Volvo Trucks

Auto Sueco Portugal

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ESPECIFICAÇÕES DA LINHA MOTRIZ DO VOLVO FL

  • Motores
  • Caixas-de-velocidades
  • Tomadas de força
  • Eixos traseiros
  • Desmultiplicações do eixo traseiro
  • Combustíveis alternativos
  • Preparado para combustíveis alternativos

    Todos níveis de potência para motores D5K e D8K estão certificados para diesel sintético (HVO). Existe uma variante do nosso motor D8K 320 que funcionará a biodiesel puro (B100) – certificado para Euro 6. A opção perfeita se pretende ajudar o ambiente e desfrutar dos incentivos disponíveis no seu mercado.  

    Motores

     

    D5K

    D8K

    N.º de cilindros

    4

    6

    Cilindrada

    5,1 dm³

    7,7 dm³

    Curso

    135 mm

    135 mm

    Diâmetro

    110 mm

    110 mm

    Taxa de compressão

    17.5:1

    17.5:1

    Regime económico

    1100–1800 r/min

    1000–1700 r/min

    Efeito de travagem de escape (2800 r/min)

    80 kW

    120 kW

    Potência do travão motor (2800 r/min)

    170 kW

    Filtros de óleo

    1

    1

    Volume de mudança de óleo, incluindo filtro

    15 l

    20 l

    Sistema de refrigeração, volume total

    13 l

    17 l

    Intervalo de mudança do óleo
    Até 100 000 km, ou a cada dois anos, com óleo VDS4 e VDS4.5.
     

    Pré-requisitos de combustível
    EN 590 (norma da UE): teor máx. de enxofre de 10 ppm. 

    Tomada de força montada no motor
    Desmultiplicação 1:1, 600 Nm de binário disponível durante a condução e parado. 
     

    Versão biodiesel
    O D5K240 também está disponível em versão biodiesel (B100), homologado para Euro 6. Para obter informações sobre intervalos de manutenção, contacte o seu concessionário Volvo.

    MOTOR D5K – EURO 6

    Motor D5K – Euro 6

    Potência/binário

    Potência de acordo com: EC 582/2011

    D5K - Potência/Binário

    D5K210 (154 kW)

     

    Potência máxima às 2200 r/min

    210 cv

    Binário máximo às 1100–1700 r/min

    800 Nm

    D5K240 (177 kW)

     

    Potência máxima às 2200 r/min

    240 cv

    Binário máximo às 1200–1600 r/min

    900 Nm

    MOTOR D8K – EURO 6

    D8K – Potência/binário

    Potência de acordo com: EC 582/2011

    D8K - Potência/Binário

    D8K250 (184 kW)

     

    Potência máxima às 2100 r/min

    250 cv

    Binário máximo às 900–1700 r/min

    950 Nm

    D8K280 (206 kW)

     

    Potência máxima às 2100 r/min

    280 cv

    Binário máximo às 950–1700 r/min

    1050 Nm

    Caixas de Velocidades Automáticas

    Designação

     

    Número de velocidades

    Binário máximo (Nm)

    Peso bruto de conjunto (toneladas)

    D5K210

    D5K240

    D8K250

    D8K280

    ATO1056

    Automática

    6

    1050

    19

     

     

     

    ATO1056

    Automática

    6

    1050

    32

     

     

    ATO8006

    Automática

    6

    850

    19

     

     

     

    Caixas de Velocidades Manuais

    Designação

     

    Número de velocidades

    Binário máximo (Nm)

    Peso bruto de conjunto (toneladas)

    D5K210

    D5K240

    D8K250

    D8K280

    ZTO1006

    Manual

    6

    1050

    19

     

     

     

    ZTO1006

    Manual

    6

    1050

    32

     

     

    ZTO1109

    Manual

    9

    1200

    36

     

     

    STO8006

    Manual

    6

    850

    19

     

     

     

    Caixas de Velocidades Automáticas

    Designação

     

    Número de velocidades

    Binário máximo (Nm)

    Peso bruto de conjunto (toneladas)

    D5K210

    D5K240

    D8K250

    D8K280

    AL306

    Automático

    6

    1300

    32

     

     

    Tomadas de força

     

    Variante de PTO

    Designação

    Desmultiplicação de velocidade

    Binário máximo (Nm)

    Rotação

    ZTO1006

    PTR-ZF4

    Flange

    01:01.7

    320

    Igual

     

    PTR-ZF5

    Bomba

    01:01.7

    320

    Igual

     

