Especificações da linha motriz para Volvo FMX
• Motores
• I-Shift
• Packs de software I-Shift
• Powertronic
• Eixos traseiros
• Desmultiplicações do eixo traseiro
• Combinações de linha motriz
• Tomadas de força
Motores
D11K | D13K | |
---|---|---|
N.º de cilindros | 6 | 6 |
Cilindrada | 10,8 dm³ | 12,8 dm³ |
Curso | 152 mm | 158 mm |
Diâmetro | 123 mm | 131 mm |
Taxa de compressão | 17.0:1 | 17.0:1 |
Regime económico | 950–1400 r/min | 900–1400 r/min |
Efeito de travagem de escape | (2400 r/min) 160 kW | (2300 r/min) 200 kW |
Efeito VEB | (2400 r/min) 290 kW | |
VEB | opção | |
Efeito VEB+ | (2300 r/min) 375 kW | |
VEB+ | opção | |
Filtros de óleo | 2 fluxo total, 1 bypass | 2 fluxo total, 1 bypass |
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro | 36 l | 33 l |
Sistema de refrigeração, volume total | 36 l | 38 l |
Pré-requisitos de combustível
Combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm)
Biodiesel de geração 2 (EN15940, diesel sintético)
Tomada de força montada no motor
Binário disponível | Desmultiplicação | |
---|---|---|
EPTT650 | 650 Nm* | 1.26:1 |
EPTT1000 | 1000 Nm* | 1.26:1 |

D11K - POTÊNCIA/BINÁRIO
Potência de acordo com: EC 582/2011
D11K330 (243 kW) | |
Potência máxima às 1600-1900 r/min | 330 cv |
Binário máximo às 950-1400 r/min | 1600 Nm |
D11K370 (273 kW) | |
Potência máxima às 1600–1900 r/min | 370 cv |
Binário máximo às 950–1400 r/min | 1750 Nm |
D11K410 (302 kW) | |
Potência máxima às 1600–1900 r/min | 410 cv |
Binário máximo às 1000–1400 r/min | 1950 Nm |
D11K450 (332 kW) | |
Potência máxima às 1600–1900 r/min | 450 cv |
Binário máximo às 1000–1400 r/min | 2150 Nm |

D13K – POTÊNCIA/BINÁRIO
Potência de acordo com: EC 582/2011
D13K420 (309 kW) | |
Potência máxima às 1400–1800 r/min | 420 cv |
Binário máximo às 860–1400 r/min | 2100 Nm |
D13K460 (338 kW) | |
Potência máxima às 1400–1800 r/min | 460 cv |
Binário máximo às 900–1400 r/min | 2300 Nm |
D13K500 (368 kW) | |
Potência máxima às 1400–1800 r/min | 500 cv |
Binário máximo às 1000–1400 r/min | 2500 Nm |
D13K540 (397 KW) | |
Potência máxima às 1450–1800 r/min | 540 cv |
Binário máximo às 1000–1450 r/min | 2600 Nm |
Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.
Especificações
Tipo |
Mudança mais alta |
Binário do motor |
Peso bruto de conjunto |
---|---|---|---|
AT2412F | Direct Drive (1:1) | 2400 Nm | 44 t |
AT2612F | Direct Drive (1:1) | 2600 Nm | 100 t |
ATO2612F | Overdrive | 2600 Nm | 100 t |
Packs de software I-Shift
Versão básica (TP-BAS)
A variante TP-BAS é o pack de software standard fornecido com a I-Shift e inclui as funções básicas de caixa de velocidades para condução em todas as situações.
Software de mudança de velocidades I-Shift para distribuição (TP-DIST)
A variante TP-DIST adapta o funcionamento da caixa de velocidades às condições específicas do segmento de distribuição. O pack de software inclui funções que facilitam o arranque e a execução de manobras em locais apertados e quando se conduz a baixas velocidades.
Software de mudança de velocidades I-Shift para construção (TP-CON)
A variante TP-CON adapta o funcionamento da caixa de velocidades às condições específicas do segmento de construção. O pack de software inclui funções que facilitam o arranque e a execução de manobras em locais apertados e quando se conduz a baixas velocidades. Este software também consegue lidar com condições da estrada mais difíceis.
