|
D13K |
D13K420TC, D13K460TC e D13K500TC | G13C* |
---|---|---|---|
Norma de emissões |
Euro 6 |
Euro 6 |
Euro 6 |
N.º de cilindros |
6 |
6 |
6 |
Cilindrada |
12,8 dm³ |
12,8 dm³ |
12,8 dm³ |
Curso |
158 mm |
158 mm |
158 mm |
Diâmetro |
131 mm |
131 mm |
131 mm |
Taxa de compressão |
18:1 (420, 460, 500 cv), 17:1 (540 cv) |
17:01 |
17:01 |
Regime económico |
950–1400 r/min |
900–1300 r/min |
1000–1400 r/min |
Potência de travagem de escape |
200 kW (2300 r/min) |
- |
- |
Efeito VEB+ |
375 kW (2300 r/min) |
375 kW (2300 r/min) |
375 kW (2300 r/min) |
VEB+ |
opção |
opção |
opção |
Filtros de óleo |
2 fluxo total, 1 bypass |
2 fluxo total, 1 bypass |
2 fluxo total, 1 bypass |
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro |
33 l |
35 l |
33 l |
Sistema de refrigeração, volume total |
38 l |
38 l |
39,5 l |
* GNL
Combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm)
Biodiesel de geração 2 (EN15940, diesel sintético)
Até 150 000 km ou uma vez por ano com VDS4.
|
Binário disponível |
Desmultiplicação |
---|---|---|
EPTT350 |
350 Nm* |
1.26:1 |
EPTT650 |
650 Nm* |
1.26:1 |
EPTT1000 |
1000 Nm* |
1.26:1 |
* Binário disponível durante a condução e parado.
Potência de acordo com EC 582/2011
Potência de acordo com EC 582/2011
O D13TC está disponível com níveis de potência de 420, 460 e 500 cv. No entanto, os níveis de binário são mais elevados do que noutros motores D13. O D13TC de 460 cv atinge o mesmo nível de binário do motor D13 com 540 cv, mas com um regime de rotações mais baixo. E o I-Save de 500 cv entra em terrenos do D16 com 2800 Nm no mesmo regime de rotações baixo.
Isso é possibilitado pela tecnologia Turbo Compound, que utiliza uma turbina adicional a seguir ao turbocompressor para reutilizar o excesso de energia dos gases de escape. Esta energia é convertida em binário diretamente na cambota, garantindo um motor potente e extremamente económico.
D13K380 (279 kW) |
|
---|---|
Potência máxima às 1700 r/min |
380 cv |
Binário máximo às 830–1400 r/min |
1814 Nm |
D13K420 (309 kW) |
|
Potência máxima às 1404–1700 r/min |
420 cv |
Binário máximo às 905–1400 r/min |
2100 Nm |
D13K420TC (309 kW) |
|
Potência máxima às 1230–1600 r/min |
420 cv |
Binário máximo às 900–1230 r/min |
2400 Nm |
D13K460 (345 kW) |
|
Potência máxima às 1404–1700 r/min |
460 cv |
Binário máximo às 945–1400 r/min |
2300 Nm |
D13K460TC (345 kW) |
|
Potência máxima às 1240–1600 r/min |
460 cv |
Binário máximo às 900–1240 r/min |
2600 Nm |
D13K500 (368 kW) |
|
Potência máxima às 1404–1700 r/min |
500 cv |
Binário máximo às 980–1400 r/min |
2500 Nm |
D13K500TC (368 kW) |
|
Potência máxima às 1250–1600 r/min |
500 cv |
Binário máximo às 900–1250 r/min |
2800 Nm |
D13K540 (397 kW) |
|
Potência máxima às 1458–1700 r/min |
540 cv |
Binário máximo às 1000–1400 r/min |
2600 Nm |
Potência de acordo com EC 582/2011
G13C420 (309 kW) |
|
---|---|
Potência máxima às 1400–1800 r/min |
420 cv |
Binário máximo às 1000–1400 r/min |
2100 Nm |
G13C460 (338 kW) |
|
Potência máxima às 1700–1800 r/min |
460 cv |
Binário máximo às 1050–1400 r/min |
2300 Nm |
G13C500 (368 kW) |
|
Potência máxima às 1404-1700 r/min |
500 cv |
Binário máximo às 980-1404 r/min |
2500 Nm |
Designação |
Mudança mais alta |
Binário do motor (Nm) |
Peso bruto de conjunto (toneladas) |
---|---|---|---|
AT2412G | Direct Drive (1:1) | 2400 | 44 |
AT2612G | Direto | 2600 | 100 |
ATO2612G | Overdrive | 2600 | 100 |
AT2812G | Direct Drive (1:1) | 2800 | 60 |
ATO3112G | Overdrive | 3150 | 100 |
Designação |
Eixo |
Engrenagem |
Binário máximo (Nm) |
Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas) |
Peso bruto de conjunto (toneladas) |
---|---|---|---|---|---|
Redução simples |
|||||
RSS1244B |
Simples |
Hipóide |
2800 |
12 |
44 |
RSS1344C/D |
Simples |
Hipóide |
2600 |
13 |
44 |
RSS1344E |
Simples |
Hipóide |
2800 |
13 |
44 |
RSS1352A |
Simples |
Hipóide |
2800 |
13 |
52 |
