Menos combustível, melhor tração e raio de viragem mais apertado. A Elevação do Eixo Tandem permite-lhe desativar e elevar um dos eixos motrizes – proporcionando a tração e capacidade de carga de um eixo motriz tandem, com as características de condução e a eficiência de um eixo de tração simples.
A Elevação do Eixo Tandem é ideal se conduzir com muita carga numa direção e vazio na outra. Quando o camião está descarregado, basta premir um botão no painel de instrumentos para desativar e elevar o eixo motriz. Assim que carregar o camião, o eixo motriz baixa automaticamente e é ativado para garantir a máxima tração e as melhores características de condução. Só demora 15 segundos do início ao fim, pelo que não se desperdiça tempo valioso.
Eixos motrizes criam mais fricção e resistência ao rolamento – o que significa um maior consumo de combustível. Se desativar e elevar o eixo quando não precisa dele, pode reduzir o consumo de combustível até 4% num percurso de regresso com o eixo elevado. O que pode significar isso para os seus resultados?
Quando o eixo está elevado, o camião comporta-se de forma semelhante a um 4×2 ou 6×2, o que resulta num raio mais apertado e numa capacidade de manobra significativamente melhor. Um 6×4 com uma distância entre eixos de 4,6 metros, por exemplo, pode reduzir o raio de viragem em mais de um metro e pode fazer uma grande diferença em passagens apertadas.
Precisa de mais tração? Se os limites de carga sobre os eixos o permitirem, basta premir um botão no painel de instrumentos para mudar o peso para um eixo motriz.