Volvo Trucks

Auto Sueco Portugal

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Especificações da linha motriz do Volvo FH

Motores

 

D13K  

D13K460TC & D13K500TC

G13C* 

Norma de emissões 

Euro 6 

Euro 6 

Euro 6

N.º de cilindros 

6

6

Cilindrada 

12,8 dm³ 

12,8 dm³ 

12,8 dm³

Curso 

158 mm 

158 mm 

158 mm

Diâmetro 

131 mm 

131 mm 

131 mm

Taxa de compressão 

18:1 (420, 460, 500 cv), 17:1 (540 cv)

17:01

17:01

Regime económico 

950–1400 r/min 

900–1300 r/min 

1000–1400 r/min

Potência de travagem de escape

200 kW (2300 r/min)

-

-

Efeito VEB+ 

375 kW (2300 r/min)

375 kW (2300 r/min)

375 kW (2300 r/min)

VEB+ 

opção

opção

opção 

Filtros de óleo 

2 fluxo total, 1 bypass  

2 fluxo total, 1 bypass  

2 fluxo total, 1 bypass 

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro 

33 l 

35 l 

33 l 

Sistema de refrigeração, volume total 

38 l 

38 l 

39,5 l 


* GNL

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm)
Biodiesel de geração 2 (EN15940, diesel sintético)

 

Intervalo de mudança do óleo

Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4. 

Tomada de força montada no motor
 

 

Binário disponível 

Desmultiplicação 

EPTT350 

350 Nm* 

1.26:1

EPTT650 

650 Nm* 

1.26:1

EPTT1000 

1000 Nm* 

1.26:1


* Binário disponível durante a condução e parado.

D13K & D13TC – potência/binário

Potência de acordo com EC 582/2011

D13TC – potência/binário

Potência de acordo com EC 582/2011
O D13TC está disponível com potências de 460 ou 500 cv. No entanto, os níveis de binário são mais elevados do que noutros motores D13. O D13TC de 460 cv atinge o mesmo nível de binário do motor D13 com 540 cv, mas com um regime de rotações mais baixo. E o I-Save de 500 cv entra em terrenos do D16 com 2800 Nm no mesmo regime de rotações baixo.
Isso é possibilitado pela tecnologia Turbo Compound, que utiliza uma turbina adicional a seguir ao turbocompressor para reutilizar o excesso de energia dos gases de escape. Esta energia é convertida em binário diretamente na cambota, garantindo um motor potente e extremamente económico.

 

D13K420 (309 kW) 

 

Potência máxima às 1400–1800 r/min 

420 cv 

Binário máximo às 860–1400 r/min 

2100 Nm 

D13K460 (345 kW) 

 

Potência máxima às 1400–1800 r/min 

460 cv 

Binário máximo às 900–1400 r/min 

2300 Nm  

D13K460TC (345 kW)

 

Potência máxima às 1250–1600 r/min

460 cv

Binário máximo às 900–1300 r/min

2600 Nm 

D13K500 (368 kW) 

 

Potência máxima às 1530–1800 r/min

500 cv 

Binário máximo às 980–1270 r/min

2500 Nm 

D13K500TC (368 kW)

 

Potência máxima às 1250–1600 r/min

500 cv

Binário máximo às 900–1300 r/min

2800 Nm

D13K540 (397 kW) 

 

Potência máxima às 1450–1800 r/min 

540 cv 

Binário máximo às 1000–1450 r/min

2600 Nm 

G13C – potência/binário

Potência de acordo com EC 582/2011

G13C420 (309 kW)

 

Potência máxima às 1400–1800 r/min

420 cv

Binário máximo às 1000–1400 r/min

2100 Nm

G13C460 (338 kW)

 

Potência máxima às 1700–1800 r/min

460 cv

Binário máximo às 1050–1400 r/min

2300 Nm

I-Shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

Especificações

 

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

AT2412F

Direct Drive (1:1) 

2400

44

AT2612F

Direct Drive (1:1) 

2600

100

ATO2612F

Overdrive 

2600

100

AT2812F

Direct Drive (1:1) 

2800

60

ATO3112F

Overdrive 

3150

100

Especificações da I-Shift Dual Clutch

 

