Volvo Trucks

Auto Sueco Portugal

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Especificações da linha motriz para Volvo FMX

Motores

 

D11K

D13K

Norma de emissões

Euro 6

Euro 6

N.º de cilindros

6

6

Cilindrada

10,8 dm³

12,8 dm³

Curso

152 mm

158 mm

Diâmetro

123 mm

131 mm

Taxa de compressão

17:01

18:1 (420, 460, 500 cv), 17:1 (540 cv)

Regime económico

1000–1500 r/min

950–1400 r/min

Efeito de travagem de escape

160 kW (2400 r/min)

200 kW (2300 r/min)

Efeito VEB

290 kW (2400 r/min)

 

VEB

opção

 

Efeito VEB+

 

375 kW (2300 r/min)

VEB+

 

opção

Filtros de óleo

2 fluxo total, 1 bypass

2 fluxo total, 1 bypass

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro

36 l

33 l

Sistema de refrigeração, volume total

36 l

38 l

 

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm)
Biodiesel de geração 2 (EN15940, diesel sintético)

Tomada de força montada no motor

 

Binário disponível

Desmultiplicação

EPTT650

650 Nm*

1.26:1

EPTT1000

1000 Nm*

1.26:1

* Binário disponível durante a condução e parado.

D11K – potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D11K330 (243 kW)

 

Potência máxima às 1600–1900 r/min

330 cv

Binário máximo às 950–1400 r/min

1600 Nm

D11K380 (280 kW)

 

Potência máxima às 1700–1800 r/min

380 cv

Binário máximo às 950–1400 r/min

1800 Nm

D11K430 (316 kW)

 

Potência máxima às 1700–1800 r/min

430 cv

Binário máximo às 1000–1400 r/min

2050 Nm

D11K460 (338 kW)

 

Potência máxima às 1700–1800 r/min

460 cv

Binário máximo às 1050–1400 r/min

2200 Nm

D13K – potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

D13K420 (309 kW)

 

Potência máxima às 1400–1800 r/min

420 cv

Binário máximo às 860–1400 r/min

2100 Nm

D13K460 (338 kW)

 

Potência máxima às 1400–1800 r/min

460 cv

Binário máximo às 900–1400 r/min

2300 Nm

D13K500 (368 kW) 

 

Potência máxima às 1530–1800 r/min

500 cv 

Binário máximo às 980–1270 r/min

2500 Nm 

D13K540 (397 kW) 

 

Potência máxima às 1450–1800 r/min 

540 cv 

Binário máximo às 1000–1450 r/min

2600 Nm 

I-Shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

Especificações

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

AT2412F

Direct Drive (1:1)

2400

44

AT2612F

Direct Drive (1:1)

2600

100

ATO2612F

Overdrive

2600

100

Especificações da I-Shift Dual Clutch

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

SPO2812

Overdrive

2800

80

Powertronic

Transmissão powershift totalmente automática com conversor de binário e radiador de óleo. Muda de velocidade sem perda de potência. A Powertronic pode ser instalada de fábrica com uma tomada de força, um retardador integrado e bomba de direção assistida de emergência.

Powertronic

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

PT2106

Direct Drive (1:1)

2100

44

PT2606

Direct Drive (1:1)

2600

60

Programas de condução incorporados Powertronic

Economia

Para uma economia de combustível otimizada. As mudanças de velocidade ocorrem no regime de rotações mais económico.

Desempenho

Utilizado quando é necessária mais potência do motor. A transmissão efetua as mudanças de velocidade em regimes de rotações mais elevados.

Eixos traseiros

Designação

Eixo

Engrenagem

Binário máximo (Nm)

Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

Redução simples

         

RSS1344C/E

Simples

Hipóide

2600

13

44

RSS1356

Simples

Hipóide

2400/2800

13

56/44

RSS1370A/B

Simples

Hipóide

3550

13

70

RTS2370A

Tandem

Hipóide

3550

23

80

RSS1244B

Simples

Hipóide

2800

12

44

RTS2310A

Tandem

Hipóide

3550

23

100

RSS1352A

Simples

Hipóide

2800

13

52

Redução nos cubos

         

RSH1365

Simples

Hipoidal

2400

13

65

RSH1370F

Simples

Helicoidal cónica

3550

13

70

RTH2610F

Tandem

Helicoidal cónica

3550

26

100

RTH3210

Tandem

Helicoidal cónica

3550

32

100

RTH3312

Tandem

Helicoidal cónica

3550

33

120

RTH3815

Tandem

Helicoidal cónica

3550

38

150

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS1244B

RSS1344C/E

RSS1352

RSS1356

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

RSH1365

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

RTH3312

RTH3815

2.31:1

2.31:1*

2.31:1

2.50:1

2.47:1

2.43:1

2.06:1

3.61:1

3.46:1

3.33:1

3.33:1

3.61:1

4.14:1

2.47:1

2.47:1*

2.47:1

2.64:1

2.64:1

2.57:1

2.17:1

3.76:1

3.61:1

3.46:1

3.46:1

3.76:1

4.58:1

2.64:1

2.64:1*

2.64:1

2.79:1

2.85:1

2.83:1

2.31:1

4.12:1

3.76:1

3.61:1

3.61:1

4.12:1

5.43:1

2.85:1

2.85:1*

2.85:1

3.10:1

3.08:1

3.09:1

2.47:1

4.55:1

4.12:1

3.76:1

3.76:1

4.55:1

7.22:1

3.08:1

3.08:1*

3.08:1

3.44:1

3.40:1

3.40:1

2.64:1

 

4.55:1

3.97:1

3.97:1

5.41:1

 

3.36:1

3.36:1*

3.36:1

3.67:1

3.67:1

3.78:1

2.85:1

 

5.41:1

4.12:1

4.12:1

6.18:1

 
 

3.70:1

   

4.11:1

4.13:1

3.08:1

   

4.55:1

4.55:1

7.21:1

 
 

4.11:1

     

4.50:1

3.36:1

   

5.41:1

5.41:1

   
 

4.63:1

     

5.14:1

3.70:1

   

6.18:1

6.18:1

   
 

5.29:1

     

5.67:1

4.11:1

     

7.21:1

   
         

6.17:1

4.63:1

           

 

* Para RSS1344E

Combinações de linha motriz

 

D11K330

D11K370

D11K410

D11K450

D13K420

D13K460

D13K500

D13K540

Powertronic

               

PT2106

       

PT2606

       

I-Shift

               

AT2412F

   

AT2612F

ATO2612F

I-Shift Dual Clutch

               

SP02812

         

Eixos de redução simples

               

RSS1244B

RSS1344C/E

RSS1352

RSS1356

RTS2370A

RSS1370A/B

RTS2310A

Eixos de redução nos cubos

               

RSH1365

 

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

RTH3312

RTH3815

Eixo dianteiro motriz/Caixa de velocidades de distribuição

             

FAA11/FAA21/V2501TB

Tomadas de força

Montada no motor

PTER-DIN 
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400 
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

Montada na caixa de velocidades

PTR-F
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-FL/FH 
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH
Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.
PTRD-F
Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.
PTRD-D
Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.
PTRD-D1 
Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.
PTRD-D2
Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.  

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