Porque criámos esta calculadora?

O conhecimento é o caminho para a mudança e, calculando todo o ciclo de vida dos nossos camiões, é possível tomar as melhores decisões no sentido de reduzir o impacto dos transportes de que as nossas sociedades dependem.

Não chega olhar para as emissões simplesmente quando o camião está na estrada. Ao invés, devemos olhar para tudo, para a origem das matérias-primas, para a quantidade de energia e materiais que consumimos, para a quantidade de emissões que as nossas fábricas libertam e para como podemos tornar a reciclagem eficiente. É por isso que, por exemplo, criámos a primeira fábrica automóvel do mundo neutra em termos de CO2.

Esperamos que esta transparência faça com que os nossos clientes vejam os benefícios de uma abordagem holística, para que, juntos, possamos assumir a responsabilidade pela concretização de transportes sustentáveis.

Ícone com uma fábrica

Produção

Este cálculo inclui toda a produção, até a extração de matérias-primas, transporte de materiais e peças e também a montagem.

Ícone com um camião a ser conduzido

Utilização

Esta secção abrange o impacto ambiental da vida útil de um camião, incluindo produção de combustíveis, consumo de combustível e assistência.

Ícone com um camião com um símbolo de reciclagem

Fim de vida

Aproximadamente 85 a 90% de um camião Volvo pode ser reciclado e um terço de um camião novo provém de material reciclado. Os cálculos incluem emissões de reciclagem, desperdícios e créditos de reciclagem.

Pés descalços a andar no chão.

Calculadora da pegada ambiental

Como podemos ser melhores a reduzir a nossa pegada ambiental? O primeiro passo é saber qual é o nosso impacto. É por isso que desenvolvemos a calculadora da pegada ambiental, para que todos nós possamos tomar decisões mais inteligentes e sustentáveis.

Estamos a enfrentar um futuro que depende da responsabilização da humanidade relativamente à forma como utilizamos os recursos do planeta e ao impacto que temos no ambiente. Esta é uma perspetiva que requer que analisemos todo o cenário: como são produzidos os nossos camiões, a quantidade de emissões que libertam e como podem ser reciclados.

A Volvo Trucks orgulha-se de poder dizer que tem os factos do impacto ao longo de todo o ciclo de vida. É assim que assumimos a responsabilidade.

Lars Mårtensson

Diretor Ambiental e de Inovação na Volvo Trucks

Dois homens a trabalhar em reparações num camião Volvo

Olhar para o ciclo de vida completo

A calculadora da pegada ambiental baseia-se num Avaliação de Ciclo de Vida Completo (LCA) que utiliza uma abordagem do início ao fim. Trata-se de um método desenvolvido em conjunto com instituições de investigação e engloba todas as atividades durante as fases de produção, utilização e fim de vida do camião com impacto ambiental significativo. Isso inclui tudo, desde extração de matérias-primas a eliminação e reciclagem de refugo produzido.

 

Utilizamos a metodologia LCA na Volvo Trucks desde o início da década de 90, sendo a fundação da nossa calculadora da pegada ambiental.

Volvo FH conduzido numa estrada com o sol a brilhar

Conhecimento para um futuro sustentável

Quando calculamos todo o ciclo de vida, dividimo-lo em cinco secções: materiais e produção, combustível, emissões de escape, manutenção e tratamento em final de vida (reciclagem). Mais de 90% do impacto ambiental de um camião a diesel normal ocorre durante a utilização efetiva do veículo. Taxa de enchimento, logística, peso e comprimento, co-modalidade, condução ecológica e calculadora da pegada ambiental, tudo são peças do cenário completo quando se pretende melhorar o impacto ambiental dos transportes.

Um dos melhores aspetos da redução do impacto dos camiões é o facto de o transporte fazer parte dos ciclos de vida da maioria dos produtos, sendo que quase tudo o que se vê à nossa volta foi, a dada altura, transportado por um camião. Aumentar os conhecimentos das empresas de transportes é fundamental, claro está, mas, num sentido mais lato, +e desejável aumentar a consciencialização da sociedade, para que as empresas possam pedir aos proprietários de frotas que cumpram os seus requisitos em termos de normas ambientais.

Criar os camiões da próxima geração

Desde a introdução da calculadora da pegada ambiental, a assistência foi continuamente desenvolvida com a ajuda de melhores conhecimentos e novos dados. Os dados que descobrimos através do LCA também nos ajudam a desenvolver a próxima geração de camiões Volvo. Servem como orientação no nosso trabalho com combustíveis alternativos e vários modelos de eletrificação.

Pessoa a utilizar a calculadora da pegada ambiental num tablet enquanto bebe café

Como fazemos os nossos cálculos

Esta é uma calculadora abrangente, facultando um valor aproximado da pegada real do seu camião. A base de dados que permite estes cálculos é ampla e complexa, baseada em pesquisas e testes exaustivos de camiões. Foram realizadas avaliações do ciclo de vida que constituem a base dos cálculos e incluem a produção de material, desde a extração de matérias-primas ao fabrico das peças utilizadas nas fábricas dos nossos fornecedores e nas nossas próprias fábricas de produção na Europa.

A manutenção também é incluída como reciclagem de material, transporte entre fábricas, produção de combustível e emissões de escape. Na fase de eliminação, são atribuídos créditos por evitar a produção de novo metal para o produto seguinte.

O impacto foi analisado em três áreas:

  • Produção
  • Utilização
  • Fim de vida

Torna-se claro, quando se olha para os valores, que as áreas mais importantes que afetam o impacto ambiental são o consumo de combustível, a quilometragem, os motores e o combustível.

A utilização pode, claro está, ser afetada por mais do que as escolhas de motores; por exemplo, a formação do motorista, o alinhamento das rodas e a pressão dos pneus. A calculadora da pegada ambiental é também uma indicação de que vale a pena monitorizar como gerimos as frotas de camiões e formamos motoristas.

Calculadora da pegada ecológica

Permita que o ajudemos a melhorar a sua frota!

Se pretende saber mais sobre como pode reduzir o seu impacto, contacte o seu concessionário local.

Encontre o seu concessionário local