Trucks

Especificações da linha motriz do Volvo FE

Motores

 

D8K

G9K320

Norma de emissões Euro 6 Euro 6

N.º de cilindros

6

6

Cilindrada

7,7 dm3

8,9 dm3

Curso

135 mm

144,5 mm

Diâmetro

110 mm

114 mm

Taxa de compressão

17.5:1

12:01

Regime económico

1000–1700 r/min

1200–1700 r/min

Efeito de travagem de escape (2800 r/min)

120 kW (2800 r/min)

-

Potência do travão de compressão (2800 r/min)

170 kW (2800 r/min)

-

Filtros de óleo

1

2

Volume de mudança de óleo, incluindo filtro

25,5 l

27,6 l

Sistema de refrigeração, volume total

17 l

12,4 l

Intervalo de mudança do óleo
Até 120 000 km, ou a cada dois anos, com óleo VDS5.

Pré-requisitos de combustível
EN 590 (norma da UE): teor máx. de enxofre de 10 ppm.

Tomada de força montada no motor
Desmultiplicação 1:1, 600 Nm de binário disponível durante a condução e parado.

Versão biodiesel
O D8K320 também está disponível em versão biodiesel (B100), homologado para Euro 6. Para obter informações sobre intervalos de manutenção, contacte o seu concessionário Volvo.

Tomada de força montada no motor

  Binário disponível Desmultiplicação
PTER-DIN 600 Nm* 1:1
PTER-1400 600 Nm* 1:1
PTER-100 600 Nm* 1:1

* binário disponível durante a condução e parado. Com AT2412, binário máx. durante a condução = 150 Nm.

D8K – POTÊNCIA/BINÁRIO

Potência de acordo com: EC 582/2011

 

­ D8K250 (184 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

250 cv

Binário máximo às 900–1700 r/min

950 Nm

D8K280 (206 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

280 cv

Binário máximo às 950–1700 r/min

1050 Nm

D8K320 (235 kW)

 

Potência máxima às 2100 r/min

320 cv

Binário máximo às 1050–1600 r/min

1200 Nm

D8K350 (258 kW)

 

Potência máxima às 2200 r/min

350 cv

Binário máximo às 1200–1600 r/min

1400 Nm

G9K320 – POTÊNCIA/BINÁRIO

Potência de acordo com: EC 582/2011

G9K320

 

Potência máxima às 2000–2100 r/min

320 cv (239 kW)

Binário máximo às 1300–1400 r/min

1356 Nm

I-Shift

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser instalada com um retardador compacto, tomada de força e um radiador de óleo.

I-Shift

Designação Mudança mais alta Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)
AT2412G Direto 2400 44

Caixas de velocidades manuais

As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A alavanca das mudanças curta, integrada no painel de instrumentos, é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso. As caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.

Caixas de velocidades manuais

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

ZTO1006

6

1050

32

ZTO1109

9

1200

44

Caixas de Velocidades Automáticas

A transmissão automática dispõe de excelentes propriedades de arranque e mudanças de velocidade suaves em todo o regime de velocidades. A caixa de velocidades é controlada através de botões no painel de instrumentos. Pode ser especificada com uma tomada de força.

Caixas de Velocidades Automáticas

Designação

Mudança mais alta

Binário do motor (Nm)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

AL306

6

1300

32

Eixos traseiros

Designação

Eixo

Engrenagem

Binário máximo (Nm)

Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas)

Peso bruto de conjunto (toneladas)

Redução simples

 

 

 

 

 

RSS1344C

Simples

Hipoide

2800

13

44

RSS1344C Simples Hipoide 2600 13 44

RTS2370A

Tandem

Hipoide

3550

23

70

Redução nos cubos

 

 

 

 

 

RSH1370F

Simples

Hipoidal

3550

13

70

RTH2180C

Tandem

Hipoide

1200

21

80

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS1344C RTS2370A RSH1370F RTH2180D RS1344E
2.64:1 3.09:1 3.76:1 2.63:1 2.47:1
2.85:1 3.40:1 4.12:1 2.94:1 2.64:1
3.08:1 3.78:1 4.55:1 3.13:1 2.85:1
3.36:1 4.13:1 4.67:1 3.33:1 3.08:1
3.70:1 4.50:1 5.41:1 3.57:1 3.36:1
4.11:1 5.14:1 6.18:1 3.85:1  
4.63:1 5.67:1 7.21:1 4.17:1  
5.29:1 6.17:1      
6.17:1        

Combinações de linha motriz

  D8K250 D8K280 D8K320 D8K350 G9K320
Caixas de velocidades          
AT2412G  
ZTO1006      
ZTO1109    
AL306
Eixos de redução simples          
RSS1344C
RSS1344E  
RTS2370A    
Eixos de redução nos cubos          
RSH1370F
RTH2180D      

Tomadas de força

Existe uma vasta gama de tomadas de força independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de superstrutura.

Montada no motor

PTER-DIN
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

PTER1400
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

PTER100
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

Montada na caixa de velocidades

PTR-HF/FH/ZF
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

PTR-HP/PH/ZF
Ligação por bomba, baixa ou alta velocidade.

PTRD-D1D
Duas ligações com acessório de ligação por bomba e acessório de ligação por flange.

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