Trânsito intenso, peões, ciclistas, ruas estreitas e espaços apertados; estes são apenas alguns dos obstáculos que os motoristas de camião que trabalham em áreas urbanas têm de enfrentar. No entanto, baixando a cabina, o Volvo FE LEC (cabina de entrada baixa) proporciona uma melhor visibilidade, ergonomia e conforto do motorista.
"Nas ruas da cidade, o motorista precisa de controlar constantemente o que envolve o camião e ter contacto visual com utentes da estrada vulneráveis, como peões e ciclistas", diz Anders Edenholm, Diretor do Segmento de Distribuição, Volvo Trucks. "Baixando a posição de condução e reduzindo os ângulos ocultos, podemos melhorar significativamente a visibilidade global e aproximar o motorista dos outros utentes da estrada."
A cabina de entrada baixa também permite ter um degrau de acesso baixo, para que os motoristas entrem e saiam da cabina de forma mais rápida e fácil. O Volvo FE LEC atualizado também inclui uma função de ajoelhamento que rebaixa o degrau de acesso nove cm, permitindo aos motoristas entrar na cabina como se fosse um autocarro de passageiros.
"Alguns motoristas, como os do segmento da distribuição urbana, entram e saem da cabina até 50 vezes por dia, o que pressiona imenso os joelhos, os tornozelos e as costas", explica Johan Jarlengrip, Especialista em Funcionalidades do Ambiente do Motorista. "Um degrau de acesso mais baixo, para além de aliviar essa pressão, também ajudará a atrair e manter bons motoristas, dado que este é um motivo comum pelo qual as pessoas abandonam a profissão."
O primeiro Volvo FE LEC foi lançado em 2009, como uma personalização dos camiões de recolha de resíduos de Londres. No entanto, foi tanta a popularidade que rapidamente se transformou numa oferta de série. A nova versão atualizada inclui mais funcionalidades que melhoram ainda mais os benefícios que apresenta.
Isso inclui uma janela adicional no lado do passageiro e portas que podem ser abertas com um ângulo de 90 graus. Mantém um design de painel de instrumentos ao centro que aumenta a ergonomia para o motorista, colocando controlos utilizados frequentemente facilmente alcançáveis. Também está disponível com uma gama de diferentes opções e personalizações para melhorar ainda mais a segurança, o período operacional, a produtividade e o impacto ambiental.
Ambiente do motorista
O interior da cabina tem um design ergonómico, com todos os controlos utilizados frequentemente facilmente alcançáveis. O degrau de entrada baixo, a abertura das portas com um ângulo de 90 graus e a função de ajoelhamento diminuirão imenso a pressão sobre os joelhos, as costas e os braços dos motoristas, permitindo também que simplesmente entrem e saiam da cabina, em vez de subir.
Produtividade
O Volvo FE LEC consegue acomodar até quatro pessoas e o degrau de acesso baixo poupará tempo ao motorista. Com um motor de 350 cv, o Volvo FE LEC proporciona flexibilidade, agilidade e ciclos de recolha curtos. Também está disponível com a I-Shift especialmente adaptada ao segmento da distribuição ou da construção.
Visibilidade
A posição de condução mais baixa deixa os motoristas mais próximos do que os rodeia, permitindo uma melhor visibilidade global e aproximada. Janelas adicionais na porta do passageiro e atrás do poste B também melhoram a visão direta de ângulos que, de outra forma, estariam ocultos.
Sustentabilidade
O Volvo FE LEC CNG é alimentado a gás natural comprimido e consegue reduzir as emissões de carbono até 70% se for alimentado a biogás. A Volvo também dispõe de linhas motrizes alternativas para condução em áreas em que exista um limite de utilização de veículos a diesel.
Segurança
Para além da melhor visibilidade, o Volvo FE LEC também está equipado com funções de segurança ativa como o aviso de colisão com travagem de emergência. Isso pode reduzir ainda mais o risco de acidentes com utentes da estrada vulneráveis ou outros veículos. A cabina também inclui reforços adicionais para melhorar a proteção do motorista, estando equipado com FUP (proteção inferior frontal) de série.
Período operacional
O Volvo FE LEC está disponível com uma gama de serviços ligados e telemáticos, que podem ajudar na monitorização, do acompanhamento, da manutenção preventiva e da assistência. A visibilidade melhorada reduzirá a probabilidade de colisões em espaços apertados.