São 5:45 da manhã e Göran Sanfridsson já está a trabalhar. Apesar de ser o CEO das operações da empresa familiar, gosta de estar envolvido no trabalho prático e não hesita em ajudar a carregar e descarregar camiões, bem como no trabalho de mecânica.
"Eu e os meus irmãos crescemos no campo, rodeados de camiões e motoristas. Foi sempre um sonho de rapaz conduzir um camião e costumava chatear o meu pai para ir com ele quando entregava leite na aldeia. Já nessa altura gostava de madrugar", recorda Göran com um sorriso.
O pai dos irmãos, Alf Sanfridsson, começou por ser um jovem camponês que precisou de encontrar uma forma de ganhar a vida quando o seu irmão assumiu a quinta da família. Por coincidência, uma empresa chamada Gäsene Dairy abriu uma linha de distribuição e precisou de alguém que conduzisse para fazer as entregas de leite matutinas. Alf decidiu tornar-se um leiteiro e comprou o primeiro camião Volvo. Rapidamente conseguiu serviços para transportar gravilha à tarde e, com o passar do tempo, o número de clientes aumentou. Alf, contente com o seu camião da Volvo, podia encomendar cada vez mais veículos e empregar cada vez mais motoristas. Com o passar dos anos, o seu negócio cresceu com clientes de grande dimensão, como a Herrljunga Cider, uma marca de cidra sueca muito conhecida, e passou de uma pequena empresa rural de transportes para uma empresa de serviços moderna que cobre todo o território nacional.
Os três filhos de Alf entraram no negócio cedo e era natural que assumissem algum dia o trabalho do pai. Quando se retirou em 2006, já trabalhavam para a empresa há vários anos e dividiram o negócio entre eles de forma a cada um ter um setor distinto. O filho mais velho, Göran, é o CEO, Mats gere a empresa de produtos alimentares da quinta, Ljungs trata da forragem e o filho mais novo, Torbjörn, é o gestor de transportes. O pai Alf está alegremente reformado e continua disponível para dar conselhos.
"O nosso pai foi excelente a desenvolver a empresa com os seus clientes e a cuidar das relações com eles. O mesmo se aplica às relações com os nossos funcionários e com a Volvo Trucks. O nosso pai sempre achou que quem é bem tratado não se vai embora. Essa é uma das lições mais importantes que eu e os meus irmãos aprendemos com ele", diz Göran.
Atrair e manter funcionários com talento foi fundamental para o sucesso da Sanfridssons. Veículos fiáveis e uma forte atenção dada à segurança rodoviária foram partes importantes no malabarismo necessário para manter funcionários e clientes.
"Há quem pense que a nossa família é uma "leal seguidora" da Volvo, mas, para nós, tudo se resume a camiões que funcionam sem reparações desnecessárias. São as nossas ferramentas e, ao longo dos anos, andámos muitos quilómetros com os nossos camiões Volvo, mantendo os nossos motoristas muito satisfeitos. Assim, nunca tivemos motivos para mudar de fornecedor", explica Göran.
A consideração pelos motoristas significou que vários funcionários se mantiveram com a empresa grande parte das suas vidas profissionais. O motorista que está na empresa há mais tempo – 34 anos – é Svante Alexandersson. Ele é igualmente o motorista que conduziu o primeiro Volvo FH da empresa, quando o modelo foi lançado em 1993, lembrando-se ainda do que ele e os outros acharam na altura.
Foi sempre um sonho de rapaz conduzir um camião e costumava chatear o meu pai para ir com ele.
"Alf Sanfridsson disse-me que ia receber um novo camião. Quando o Volvo FH foi entregue, foi algo completamente novo e como éramos praticamente os únicos a ter um no início, chamámos muita atenção; todos olhavam quando passávamos! Tive aquele camião doze anos antes de acabar por passar de mãos", diz.
Desde então, Svante conduziu mais duas gerações do Volvo FH e conseguiu perceber de perto como evoluíram os desenvolvimentos. Ele acredita que a suspensão pneumática e a introdução da I-Shift poupou muitas dores ao seu corpo, enquanto a direção eletrónica foi uma excelente ajuda para transportar reboques, bem como para fazer marcha-atrás e descarregar ao fazer entregas. Está particularmente contente com o mais recente Volvo FH16 550.
"O desenvolvimento do Volvo FH foi fantástico. O volante deste mais recente camião tem um potencial de ajuste completamente novo, tal como os bancos. O sistema de aquecimento funciona sem problemas, o teto de abrir deixa entrar bastante luz e a maior distância para o para-brisas permite ter mais ar na cabina, pelo que me sinto melhor a conduzir. Quanto à cama, é a melhor de uma cabina do Volvo FH", diz, acrescentando:
"Na Sanfridssons, cuidam dos funcionários. Nunca houve qualquer dúvida que os motoristas devem ter o melhor equipamento, como packs de conforto para a cabina. É algo que a que um funcionário dá valor."
Svante e Göran também estão contentes com os motores da Volvo. Conduzem há dois anos e meio com um motor a diesel sintético, HVO. Com a ajuda deste combustível renovável, a Sanfridssons conseguiu reduzir o impacto ambiental e Göran acompanha atentamente o desenvolvimento de novas linhas motrizes sustentáveis para o transporte do futuro. As questões ambientais sempre foram muito importantes para a família Sanfridsson, que cresceu no campo, entre florestas e campos cultivados. É natural e óbvio que devam tirar partido, manter recursos e dar formação aos motoristas ao nível da eficiência do combustível.
Os camiões da empresa também são bem cuidados e costumam fazer até 1,2 milhões de quilómetros antes de serem vendidos. Alguns deles já chegaram a África. Há alguns anos, o Alf cruzou-se por acaso com um dos seus antigos camiões Volvo FH quando estava na Zâmbia. Já tinha um total de 3,4 milhões de quilómetros e o condutor africano e os seus dois ajudantes tinham muito orgulho no seu camião, que ainda tinha o logótipo da Herrljunga Cider.
O desenvolvimento do Volvo FH foi fantástico.
"Disseram-me que o camião trabalha na perfeição e que nunca precisou de nada além da manutenção normal desde que chegou. Achamos fantástico que os nossos antigos camiões Volvo FH consigam durar tanto tempo noutro ponto do mundo", diz Göran Sanfridsson.
Fundada em: 1961
Proprietários: Göran, Mats e Torbjörn Sanfridsson.
Número de camiões: 37, dos quais 32 são Volvo.
Funcionários: 58, dos quais 50 são motoristas.
Principais cargas: Bebidas, tubagens de plástico, cimento, madeira, pedra, especiarias.
Tempo de retenção (camiões): 8 a 10 anos.
Clientes de grande dimensão: Herrljunga Cider, Pipelife, Kryddhuset e outros.
Primeiro Volvo FH: Comprado em 1993. Vendido em 2006.
Certificado de segurança rodoviária: Desde 2015.