas serão processadas de uma forma adequada."