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A Volvo Trucks leva a aerodinâmica um passo à frente - inspirada pela indústria aeroespacial

A Volvo Trucks introduz novas melhorias aerodinâmicas ao aplicar um conceito comprovado da indústria aeroespacial aos seus camiões pesados. Modificações discretas, mas impactantes, na cabina do camião, reduzirão significativamente a resistência aerodinâmica, o consumo de combustível e o CO2.
Volvo FH Aero - ainda mais eficiente em termos de combustível graças às novas melhorias aerodinâmicas

A Volvo ganhou recentemente o Prémio Green Truck 2025 com o Volvo FH Aero - muito graças a um motor altamente eficiente e à nova cabina de camião mais aerodinâmica. No entanto, este foi também o primeiro teste real da mais recente tecnologia da Volvo para combater a resistência do ar.

 

Defletores de fluxo de ar na cabina, defletores de ar prolongados e saias laterais do chassis modificadas são alterações discretas, mas eficazes, que têm um impacto real na aerodinâmica. Isto significa que a autonomia, o consumo de combustível e as emissões de carbono podem ser melhorados até 2%, para além das eficiências já alcançadas. Isto significa que o Volvo FH Aero com as melhorias aerodinâmicas pode proporcionar uma eficiência de combustível até 7% superior em comparação com o Volvo FH com cabine standard.

 

As novas caraterísticas estarão agora disponíveis para os clientes que procuram o que há de mais recente em termos de eficiência de combustível em transporte pesado, oferecidas em várias combinações nos modelos de camiões Volvo FH, FH Aero e FM*. Os benefícios das novas caraterísticas aplicam-se a todos os tipos de combustível - camiões elétricos, a gás e a gasóleo.

 

“Todo o tempo despendido em simulações no túnel de vento valeu a pena - com estas novas alterações à cabina, acrescentamos ainda mais às grandes melhorias na aerodinâmica do ano passado, o que irá beneficiar os nossos clientes”, afirma Jan Hjelmgren, Diretor de Gestão de Produtos da Volvo Trucks.

 

A adição mais significativa são os defletores do fluxo de ar da cabina, localizados nos cantos superiores da cabina, ao lado do para-brisas. Utilizando um padrão cuidadosamente concebido que consiste em pequenas palhetas oblíquas, os defletores controlam a forma como o ar flui à volta dos cantos da cabina.

 

“Pensámos fora da caixa, utilizando uma técnica habitualmente aplicada em aviões, carros de corrida da Fórmula 1 e turbinas eólicas. Os cantos superiores da cabina são extremamente críticos para a aerodinâmica, e com o nosso novo sistema CMS, ou sistema de retrovisão com camaras, conseguimos aceder a novas potencialidades nesta área, utilizando pequenas palhetas para controlar o fluxo de ar numa escala micro, criando um efeito de escala macro. Estas aprendizagens também permitirão a introdução de mais conceitos aerodinâmicos no futuro”, afirma Anders Tenstam, Especialista Sénior em Tecnologia Aerodinâmica, Volvo Trucks.

 

Embora os defletores do fluxo de ar da cabina melhorem a aerodinâmica na parte da frente da cabina do camião, também ajudam a criar melhores condições para duas atualizações adicionais: deflectores de ar alargados em 50 mm para reduzir a distância entre a cabina e o reboque, e saias laterais do chassis modificadas para criar um melhor alinhamento com o para-choques traseiro.

 

Estas três novas caraterísticas complementam-se mutuamente de acordo com o princípio 1+1 = 3, o que significa que o impacto positivo global é maior do que a soma dos benefícios individuais de cada componente.

 

O novo modelo FH Aero da Volvo é a prova do impacto que a aerodinâmica pode ter para melhorar a eficiência do combustível numa cabina de camião moderna. Graças a uma extensão da cabina do camião em 24 cm e à introdução de várias modificações para reduzir a resistência, o Volvo FH Aero proporciona melhorias significativas na economia de combustível considerando a elevada quilometragem de um camião pesado que efetua percursos de longo curso.

 

*Os defletores de fluxo de ar da cabina só estão disponíveis no Volvo FH e no FH Aero

 

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