Especificações da linha motriz para Volvo FH

  • Motores
  • I-Shift
  • Packs de software I-Shift
  • I-Shift Dual Clutch
  • Eixos traseiros
  • Desmultiplicações do eixo traseiro
  • Combinações de linha motriz
  • Tomadas de força

Motores

  D13K  D13K460TC & D13K500TC G13C* 
Norma de emissões  Euro 6  Euro 6  Euro 6
N.º de cilindros  6 6
Cilindrada  12,8 dm³  12,8 dm³  12,8 dm³
Curso  158 mm  158 mm  158 mm
Diâmetro  131 mm  131 mm  131 mm
Taxa de compressão  18:1 (420, 460, 500 cv), 17:1 (540 cv) 17:1 17:1
Regime económico  950–1400 r/min  900–1300 r/min  1000–1400 r/min
Potência de travagem de escape 200 kW (2300 r/min) - -
Efeito VEB+  375 kW (2300 r/min) 375 kW (2300 r/min) 375 kW (2300 r/min)
VEB+  opção opção opção 
Filtros de óleo  2 fluxo total, 1 bypass   2 fluxo total, 1 bypass   2 fluxo total, 1 bypass 
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro  33 l  35 l  33 l 
Sistema de refrigeração, volume total  38 l  38 l  39,5 l 

* LNG

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm)
Biodiesel de geração 2 (EN15940, diesel sintético)

 

Intervalo de mudança do óleo

Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4. 

Tomada de força montada no motor

  Binário disponível  Desmultiplicação 
EPTT350  350 Nm*  1.26:1
EPTT650  650 Nm*  1.26:1
EPTT1000  1000 Nm*  1.26:1

* Binário disponível durante a condução e parado.

D13K – Potência/Binário

D13K – Potência/Binário

Potência de acordo com EC 582/2011

Binário do D13TC

D13TC – potência/binário

Potência de acordo com EC 582/2011

 

O D13TC está disponível com potências de 460 ou 500 cv. No entanto, os níveis de binário são mais elevados do que noutros motores D13. O D13TC de 460 cv atinge o mesmo nível de binário do motor D13 com 540 cv, mas com um regime de rotações mais baixo. E o I-Save de 500 cv entra em terrenos do D16 com 2800 Nm no mesmo regime de rotações baixo.

 

Isso é possibilitado pela tecnologia Turbo Compound, que utiliza uma turbina adicional a seguir ao turbocompressor para reutilizar o excesso de energia dos gases de escape. Esta energia é convertida em binário diretamente na cambota, garantindo um motor potente e extremamente económico.

D13K420 (309 kW)   
Potência máxima às 1400–1800 r/min  420 cv 
Binário máximo às 860–1400 r/min  2100 Nm 
D13K460 (338 kW)   
Potência máxima às 1400–1800 r/min  460 cv 
Binário máximo às 900–1400 r/min  2300 Nm  
D13K460TC (338 kW)  
Potência máxima às 1250–1600 r/min 460 cv
Binário máximo às 900–1250 r/min 2600 Nm 
D13K500 (368 kW)   
Potência máxima às 1400–1800 r/min 500 cv 
Binário máximo às 980–1270 r/min 2500 Nm 
D13K500TC (368 kW)  
Potência máxima às 1250–1600 r/min 500 cv
Binário máximo às 900–1250 r/min 2800 Nm
D13K540 (397 kW)   
Potência máxima às 1450–1800 r/min  540 cv 
Binário máximo às 1000–1460 r/min 2600 Nm 
G13C – POTÊNCIA/BINÁRIO

G13C – POTÊNCIA/BINÁRIO

Potência de acordo com EC 582/2011

G13C420 (309 kW)  
Potência máxima às 1400–1800 r/min 420 cv
Binário máximo às 1000–1400 r/min 2100 Nm
G13C460 (338 kW)  
Potência máxima às 1700–1800 r/min 460 cv
Binário máximo às 1050–1400 r/min 2300 Nm
I-shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

Especificações

Designação Mudança mais alta Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)
AT2412F*
Direct Drive (1:1)  2400 44
AT2612F
Direct Drive (1:1)  2600 100
ATO2612F
Overdrive  2600 100

* não disponível para D13K460TC e D13K500TC

Especificações da I-Shift Dual Clutch

Designação  Mudança mais alta  Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)
SPO2812 Overdrive 2800 80

Packs de software I-Shift

Versão básica (TP-BAS)
A variante TP-BAS é o pack de software standard fornecido com a I-Shift e inclui as funções básicas de caixa de velocidades para condução em todas as situações.

Software de mudança de velocidades I-Shift para distribuição (TP-DIST)
A variante TP-DIST adapta o funcionamento da caixa de velocidades às condições específicas do segmento de distribuição. O pack de software inclui funções que facilitam o arranque e a execução de manobras em locais apertados e quando se conduz a baixas velocidades.

Software de mudança de velocidades I-Shift para construção (TP-CON)
A variante TP-CON adapta o funcionamento da caixa de velocidades às condições específicas do segmento de construção. O pack de software inclui funções que facilitam o arranque e a execução de manobras em locais apertados e quando se conduz a baixas velocidades. Este software também consegue lidar com condições da estrada mais difíceis.

Software de mudança de velocidades I-Shift para longo curso (TP-LONG)
A variante TP-LONG inclui funções inteligentes que levam a uma redução do consumo de combustível. Este pack de software é ideal para operações de transporte de longo curso em que a economia de combustível é um fator muito importante. Este pack inclui a função I-Roll.