Software de mudança de velocidades I-Shift para longo curso (TP-LONG)
A variante TP-LONG inclui funções inteligentes que levam a uma redução do consumo de combustível. Este pack de software é ideal para operações de transporte de longo curso em que a economia de combustível é um fator muito importante. Este pack inclui a função I-Roll.
Transportes pesados (TP-HD)
A variante TP-HD otimiza a I-Shift para transportes pesados com pesos brutos de conjunto elevados (>85 toneladas). Independentemente do peso bruto de conjunto, o motorista pode sempre otimizar as características de condução ativando ou desativando o modo HD (heavy duty) e ativando o modo de longo curso. As funções do pack de software também trazem
benefícios para camiões que transportem vários reboques.
Packs de software I-Shift
Variantes | TP-BAS | TP-DIST | TP-CON | TP-LONG | TP-HD** |
---|---|---|---|---|---|
Funções PTO Básicas (APF-BAS) | ● | ● | ● | ● | ● |
Funções para PTO Melhoradas (APF-ENH) | o | o | o | o | o |
Seleção de Velocidades Básica (AMSO-BAS) | ● | ● | ● | ● | ● |
Seleção de velocidades em modo Automático, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) | – | – | o | o | o |
Pack adicional básico (AVO-BAS) | ● | ● | ● | ● | ● |
Desempenho Melhorado – Mau Piso (AVO-ENH) | – | o | ● | o | o |
Estratégia Básica de Engrenamento | ● | ● | ● | ● | ● |
Engrenamento Rápido | ● | ● | ● | ● | ● |
Monitorização da Temperatura do Óleo da Transmissão | ● | ● | ● | ● | ● |
Arranque com Alta Rotação | ● | ● | ● | ● | ● |
I-Roll | – | – | – | ● | (•) |
Cruise Control Inteligente | – | – | – | ● | (•) |
Controlo de Arranque | – | ● | ● | ● | ● |
Estratégia Melhorada de Engrenamento (PBC ≤ 85 t) | – | ● | ● | ● | ● |
Trabalhos Pesados - PBC (85 t < PBC ≤ 180 t) | – | – | – | – | ● |
Redutora ultra-baixa* (ASO-ULC) | – | – | o | o | o |
Redutora* (ASO-C) | – | – | o | o | o |
Várias velocidades de marcha-atrás* (ARSO-MSR) | – | – | o | o | o |
I-See, utilização de dados de GPS | – | – | – | o | o |
• Série (•) A função pode ser utilizada quando a variante TP-LONG está ativada. o Opcional – Não disponível
*Apenas AT2612F, ATO2612F, ARSO-MSR requer ASO-ULC ou ASO-C.
**Apenas AT2612F e ATO2612F
Função da I-Shift explicadas
Estratégia Básica de Engrenamento
Seleção automática da velocidade de arranque adequada (1ª a 6ª velocidade). A escolha da velocidade de arranque é influenciada pelo peso bruto e pela inclinação da estrada.
Engrenamento Rápido
Permite fazer passagens de caixa mais rápidas e suaves através da utilização inteligente do travão de compressão do motor (VEB), da embraiagem do veículo e de um travão de transmissão especial.
Seleção de Velocidades Básica
Permite ao motorista ajustar a seleção da mudança engrenada com os botões da alavanca das mudanças durante travagens com o motor em modo automático.
Monitorização da Temperatura do Óleo da Transmissão
Exibe a temperatura do óleo da caixa de velocidades no display de informações do motorista.
Estratégia Melhorada de Engrenamento
Ao interagir com o EBS e o ECS, os arranques e as manobras apertadas são simplificados. Maximiza o efeito de travagem do VEB/VEB+ ao selecionar automaticamente a mudança certa para o motor funcionar a rotações elevadas. Ao mudar de velocidade durante uma travagem com o motor, os travões das rodas são ativados para compensar a perda de binário de travagem.
Controlo de Arranque
Otimiza a seleção de mudanças e as funções EBS quando se manobra a velocidades baixas. Entre outras coisas, esta função também assegura que a Ajuda ao Arranque em Subida só é acionada em subidas.
