Volvo Trucks

Auto Sueco Portugal

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Especificações da linha motriz do Volvo FE

  • Gama de motores
  • I-Shift
  • Packs de software I-Shift
  • Caixas de velocidades manuais
  • Eixos traseiros
  • Desmultiplicações do eixo traseiro
  • Tomadas de força
  • Combustíveis alternativos

Preparado para combustíveis alternativos

Todos os níveis de potência para o motor D8K estão certificados para diesel sintético (HVO). Existe uma variante do nosso motor D8K 320 que funcionará a biodiesel puro (B100) – certificado para Euro 6. A opção perfeita se pretende ajudar o ambiente e desfrutar dos incentivos disponíveis no seu mercado.  

Motores

 

D8K

G9K320

N.º de cilindros

6

6

Cilindrada

7,7 dm3

8,9 dm3

Curso

135 mm

144,5 mm

Diâmetro

110 mm

114 mm

Taxa de compressão

17.5:1

12:1

Regime económico

1000–1700 r/min

1200–1700 r/min

Efeito de travagem de escape (2800 r/min)

120 kW

-

Potência do travão de compressão (2800 r/min)

170 kW

-

Filtros de óleo

1

2

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro

25,5 l

27,6 l

Sistema de refrigeração, volume total

17 l

12,4 l

Intervalo de mudança do óleo
Até 100 000 km, ou a cada dois anos, com óleo VDS4 e VDS4.5.

Pré-requisitos de combustível
EN 590 (norma da UE): teor máx. de enxofre de 10 ppm.

Tomada de força montada no motor
Desmultiplicação 1:1, 600 Nm de binário disponível durante a condução e parado.

Versão biodiesel
O D8K320 também está disponível em versão biodiesel (B100), homologado para Euro 6. Para obter informações sobre intervalos de manutenção, contacte o seu concessionário Volvo.

D8K – POTÊNCIA/BINÁRIO

D8K – POTÊNCIA/BINÁRIO

Potência de acordo com: EC 582/2011

­ D8K250 (184 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

250 cv

Binário máximo às 900–1700 r/min

950 Nm

D8K280 (206 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

280 cv

Binário máximo às 950–1700 r/min

1050 Nm

D8K320 (235 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

320 cv

Binário máximo às 1050–1600 r/min

1200 Nm

D8K350 (258 kW)

 

Potência máxima às 2200 r/min

350 cv

Binário máximo às 1200–1600 r/min

1400 Nm

Potência e binário do Volvo G9K

G9K320 – POTÊNCIA/BINÁRIO

Potência de acordo com: EC 582/2011

G9K320

 

Potência máxima às 2000–2100 r/min

320 cv (239 kW)

Binário máximo às 1300–1400 r/min

1356 Nm

I-Shift

A I-Shift é a caixa de velocidades da Volvo com sistema automático de mudança de velocidades para todas as aplicações. Muito conhecida pela rapidez na mudança de velocidades, aumenta o conforto do motorista e reduz o consumo de combustível. Pode ser equipada com uma tomada de força ou uma bomba de direção assistida de emergência. Para certas aplicações, está disponível um radiador de óleo da transmissão extra. A I-Shift é manobrada a partir de uma haste por trás do volante.

Packs de software I-Shift para o Volvo FE

Básico (TP-BAS)
O software básico concebido para se adaptar à maioria dos requisitos de transporte.

Distribuição e Construção (TP-DICON)
Melhorar o desempenho em condições mais exigentes, como, por exemplo, as manobras em espaços exíguos.

Economia de Combustível (TP-FUEC) - Concebido para otimizar a condução para a melhor economia de combustível.

Packs de software I-Shift

Funções

TP-BAS

TP-DICON

TP-FUEC

Estratégia Básica de Engrenamento

Engrenamento Rápido

Seleção de Velocidades Básica

Monitorização da Temperatura do Óleo da Transmissão

Estratégia Melhorada de Engrenamento

 

Controlo de Arranque

 

I-Roll

 

 

Inibição/ativação de Kickdown

 

 

Opções adicionais

 

 

 

Funções para PTO melhoradas

Seleção de Velocidades em Modo Automático, incluindo Kickdown

Caixas de velocidades manuais

As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A alavanca das mudanças curta, posicionada no túnel, é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso. A transmissão automática é controlada através de botões. Todas as caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.

