|
D8K |
G9K320 |
---|---|---|
Norma de emissões | Euro 6 | Euro 6 |
N.º de cilindros |
6 |
6 |
Cilindrada |
7,7 dm3 |
8,9 dm3 |
Curso |
135 mm |
144,5 mm |
Diâmetro |
110 mm |
114 mm |
Taxa de compressão |
17.5:1 |
12:01 |
Regime económico |
1000–1700 r/min |
1200–1700 r/min |
Efeito de travagem de escape (2800 r/min) |
120 kW (2800 r/min) | - |
Potência do travão de compressão (2800 r/min) |
170 kW (2800 r/min) | - |
Filtros de óleo |
1 |
2 |
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro |
25,5 l |
27,6 l |
Sistema de refrigeração, volume total |
17 l |
12,4 l |
Intervalo de mudança do óleo
Até 120 000 km, ou a cada dois anos, com óleo VDS5.
Pré-requisitos de combustível
EN 590 (norma da UE): teor máx. de enxofre de 10 ppm.
Tomada de força montada no motor
Desmultiplicação 1:1, 600 Nm de binário disponível durante a condução e parado.
Versão biodiesel
O D8K320 também está disponível em versão biodiesel (B100), homologado para Euro 6. Para obter informações sobre intervalos de manutenção, contacte o seu concessionário Volvo.
Binário disponível | Desmultiplicação | |
---|---|---|
PTER-DIN | 600 Nm* | 1:1 |
PTER-1400 | 600 Nm* | 1:1 |
PTER-100 | 600 Nm* | 1:1 |
* binário disponível durante a condução e parado. Com AT2412, binário máx. durante a condução = 150 Nm.
Potência de acordo com: EC 582/2011
D8K250 (184 kW) |
|
---|---|
Potência máxima às 2100 r/min |
250 cv |
Binário máximo às 900–1700 r/min |
950 Nm |
D8K280 (206 kW) |
|
Potência máxima às 2100 r/min |
280 cv |
Binário máximo às 950–1700 r/min |
1050 Nm |
D8K320 (235 kW) |
|
Potência máxima às 2100 r/min |
320 cv |
Binário máximo às 1050–1600 r/min |
1200 Nm |
D8K350 (258 kW) |
|
Potência máxima às 2200 r/min |
350 cv |
Binário máximo às 1200–1600 r/min |
1400 Nm |
Potência de acordo com: EC 582/2011
G9K320 |
|
---|---|
Potência máxima às 2000–2100 r/min |
320 cv (239 kW) |
Binário máximo às 1300–1400 r/min |
1356 Nm |
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
---|---|---|---|
AT2412G | Direto | 2400 | 44 |
As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A alavanca das mudanças curta, integrada no painel de instrumentos, é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso. As caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.
Designação |
Mudança mais alta |
Binário do motor (Nm) |
Peso bruto de conjunto (toneladas) |
---|---|---|---|
ZTO1006 |
6 |
1050 |
32 |
ZTO1109 |
9 |
1200 |
44 |
A transmissão automática dispõe de excelentes propriedades de arranque e mudanças de velocidade suaves em todo o regime de velocidades. A caixa de velocidades é controlada através de botões no painel de instrumentos. Pode ser especificada com uma tomada de força.
Designação |
Mudança mais alta |
Binário do motor (Nm) |
Peso bruto de conjunto (toneladas) |
---|---|---|---|
AL306 |
6 |
1300 |
32 |
Designação |
Eixo |
Engrenagem |
Binário máximo (Nm) |
Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas) |
Peso bruto de conjunto (toneladas) |
---|---|---|---|---|---|
Redução simples |
|
|
|
|
|
RSS1344C |
Simples |
Hipoide |
2800 |
13 |
44 |
RSS1344C | Simples | Hipoide | 2600 | 13 | 44 |
RTS2370A |
Tandem |
Hipoide |
3550 |
23 |
70 |
Redução nos cubos |
|
|
|
|
|
RSH1370F |
Simples |
Hipoidal |
3550 |
13 |
70 |
RTH2180C |
Tandem |
Hipoide |
1200 |
21 |
80 |
RSS1344C | RTS2370A | RSH1370F | RTH2180D | RS1344E |
---|---|---|---|---|
2.64:1 | 3.09:1 | 3.76:1 | 2.63:1 | 2.47:1 |
2.85:1 | 3.40:1 | 4.12:1 | 2.94:1 | 2.64:1 |
3.08:1 | 3.78:1 | 4.55:1 | 3.13:1 | 2.85:1 |
3.36:1 | 4.13:1 | 4.67:1 | 3.33:1 | 3.08:1 |
3.70:1 | 4.50:1 | 5.41:1 | 3.57:1 | 3.36:1 |
4.11:1 | 5.14:1 | 6.18:1 | 3.85:1 | |
4.63:1 | 5.67:1 | 7.21:1 | 4.17:1 | |
5.29:1 | 6.17:1 | |||
6.17:1 |
D8K250 | D8K280 | D8K320 | D8K350 | G9K320 | |
---|---|---|---|---|---|
Caixas de velocidades | |||||
AT2412G | ● | ● | ● | ● | |
ZTO1006 | ● | ● | |||
ZTO1109 | ● | ● | ● | ||
AL306 | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixos de redução simples | |||||
RSS1344C | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1344E | ● | ● | ● | ● | |
RTS2370A | ● | ● | ● | ||
Eixos de redução nos cubos | |||||
RSH1370F | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH2180D | ● | ● |
PTER-DIN
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER100
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTR-HF/FH/ZF
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-HP/PH/ZF
Ligação por bomba, baixa ou alta velocidade.
PTRD-D1D
Duas ligações com acessório de ligação por bomba e acessório de ligação por flange.