    PTR-ZF6

    Flange

    01:02.0

    270

    Igual

     

    PTR-FH5

    Flange

    01:01.0

    450

    Igual

     

    PTR-PH4

    Bomba

    01:01.0

    450

    Igual

     

    PTRA-PH3*

    Bomba

    01:01.0

    450

    Igual

     

     

     

     

     

     

    ATO1056

    PTR-ZF4

    Flange

    01:01.7

    320

    Igual

     

    PTR-ZF5

    Bomba

    01:01.7

    320

    Igual

     

    PTR-ZF6

    Flange

    01:02.0

    270

    Igual

     

    PTR-FH5

    Flange

    01:01.0

    450

    Igual

     

    PTR-PH4

    Bomba

    01:01.0

    450

    Igual

     

    PTRA-PH3*

    Bomba

    01:01.0

    450

    Igual

     

     

     

     

     

     

    ZTO1109

    PTR-ZF2

    Flange

    01:01.9

    410

    Igual

     

    PTR-ZF3

    Bomba

    01:01.9

    410

    Igual

     

    PTR-FH1

    Flange

    01:01.0

    800

    Inversa

     

    PTR-PH1

    Bomba

    01:01.0

    800

    Inversa

     

    PTR-FH2

    Flange

    01:01.3

    430

    Igual

     

    PTR-PH2

    Bomba

    01:01.3

    430

    Igual

     

    PTR-FH5

    Flange

    01:01.8

    450

    Igual

     

    PTR-PH4

    Bomba

    01:01.8

    450

    Igual

     

    PTRA-PH1**

    Bomba

    01:01.0

    600

    Inversa

     

    PTRA-PH2**

    Bomba

    01:01.3

    430

    Igual

     

     

     

     

     

     

    STO8006

    PR-FH5

    Flange

    01:01.0

    400

    Igual

     

    PR-PH4

    Bomba

    01:01.0

    400

    Igual

     

     

     

     

     

     

    ATO8006

    PR-FH5

    Flange

    01:01.0

    400

    Igual

     

    PR-PH4

    Bomba

    01:01.0

    400

    Igual

     

     

     

     

     

     

    AL306

    PR-HP4S

    Bomba

    01:00.9

    400

    Igual

     

    PR-HF4S

    Flange

    01:00.9

    400

    Igual

     

    PR-HP6S

    Bomba

    01:00.9

    600

    Igual

     

    PR-HF6S

    Flange

    01:00.9

    600

    Igual

     

    PR-HP4SH

    Bomba

    01:01.6

    400

    Igual

     

    PR-HF4SH

    Flange

    01:01.6

    400

    Igual

     

     

     

     

     

     

    D5K/D8K

    PTER1400

    Flange

    01:01.0

    600

    Inversa

     

    PTER-DIN

    Bomba

    01:01.0

    600

    Inversa

     

    PTER-100

    Flange

    01:01.0

    600

    Inversa

    *PTO opcional para PTR-ZF4 / ZF5 / ZF6
    **PTO opcional para PTR-ZF2 / ZF3

    Eixos traseiros

    Designação

    Eixo

    Engrenagem

    Binário máximo (Nm)

    Carga máxima sobre o eixo (toneladas)

    Peso bruto de conjunto (toneladas)

    Redução simples

     

     

     

     

     

    RSS0819A

    Simples

    Hipóide

    950

    8.5

    19

    RSS1125A

    Simples

    Hipóide

    1050

    11.5

    25

    RSS1132A

    Simples

    Hipóide

    1050

    11.5

    32.5

    Redução nos cubos

     

     

     

     

     

    RSH1140C*

    Simples 

    Hipóide

    1200

    11

    40

    * Apenas para Volvo FL 4×4

    Desmultiplicações do eixo traseiro

    RSS0819A

    RSS1125A

    RSS1132A

    RSH1140C

    3.31:1

    3.58:1

    3.78:1

    5.86:1

    3.58:1

    3.73:1

    4.13:1

    6.31:1

    3.73:1

    3.90:1

    4.50:1

     

    3.91:1

    4.11:1

    5.14:1

     

    4.10:1

    4.33:1

    5.67:1

     

    4.30:1

    4.63:1

    6.17:1

     

    4.56:1

    4.88:1

     

     

    4.88:1

    5.13:1

     

     

    5.13:1

    5.29:1

     

     

    5.29:1

    5.57:1

     

     

    5.57:1

    5.86:1

     

     

    5.86:1

     

     

     

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    Especificações do Volvo FL