Esta colaboração tem como objetivo implementar o veículo Vera numa aplicação real, permitindo um sistema ligado para um fluxo constante de mercadorias, entre um centro de logística da DFDS e um terminal portuário, para distribuição por todo o mundo.
Em 2018, a Volvo Trucks apresentou a sua primeira solução elétrica, ligada e autónoma, concebida para tarefas repetitivas em centros de logística, fábricas e portos. O veículo Vera é adequado a pequenas distâncias, transportando grandes volumes de mercadorias com elevada precisão.
“Temos agora a oportunidade de implementar o veículo Vera num cenário ideal e desenvolver ainda mais o seu potencial para outras operações semelhantes”, diz Mikael Karlsson, Vice-Presidente do Departamento de Soluções Autónomas da Volvo Trucks.
O objetivo é implementar um sistema ligado composto por vários veículos Vera monitorizados por uma torre de controlo. Pretende-se possibilitar um fluxo uniforme e constante que responda a exigências de maior eficiência, flexibilidade e sustentabilidade. A colaboração com a DFDS é um primeiro passo no sentido de implementar o veículo Vera numa tarefa de transporte real em estradas públicas predefinidas de uma área industrial.
“Queremos estar na vanguarda dos transportes ligados e autónomos. Esta colaboração irá ajudar-nos a desenvolver uma solução eficiente, flexível e sustentável a longo prazo para receber veículos autónomos que cheguem às nossas portas, beneficiando os nossos clientes, o ambiente e o nosso negócio”, diz Torben Carlsen, CEO da DFDS.
A solução de transporte autónomo será ainda mais desenvolvida ao nível tecnológico, de gestão de operações e de adaptações de infraestruturas, antes de ficar totalmente operacional. Além disso, serão tomadas as medidas de segurança necessárias para corresponder a requisitos da sociedade no sentido de um caminho seguro para os transportes autónomos.
À medida que a Volvo Trucks se tornar mais experiente, o veículo Vera terá potencial para ser utilizado como complemento das soluções de transporte dos nossos dias.
“Transportes autónomos com baixo nível de ruído e zero emissões de gases de escape têm um papel a desempenhar no futuro da logística, beneficiando negócios e sociedade. Olhamos para esta colaboração como um arranque importante e queremos impulsionar o progresso nesta área. O veículo Vera pode ter um limite de velocidade, mas nós não. Já começaram os testes e queremos implementar a solução nos próximos anos”, acrescenta Mikael Karlsson.
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