Transportes pesados (TP-HD)
A variante TP-HD otimiza a I-Shift para transportes pesados com pesos brutos de conjunto elevados (>85 toneladas). Independentemente do peso bruto de conjunto, o motorista pode sempre otimizar as características de condução ativando ou desativando o modo HD (heavy duty) e ativando o modo de longo curso. As funções do pack de software também trazem benefícios para camiões que transportem vários reboques.

Packs de software I-Shift

Variantes TP-BAS TP-DIST TP-CON TP-LONG TP-HD**
Funções PTO Básicas (APF-BAS)
Funções para PTO Melhoradas (APF-ENH) o o o o o
Seleção de Velocidades Básica (AMSO-BAS)
Seleção de velocidades em modo Automático, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) o o o
Pack adicional básico (AVO-BAS)
Desempenho Melhorado – Mau Piso (AVO-ENH) o o o
Estratégia Básica de Engrenamento
Engrenamento Rápido
Monitorização da Temperatura do Óleo da Transmissão
Arranque com Alta Rotação
I-Roll (•)
Cruise Control Inteligente (•)
Controlo de Arranque
Estratégia Melhorada de Engrenamento (PBC ≤ 85 t)
Trabalhos Pesados - PBC (85 t < PBC ≤ 180 t)
Velocidade super-lenta ultra-baixa* (ASO-ULC) o o o
Velocidade super-lenta* (ASO-C) o o o
Várias velocidades de marcha-atrás* (ARSO-MSR) o o o
I-See, utilização de dados de GPS o o

• Série (•) A função pode ser utilizada quando a variante TP-LONG está ativada. o Opcional – Não disponível
*Apenas AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F. ARSO-MSR requer ASO-ULC ou ASO-C.
**Apenas AT2612D, AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F.

Eixos traseiros

Designação  Eixo Engrenagem Binário máximo (Nm) Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas) Peso bruto de conjunto (toneladas)
Redução simples          
RSS1144A Simples Hipóide 2800 11.5/11.7 44
RSS1244B Simples Hipóide 2800 12 44
RSS1344C/D Simples Hipóide 2600 13 44
RSS1344E Simples Hipóide 2800 13 44
RSS1352A Simples Hipóide 2800 13 52
RSS1356 Simples Hipóide 2400/2800 13 56/44
RSS1360 Simples Hipóide 3550 13 60
RSS1370A/B Simples Hipóide 3550 13 70
RTS2370A Tandem Hipóide 3550 23 70
Redução nos cubos          
RSH1370F Simples Helicoidal cónica 3550 13 70
RTH2610F Tandem Helicoidal cónica 3550 26 100
RTH3210F Tandem Helicoidal cónica 3550 32 100
RTH3312 Tandem Helicoidal cónica 3550 33 120

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS1144 RSS1244B RSS1344C/D RSS1344E RSS1352A RSS1356 RSS1360 RSS1370A/B RTS2370A RSH1370F RTH2610F RTH3210F RTH3312
2.31:1 2.31:1 2.31:1* 2.31:1 2.31:1 2.50:1 2.47:1 2.06:1 2.43:1 3.46:1 3.33:1 3.33:1 3.61:1
2.47:1 2.47:1 2.47:1* 2.47:1 2.47:1 2.64:1 2.64:1 2.17:1 2.57:1 3.61:1 3.46:1 3.46:1 3.76:1
2.64:1 2.64:1 2.64:1* 2.64:1 2.64:1 2.79:1 2.85:1 2.31:1 2.83:1 3.76:1 3.61:1 3.61:1 4.12:1
2.85:1 2.85:1 2.85:1* 2.85:1 2.85:1 3.10:1 3.08:1 2.47:1 3.09:1 4.12:1 3.76:1 3.76:1 4.55:1
3.08:1 3.08:1 3.08:1* 3.08:1 3.08:1 3.44:1 3.40:1 2.64:1 3.40:1 4.55:1 3.97:1 3.97:1 5.41:1
3.36:1 3.36:1 3.36:1* 3.36:1 3.36:1 3.67:1 3.67:1 2.85:1 3.78:1 5.41:1 4.12:1 4.12:1 7.21:1
    3.70:1       4.11:1 3.08:1 4.13:1   4.55:1 4.55:1  
    4.11:1         3.40:1** 4.50:1   5.41:1 5.41:1  
    4.63:1         3.67:1** 5.14:1     7.21:1  
    5.29:1         4.11:1** 5.67:1        
    6.17:1           6.17:1        

* Para RSS1344D
** Para RSS1370B

Combinações de linha motriz

  D13K420   D13K460 D13K500 D13K540 D13K460TC D13K500TC G13C420 G13C460
I-Shift                
AT2412F        
AT2612F  
ATO2612F  
AT2812F              
ATO3112F              
I-Shift Dual Clutch                 
SP02812     ●  ●  ●    
Eixos de redução simples                
RSS1144A
RSS1244B
RSS1344C/D
RSS1344E
RSS1352A
RSS1356
RSS1360
RSS1370A/B
RTS2370A
Eixos de redução nos cubos                
RSH1370F
RTH2610F
RTH3210F    
RTH3312    

Tomadas de força

Está disponível uma vasta gama de tomadas de força independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de superstrutura.

Tomadas de força independentes da embraiagem

PTER-DIN: Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400: Tomada de força montada na parte de trás do motor para ligação direta por flange para uma bomba hidráulica.
PTER-100: Tomada de força montada na parte de trás do motor para ligação direta por flange para uma bomba hidráulica.

Tomadas de força dependentes da embraiagem

PTR-F: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-FL/FH: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.
PTRD-D: Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.
PTRD-D2: Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.

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