Baterias – até que ponto são adequadas em termos ambientais?

Os veículos elétricos são mais silenciosos, mais eficazes em termos energéticos e mais limpos do que as versões a combustíveis fósseis. Dito isso, no entanto, existem várias questões relacionadas com as baterias destes veículos. Até que ponto serão as baterias de iões de lítio adequadas em termos ambientais, se analisarmos todas as variantes? Diretor Ambiental e de Inovação da Volvo Trucks, Lars Mårtensson, fala das vantagens e das desvantagens.

Lars Mårtensson, Volvo Trucks

Lars Mårtensson, Diretor Ambiental e de Inovação da Volvo Trucks.

Um componente importante das baterias de iões de lítio é o cobalto, proveniente sobretudo do Congo. A Amnistia Internacional tem relatórios sobre trabalho infantil e crimes contra os direitos humanos nesse país. O que fazem para garantir que as matérias-primas das baterias que utilizam são extraídas de uma forma responsável?

"Naturalmente, não aprovamos quaisquer materiais para os nossos produtos extraídos ou fabricados de uma forma inaceitável, o que está claramente indicado no nosso código de conduta. Trabalhamos em conjunto com os nossos diversos fornecedores para identificar a origem das nossas matérias-primas. Para impulsionar este desenvolvimento, o Grupo Volvo, em colaboração com vários outros fabricantes de automóveis, criou uma organização chamada Drive Sustainability, focada na análise e no melhoramento das condições de trabalho e no impacto ambiental das cadeias de fornecimento de matérias-primas. Terão de ser resolvidas muitas questões, mas as medidas que tomamos são passos importantes." 

Até que ponto são boas as baterias na perspetiva do clima? Existirá o risco de o elevado consumo de energia durante o fabrico das mesmas mitigar o benefício ambiental que a propulsão elétrica proporciona durante a utilização do veículo?

"O fabrico de baterias é reconhecidamente intenso ao nível da energia, mas, numa perspetiva de ciclo de vida, não há dúvidas de que os veículos comerciais pesados elétricos são bastante benéficos numa perspetiva energética e ambiental. Isso deve-se, sobretudo, ao facto de os motores elétricos utilizarem energia de forma muito mais eficiente do que os motores de combustão. Assim, quantos mais quilómetros conduzir durante o ciclo de vida do camião, maior será a diferença, em benefício do camião elétrico." 

Como podemos defender um funcionamento a eletricidade se a energia utilizada para fabricar e carregar as baterias provier de fontes de energia não renováveis, como é o caso do carvão?

"O ideal será, claro está, utilizar energias renováveis em todas as fases. Se a eletricidade for produzida a partir de combustíveis fósseis, o benefício para o clima será reduzido. Graças ao elevado grau de eficiência do motor elétrico, continua a ser benéfico optar pela eletricidade em vez do diesel fóssil. No entanto, se compararmos um camião a biogás, por exemplo, com um camião elétrico que receba energia de centrais a carvão, o resultado não será igualmente claro."

O que fazer com todas as baterias depois de chegarem ao fim das suas vidas úteis? Poderão ser recicladas de uma boa forma ou serão simplesmente um problema ambiental?

"Naturalmente, levamos a sério a nossa responsabilidade como fabricante. Estamos atualmente envolvidos em vários projetos para examinar como as baterias de veículos comerciais elétricos pesados podem ter uma segunda vida e ser reutilizadas, por exemplo, para acumulação de energia solar. E quando a vida útil das baterias utilizadas nos nossos camiões terminar, garantiremos que as mesmas serão processadas de uma forma adequada." 

Artigos relacionados