Guia Prático do Motorista Saudável

Consulte aqui o Guia Prático do Motorista Saudável, mantenha-se actualizado.

 

guia do motorista

Porque a fadiga é uma das principais causas de acidentes na estrada, apresentamos alguns exercícios de alongamento que pode colocar em prática durante a sua viagem, de modo a estar mais alerta e prevenir as dores e mal-estar. É usual que ao conduzir durante várias horas seguidas, sinta dores de costas, pernas, braços e mãos.
O corpo de um condutor acumula muita tensão quando passa longos períodos de tempo sentado ao volante, o que afeta negativamente a circulação sanguínea. Os movimentos, ainda que pequenos, ajudam a lubrificar as articulações e levam nutrientes à coluna vertebral.

alongamentos

Alongamentos dentro da cabine

Na profissão de motorista grande parte do dia é passado na estrada ao volante e a exigência de permanecer sentado durante todo o tempo tem como consequência problemas para a saúde: dores musculares, inchaço nas pernas, tensão e também LER (Lesão por Esforço Repetitivo), obesidade, hipertensão, colesterol e triglicéridos elevados, diabetes tipo II e doenças cardiovasculares, entre outras. Isso acontece porque o corpo humano não foi feito para permanecer durante longos períodos parado.

alongamentos cabine

Alongar o pescoço

Na Volvo incentivamos os nossos motoristas a adotar alguns hábitos no seu dia-a-dia, como uma alimentação saudável e equilibrada, e a prática de exercícios como alongamentos, para reduzir o desconforto de permanecer na mesma posição o dia todo e garantir maior segurança na estrada.

alongamentos cabine

Alongar peitoral

Muitas vezes adiamos uma ação ou uma tarefa, "deixamos para amanhã", porque queremos evitar fazer algo que aparentemente nos parece “desagradável", mas uma das razões de adiarmos o que devemos fazer é que as metas a que nos propomos são geralmente muito ambiciosas e vagas - o que as torna intimadoras e desagradáveis.

alongamentos cabine

Alongar os ombros

Pense no 'eu futuro', os alongamentos proporcionarão mais flexibilidade e relaxamento para o corpo, que passará a suportar melhor as tensões do dia a dia, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

alongamentos cabine

alongar as costas

Pode aproveitar e fazer alguns exercícios dentro do conforto do seu habitáculo. Durante a sua viagem aproveite para fazer pequenas pausas, pelo menos a cada 2 horas, para alongar.

alongamentos cabine

Alongar os braços

Ao adquirir esse hábito poderá evitar alguns problemas de saúde e diminuirá o desconforto de ficar na mesma posição o dia todo. Convidamo-lo a fazer 10 repetições de cada um dos seguintes exercícios, são o suficiente para reduzir o cansaço e prevenir dores musculares.

alongamentos cabine

Alongar a coluna cervical

O sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou desportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento quotidiano decorrente do dia-a-dia da vida moderna.