I-Roll
Ativação e desativação automática de uma função de roda livre com o objetivo de reduzir o consumo de combustível. O I-Roll é utilizado quando não é necessária a potência nem a travagem do motor, por exemplo, em terreno plano.
Cruise Control inteligente
Interage com o Brake Cruise (controlo de travagem) do veículo e assegura que os travões auxiliares não são ativados desnecessariamente. A função de roda livre pode, assim, ter uma utilização ainda maior.
I-See
Um software inteligente para a I-Shift que consegue memorizar dados topográficos e utilizar essa informação para poupar combustível e aumentar o conforto de condução. Os dados são guardados numa base de dados disponível para outros utilizadores do I-See. Quando encomendar o I-See, o cruise control I-Cruise também é incluído. (O I-Cruise também pode ser encomendado em separado.)
Trabalhos Pesados
Otimiza a seleção de velocidades para pesos brutos de conjunto elevados, 85–180
toneladas.
Opções adicionais
Funções para PTO Melhoradas
Várias funções que facilitam a utilização da tomada de força.
Seleção de Velocidades em Modo Automático, incluindo Kickdown
Permite ajustar a seleção de velocidades através dos botões existentes no seletor da caixa de velocidades durante o arranque e ao conduzir em modo automático. A função kickdown seleciona a mudança certa para máxima aceleração.
Desempenho melhorado – Mau Piso
Diversas funções que ajustam a mudança de velocidades e facilitam o arranque e a condução em pisos em más condições ou em terreno acidentado.
Transmissão powershift totalmente automática com conversor de binário e radiador de óleo. Muda de velocidade sem perda de potência. A Powertronic pode ser encomendada de fábrica com uma tomada de força, um retardador integrado e bomba de direção assistida de emergência.
Powertronic
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
---|---|---|---|
PT2106 | Direct Drive (1:1) | 2100 | 44 |
PT2606 | Direct Drive (1:1) | 2600 | 60 |
Programas de condução incorporados Powertronic
Economia
Para uma economia de combustível otimizada. As mudanças de velocidade ocorrem no regime de rotações mais económico.
Desempenho
Utilizado quando é necessária mais potência do motor. A transmissão efetua as mudanças de velocidade em regimes de rotações mais elevados.
Caixa split/range manual de 14 velocidades com duas velocidades super-lentas, doze velocidades de avanço sincronizadas e quatro velocidades de marcha-atrás. O acionamento por cabos proporciona movimentos de mudança de velocidades curtos e precisos e elimina vibrações na alavanca das mudanças. A função patenteada de assistência de sincronização da Volvo contribui para uma redução da força empregue na mudança de velocidades. As caixas de velocidades podem ser equipadas com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.
Caixas de velocidades manuais
Designação | Mudança mais alta | Binário do motor (Nm) | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
---|---|---|---|
VT2214B | Direct Drive (1:1) | 2200 | 100 |
VTO2214B | Overdrive | 2200 | 100 |
VT2514B | Direct Drive (1:1) | 2500 | 100 |
VTO2514B | Overdrive | 2500 | 100 |
VT2814B | Direct Drive (1:1) | 2800 | 100 |
VTO2814B | Overdrive | 2800 | 100 |
Eixos traseiros
Designação | Eixo | Engrenagem | Binário máximo (Nm) | Carga máxima sobre o eixo/bogie (toneladas) | Peso bruto de conjunto (toneladas) |
---|---|---|---|---|---|
Redução simples | |||||
RSS1344C/D | Simples | Hipóide | 2600 | 13 | 44 |
RSS1356 | Simples | Hipóide | 2400/2800 | 13 | 56/44 |
RSS1360 | Simples | Hipóide | 3550 | 13 | 70 |
RTS2370A | Tandem | Hipóide | 3550 | 23 | 80 |
RSS1144 | Simples | Hipóide | 2800 | 11.7 | 44 |
Redução nos cubos | |||||
RSH1365 | Simples | Hipoidal | 2400 | 13 | 65 |
RSH1370F | Simples | Helicoidal cónica | 3550 | 13 | 70 |
RTH2610F | Tandem | Helicoidal cónica | 3550 | 26 | 100 |
RTH3210F | Tandem | Helicoidal cónica | 3550 | 32 | 100 |
RTH3312 | Tandem | Helicoidal cónica | 3550 | 33 | 120 |
Desmultiplicações do eixo traseiro
RSS1144 | RSS1344C/D | RSS1356 | RSS1360 | RTS2370A | RSH1365 | RSH1370F | RTH2610F | RTH3210F | RTH3312 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2.31:1 | 2.31:1* | 2.50:1 | 2.47:1 | 2.43:1 | 3.61:1 | 3.46:1 | 3.33:1 | 3.33:1 | 3.61:1 |
