Especificações de chassis para o Volvo FM
Alturas dos chassis
Extra-baixo (trator) | aprox. 810 mm |
Baixo | aprox. 850 mm |
Médio | aprox. 900 mm |
Alto | aprox. 1000 mm |
Carga máxima sobre o eixo dianteiro (toneladas)
Pneumática | Molas | |
---|---|---|
Extra-baixo | 8 | – |
Baixo | 8 |
– |
Médio | 9 | 9 |
Alto | 9 | 10/20* |
Suspensão traseira
Designação | Eixos | Suspensão | Carga sobre o eixo/bogie | Redução | Eixos pusher/mortos |
---|---|---|---|---|---|
Simples | |||||
RAD-L90 | 4×2 | Parabólica/Multi-folha | 13 t | Simples/cubo | |
RAD-GR | 4×2 | Pneumática | 11,5/13 t | Simples/cubo | |
Bogie | |||||
RADT-GR | 6×2 | Pneumática | 19/20,5/22,5/23 t | Simples/cubo | Eixo morto (fixo/direcional/direcional automático) |
RAPD-GR | 6×2 | Pneumática | 19/22 t | Simples/cubo | Eixo pusher (fixo/direcional) |
RADD-BR | 6×4/8×4 | Parabólica | 21 t | Simples/cubo | |
RADD-TR1 | 6×4/8×4 | Molas Parab./Convencionais | 23/26 t | Simples/cubo | |
RADD-TR2 | 6×4/8×4 | Molas convencionais | 26/32 t | Cubo | |
RADD-GR | 6×4/8×4 | Pneumática | 21/23/26 t | Simples/cubo | |
RADDT-GR | 8×4/10x4 | Pneumática | 27/33/36 t | Simples/cubo | Eixo morto (direcional) |
RAPDD-GR | 8×4 | Pneumática | 27/30,5/32/35 t | Simples/cubo | Eixo pusher (direcional) |
RAPDT-GR | 8x2 | Pneumática | 27/30/30,5/31,5/32 t | Simples/cubo | Eixo Pusher (direcional) + eixo morto (fixo/direcional) |
Alturas de acoplamento do prato de engate
Transmissão | Chassis | Suspensão | Altura da estrutura do chassis | Altura do prato de engate* | Pneu | Altura de acoplamento mín.** | Altura nominal dos eixos** |
---|---|---|---|---|---|---|---|
4×2 | Extra-baixo | RAD-GR | 266 | 140 | 295/55 | 867 | 912 |
Extra baixo | RAD-GR | 266 | 140 | 295/60 | 887 | 932 | |
Baixo | RAD-GR | 266 | 140 | 315/60 | 955 | 1015 | |
Médio | RAD-GR | 266 | 140 | 315/70 | 1014 | 1075 | |
Médio | RAD-GR | 300 | 140 | 315/70 | 1031 | 1092 | |
Alto | RAD-GR | 266 | 140 | 315/80 | 1056 | 1147 | |
Alto | RAD-GR | 300 | 140 | 315/80 | 1090 | 1164 | |
6×2 | Baixo | RADT-GR | 266 | 160 | 315/60 | 975 | 1035 |
Médio | RADT-GR | 266 | 160 | 315/70 | 1034 | 1095 | |
Médio | RADT-GR | 300 | 160 | 315/70 | 1051 | 1112 | |
Alto | RADT-GR | 300 | 150* | 315/80 | 1160 | 1234 | |
Médio | RAPD-GR | 266 | 160 | 315/70 | 1034 | 1095 | |
Médio | RADT-GR | 300 | 160 | 315/70 | 1051 | 1112 | |
Alto | RAPD-GR | 266 | 160 | 315/80 | 1076 | 1167 | |
Alto | RAPD-GR | 300 | 160 | 315/80 | 1110 | 1184 | |
6×4 | Alto | RADD-GR | 300 | 150* | 315/80 | 1173 | 1234 |
8x4 | Alto | RAPDD-GR | 300 | 160 | 315/80 | 1137 | 1207 |
** Alturas aproximadas.
Travessas de reboque
Travessas de reboque montadas ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboques de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros.
Depósitos de combustível
Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1480 litros para um trator 4×2.
Depósitos de AdBlue
Plástico. Volumes entre 32 e 90 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue.
Pratos de engate
Consoante o tipo de montagem e o prato utilizado, a carga vertical sobre o prato pode chegar até às 36 toneladas. A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 140 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque.
Direção Dinâmica Volvo
Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutra ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás.
A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, incluindo camiões com eixos dianteiros duplos.
Elevação do Eixo Tandem
Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do bogie tangem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no painel de instrumentos, o motorista pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente.
A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com bogie tandem) equipadas com travões de disco.
Eixos "mortos"
Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5, 10 ou 16 toneladas.
Eixos pusher
Disponíveis nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 4,5, 7,5 ou 9 toneladas.
Travões
O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de travagem adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais.
EBS MÉDIO
Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características.
Controlo de Estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.
Ajuda ao Arranque em Subida
Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.
Autonomia das Pastilhas
Havendo a possibilidade de conhecer a cada instante o desgaste das pastilhas de travão, é possível calcular o número de quilómetros restantes até ser necessária a sua substituição. (Apenas para travões de disco.)
Libertação Automática do Travão de Parque
O travão de parque é automaticamente libertado quando o motorista pressiona o pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).
OPÇÕES ADICIONAIS
Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:
Prevenção de Efeito Tesoura
Esta inovadora função do sistema de travagem permite travar o reboque. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.
ESP (Electronic Stability Program)
O ESP consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESP cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.
Luz de Aviso de Travagem de Emergência
Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo.
Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.
EBS MÉDIO
Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características.
Controlo de Estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.
Ajuda ao Arranque em Subida
Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.
Autonomia das Pastilhas
Havendo a possibilidade de conhecer a cada instante o desgaste das pastilhas de travão, é possível calcular o número de quilómetros restantes até ser necessária a sua substituição. (Apenas para travões de disco.)
Libertação Automática do Travão de Parque
O travão de parque é automaticamente libertado quando o motorista seleciona uma mudança e pressiona o pedal do acelerador (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).
OPÇÕES ADICIONAIS
Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:
Prevenção de Efeito Tesoura
Esta inovadora função do sistema de travagem permite travar o reboque. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.
ESP (Electronic Stability Program)
O ESP consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESP cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.
Luz de Aviso de Travagem de Emergência
Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo.
Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.