Designação 

Mudança mais alta 

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

SPO2812

Overdrive

2800

80

Eixos traseiros

 

Designação 

Eixo

Engrenagem

Binário máximo (Nm)

Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

Redução simples

         

RSS1244B

Simples

Hipóide

2800

12

44

RSS1344C/D

Simples

Hipóide

2600

13

44

RSS1344E

Simples

Hipóide

2800

13

44

RSS1352A

Simples

Hipóide

2800

13

52

RSS1356

Simples

Hipóide

2400/2800

13

56/44

RSS1360

Simples

Hipóide

3550

13

60

RSS1370A/B

Simples

Hipóide

3550

13

70

RTS2370A

Tandem

Hipóide

3550

23

70

RTS2310A

Tandem

Hipóide

3550

23

100

Redução nos cubos

         

RSH1370F

Simples

Helicoidal cónica

3550

13

70

RTH2610F

Tandem

Helicoidal cónica

3550

26

100

RTH3210

Tandem

Helicoidal cónica

3550

32

100

RTH3312

Tandem

Helicoidal cónica

3550

33

120

RTH3815

Tandem

Helicoidal cónica

3550

38

150

Desmultiplicações do eixo traseiro

 

RSS1244B RSS1344C/D RSS1344E RSS1352A RSS1356 RSS1360 RSS1370A/B RTS2370A RTS2310A RSH1370F RTH2610F RTH3210G RTH3312B RTH3815
2.31:1 2.31:1* 2.31:1 2.31:1 2.50:1 2.47:1 2.06:1 2.43:1 2.06:1 3.46:1 3.33:1 3.33:1 3.61:1 4.14:1
2.47:1 2.47:1* 2.47:1 2.47:1 2.64:1 2.64:1 2.17:1 2.57:1 2.17:1 3.61:1 3.46:1 3.46:1 3.76:1 4.58:1
2.64:1 2.64:1* 2.64:1 2.64:1 2.79:1 2.85:1 2.31:1 2.83:1 2.31:1 3.76:1 3.61:1 3.61:1 4.12:1 5.43:1
2.85:1 2.85:1* 2.85:1 2.85:1 3.10:1 3.08:1 2.47:1 3.09:1 2.47:1 4.12:1 3.76:1 3.76:1 4.55:1 7.22:1
3.08:1 3.08:1* 3.08:1 3.08:1 3.44:1 3.40:1 2.64:1 3.40:1 2.64:1 4.55:1 3.97:1 3.97:1 5.41:1  
3.36:1 3.36:1* 3.36:1 3.36:1 3.67:1 3.67:1 2.85:1 3.78:1 2.85:1 5.41:1 4.12:1 4.12:1 7.21:1  
  3.70:1       4.11:1 3.08:1 4.13:1 3.08:1   4.55:1 4.55:1    
  4.11:1         3.40:1** 4.50:1 3.36:1   5.41:1 5.41:1    
  4.63:1         3.67:1** 5.14:1 3.70:1     7.21:1    
  5.29:1         4.11:1** 5.67:1 4.11:1          
  6.17:1           6.17:1 4.63:1          


* Para RSS1344D/E
** Para RSS1370B

Combinações de linha motriz

 

 

D13K420  

D13K460

D13K500

D13K540

D13K460TC

D13K500TC

G13C420

G13C460

I-Shift

               

AT2412F

       

AT2612F

 

ATO2612F

 

AT2812F

         

   

ATO3112F

         

   

I-Shift Dual Clutch 

               

SP02812 

 

   

Eixos de redução simples

               

RSS1244B

RSS1344C/D

RSS1344E

RSS1352A

RSS1356

RSS1360

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

Eixos de redução nos cubos

               

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

   

RTH3312

   

RTH3815

   

Tomadas de força

Está disponível uma vasta gama de tomadas de força independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de superestrutura.

Tomadas de força independentes da embraiagem

PTER-DIN: Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400: Tomada de força montada na parte de trás do motor para ligação direta por flange para uma bomba hidráulica.
PTER-100: Tomada de força montada na parte de trás do motor para ligação direta por flange para uma bomba hidráulica.

 

Tomadas de força dependentes da embraiagem
 

PTR-F: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-FL/FH: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.
PTRD-D: Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.
PTRD-D2: Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.

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