RSS1356 |
Simples |
Hipóide |
2400/2800 |
13 |
56/44 |
RSS1360 |
Simples |
Hipóide |
3550 |
13 |
60 |
RSS1370A/B |
Simples |
Hipóide |
3550 |
13 |
70 |
RTS2370A |
Tandem |
Hipóide |
3550 |
23 |
70 |
RTS2310A |
Tandem |
Hipóide |
3550 |
23 |
100 |
Redução nos cubos |
|||||
RSH1370F |
Simples |
Helicoidal cónica |
3550 |
13 |
70 |
RTH2610F |
Tandem |
Helicoidal cónica |
3550 |
26 |
100 |
RTH3210 |
Tandem |
Helicoidal cónica |
3550 |
32 |
100 |
RTH3312 |
Tandem |
Helicoidal cónica |
3550 |
33 |
120 |
RTH3815 |
Tandem |
Helicoidal cónica |
3550 |
38 |
150 |
RSS1244B |
RSS1344C/D |
RSS1344E |
RSS1352A |
RSS1356 |
RSS1360 |
RSS1370A/B |
RTS2370A |
RTS2310A |
RSH1370F |
RTH2610F |
RTH3210G |
RTH3312B |
RTH3815 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2.31:1 |
2.31:1* | 2.31:1 | 2.31:1 | 2.50:1 | 2.47:1 | 2.06:1 | 2.43:1 | 2.06:1 | 3.46:1 | 3.33:1 | 3.33:1 | 3.61:1 | 4.14:1 |
2.47:1 |
2.47:1* | 2.47:1 | 2.47:1 | 2.64:1 | 2.64:1 | 2.17:1 | 2.57:1 | 2.17:1 | 3.61:1 | 3.46:1 | 3.46:1 | 3.76:1 | 4.58:1 |
2.64:1 |
2.64:1* | 2.64:1 | 2.64:1 | 2.79:1 | 2.85:1 | 2.31:1 | 2.83:1 | 2.31:1 | 3.76:1 | 3.61:1 | 3.61:1 | 4.12:1 | 5.43:1 |
2.85:1 |
2.85:1* | 2.85:1 | 2.85:1 | 3.10:1 | 3.08:1 | 2.47:1 | 3.09:1 | 2.47:1 | 4.12:1 | 3.76:1 | 3.76:1 | 4.55:1 | 7.22:1 |
3.08:1 |
3.08:1* | 3.08:1 | 3.08:1 | 3.44:1 | 3.40:1 | 2.64:1 | 3.40:1 | 2.64:1 | 4.55:1 | 3.97:1 | 3.97:1 | 5.41:1 | |
3.36:1 |
3.36:1* | 3.36:1 | 3.36:1 | 3.67:1 | 3.67:1 | 2.85:1 | 3.78:1 | 2.85:1 | 5.41:1 | 4.12:1 | 4.12:1 | 7.21:1 | |
|
3.70:1 | 4.11:1 | 3.08:1 | 4.13:1 | 3.08:1 | 4.55:1 | 4.55:1 | ||||||
|
4.11:1 | 3.40:1** | 4.50:1 | 3.36:1 | 5.41:1 | 5.41:1 | |||||||
|
4.63:1 | 3.67:1** | 5.14:1 | 3.70:1 | 7.21:1 | ||||||||
|
5.29:1 | 4.11:1** | 5.67:1 | 4.11:1 | |||||||||
|
6.17:1 | 6.17:1 | 4.63:1 |
* Para RSS1344D/E
** Para RSS1370B
|
D13K380 | D13K420 | D13K460 | D13K500 | D13K540 | D13K420TC | D13K460TC | D13K500TC | G13C420 | G13C460 | G13C500 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
I-Shift |
||||||||||||
AT2412G | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||||||
AT2612G | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
ATO2612G | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
AT2812G | ● | |||||||||||
ATO3112G | ● | |||||||||||
I-Shift Dual Clutch |
||||||||||||
SP02812 |
● | ● | ● | ● | ● | |||||||
Eixos de redução simples |
||||||||||||
RSS1244B |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
RSS1344C/D |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
RSS1344E |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | |||
RSS1352A |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
RSS1356 |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
RSS1360 |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | |||
RSS1370A/B |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
RTS2370A |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
RTS2310A |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
Eixos de redução nos cubos |
||||||||||||
RSH1370F |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
RTH2610F |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
RTH3210 |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | |||||
RTH3312 |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | |||||
RTH3815 |
● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
PTER-DIN: Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400: Tomada de força montada na parte de trás do motor para ligação direta por flange para uma bomba hidráulica.
PTER-100: Tomada de força montada na parte de trás do motor para ligação direta por flange para uma bomba hidráulica.
PTR-F: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-FL/FH: Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.
PTRD-D: Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.
PTRD-D2: Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.