Caixas de Velocidades Automáticas

Designação

 

Número de velocidades

Binário máximo

Peso bruto de conjunto

D8K250

D8K280

D8K320

D8K350

AL306

Automático

6

1300 Nm

32 toneladas

Caixas de velocidades manuais

Designação

 

Número de velocidades

Binário máximo

Peso bruto de conjunto

D8K250

D8K280

D8K320

D8K350

ZTO1006

Manual

6

1050 Nm

32 toneladas

 

 

ZTO1109

Manual

9

1200 Nm

44 toneladas

Caixas de Velocidades Automáticas

Designação

 

Número de velocidades

Binário máximo

Peso bruto de conjunto

D8K250

D8K280

D8K320

D8K350

AL306

Automático

6

1300 Nm

32 toneladas

Eixos traseiros

Designação

Eixo

Engrenagem

Binário máximo

Carga máxima sobre o eixo

Peso bruto de conjunto

Redução simples

 

 

 

 

 

RSS1344C

Simples

Hipóide

2600 Nm

13 toneladas

44 toneladas

RTS2370A

Tandem

Hipóide

3550 Nm

23 toneladas

70 toneladas

Redução nos cubos

 

 

 

 

 

RSH1370F

Simples

Hipoidal

3550 Nm

13 toneladas

70 toneladas

RTH2180C

Tandem

Hipóide

1200 Nm

21 toneladas

80 toneladas

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS1344C

RTS2370A

RSH1370F

RTH2180C

2.64:1

3.09:1

3.76:1

2.96:1

2.85:1

3.40:1

4.12:1

3.08:1

3.08:1

3.78:1

4.55:1

3.22:1

3.36:1

4.13:1

4.67:1

3.36:1

3.70:1

4.50:1

5.41:1

3.52:1

4.11:1

5.14:1

6.18:1

3.70:1

4.63:1

5.67:1

7.21:1

3.89:1

5.29:1

6.17:1

 

4.12:1

6.17:1

 

 

4.35:1

 

 

 

4.62:1

 

 

 

4.82:1

 

 

 

5.12:1

 

 

 

5.43:1

 

 

 

5.86:1

 

 

 

6.31:1

Tomadas de força

 

Variante de PTO

Designação

Desmultiplicação de velocidade

Binário máximo (Nm)

Rotação

ZTO1006

PTR-ZF4

Flange

1:1.699

320

Igual 

 

PTR-ZF5

Bomba

1:1.699

320

Igual

 

PTR-FH5

Flange

1:0.963

450

Igual

 

PTR-PH4

Bomba

1:0.963

450

Igual

 

 

 

 

 

 

ZTO1109

PTR-ZF2

Flange

1:1.903

410

Igual

 

PTR-ZF3

Bomba

1:1.903

410

Igual

 

PTR-FH1

Flange

1:0.970

800

Inversa 

 

PTR-PH1

Bomba

1:0.970

800

Inversa 

 

PTR-FH2

Flange

1:1.253

430

Igual

 

PTR-PH2

Bomba

1:1.253

430

Igual

 

PTR-FH5

Flange

1:1.778

450

Igual

 

PTR-PH4

Bomba

1:1.778

450

Igual

 

PTRA-PH1*

Bomba

1:0.970

600

Inversa 

 

PTRA-PH2*

Bomba

1:1.253

430

Igual

 

 

 

 

 

 

 AT2412F

PTRD-D1D (TPTT730)

Flange

1:1.292–1.645

730

Inversa 

 

PTRD-D1D (TPTT730)

Bomba

1:1.292–1.645

730

Igual

 

PTRD-D1D (TPTT870)

Flange

1:1.040–1.325

870

Inversa 

 

PTRD-D1D (TPTT870)

Bomba

1:1.040–1.325

870

Igual

 

PTR-FH1

Flange

1:0.705–0.897

1000

Inversa 

 

PTR-PH1

Bomba

1:0.705–0.897

1000

Inversa 

 

PTR-FH2

Flange

1:0.910–1.159

430

Igual

 

PTR-PH2

Bomba

1:0.910–1.159

430

Igual

 

 

 

 

 

 

AL306

PR-HP4T

Bomba

1:1.401

400

Igual

 

PR-HP4TL

Bomba

1:1.139

400

Igual

 

PR-HP6TH

Bomba

1:1.401

600

Igual

 

PR-HP6TL

Bomba

1:1.139

600

Igual

 

 

 

 

 

 

D8K

PTER1400

Flange

1:1.000

600**

Inversa 

 

PTER-DIN

Bomba

1:1.000

600**

Inversa

 

PTER-100

Flange

1:1.000

600**

Inversa

*PTO adicional opcional para PTR-ZF2/ZF3
**Com AT2412F, binário máx. durante a condução = 150 Nm

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