2.47:1 | 2.47:1* | 2.64:1 | 2.64:1 | 2.57:1 | 3.76:1 |
3.61:1 | 3.46:1 | 3.46:1 | 3.76:1 |
2.64:1 | 2.64:1 | 2.79:1 | 2.85:1 | 2.83:1 | 4.12:1 | 3.76:1 | 3.61:1 | 3.61:1 | 4.12:1 |
2.85:1 | 2.85:1 | 3.10:1 | 3.08:1 | 3.09:1 | 4.55:1 | 4.12:1 | 3.76:1 | 3.76:1 | 4.55:1 |
3.08:1 | 3.08:1 | 3.44:1 | 3.40:1 | 3.40:1 | 4.55:1 | 3.97:1 | 3.97:1 | 5.41:1 | |
3.36:1 | 3.67:1 | 3.67:1 | 3.78:1 | 5.41:1 | 4.12:1 | 4.12:1 | 6.18:1 | ||
3.70:1 | 4.11:1 | 4.13:1 | 4.55:1 | 4.55:1 | 7.21:1 | ||||
4.11:1 | 4.50:1 | 5.41:1 | 5.41:1 | ||||||
4.63:1 | 5.14:1 | 6.18:1 | 6.18:1 | ||||||
5.29:1 | 5.67:1 | 7.21:1 | |||||||
6.17:1 |
* Para RSS1344D.
Combinações de linha motriz
D11K330 | D11K370 | D11K410 | D11K450 | D13K420 | D13K460 | D13K500 | D13K540 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Powertronic | ||||||||
PT2106 | ● | ● | ● | ● | ||||
PT2606 | ● | ● | ● | ● | ||||
I-Shift | ||||||||
AT2412F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
AT2612F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
ATO2612F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixos de redução simples | ||||||||
RSS1344C | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1344D | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1356 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1360 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTS2370A | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1144 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixos de redução nos cubos | ||||||||
RSH1365 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | |
RSH1370F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH2610F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH3210F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH3312 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixo dianteiro motriz/Caixa de velocidades de distribuição | ||||||||
FAA11/FAA21/V2501TB | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Combinações de linha motriz
D11K330 | D11K370 | D11K410 | D11K450 | D13K420 | D13K460 | D13K500 | D13K540 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Caixa de velocidades manual | ||||||||
VT2214B | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
VTO2214B | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
VT2514B | ● | ● | ● | ● | ||||
VTO2514B | ● | ● | ● | ● | ||||
VT2814B | ● | |||||||
VTO2814B | ● | |||||||
Powertronic | ||||||||
PT2106 | ● | ● | ● | ● | ||||
PT2606 | ● | ● | ● | ● | ||||
I-Shift | ||||||||
AT2412E | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
AT2612E | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
ATO2612E | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixos de redução simples | ||||||||
RSS1344C | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1344D | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1356 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1360 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTS2370A | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixos de redução nos cubos | ||||||||
RSH1365 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | |
RSH1370F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH2610F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH3210F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH3312 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixo dianteiro motriz/Caixa de velocidades de distribuição | ||||||||
FAA11/FAA21/V2501TB | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Tomadas de força
MONTADA NO MOTOR
PTER-DIN
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER100
Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
MONTADA NA CAIXA DE VELOCIDADES
PTR-F
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-FL/FH
Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH
Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.
PTRD-F
Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.
PTRD-D
Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.
PTRD-D1
Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.
PTRD-D2
Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.
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