Especificações de linha motriz para o Volvo FM

  • Motores
  • I-Shift
  • Packs de software I-Shift
  • Caixas de velocidades manuais

  • Eixos traseiros
  • Desmultiplicações do eixo traseiro
  • Combinações de linha motriz
  • Tomadas de força

  • Motores

      D11K D13K
    Norma de emissões Euro 6 Euro 6
    N.º de cilindros 6 6
    Cilindrada 10,8 dm3 12,8 dm3
    Curso 152 mm 158 mm
    Diâmetro 123 mm 131 mm
    Taxa de compressão 17.0:1 17.0:1
    Efeito de travagem de escape 160 kW (2400 r/min) 200 kW (2300 r/min)
    Efeito VEB 290 kW (2400 r/min)  
    VEB opção  
    Efeito VEB+   375 kW (2300 r/min)
    VEB+   opção
    Filtros de óleo 2 fluxo total, 1 bypass 2 fluxo total, 1 bypass
    Volume de mudança de óleo, incluindo filtro 36 l 33 l
    Sistema de refrigeração, volume total 36 l 38 l

    Intervalo de mudança do óleo

    Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4.

    Pré-requisitos de combustível

    Apenas combustível sem enxofre (EN590, com teor máximo de enxofre de 10 ppm).

    Tomada de força montada no motor

      Binário disponível Rácio, D11K Rácio, D13K
    EPTT650 650 Nm* 1.08:1 1.26:1
    EPTT1000 1000 Nm*   1.26:1
    * Binário disponível durante a condução e parado.
    Motor D11K, curvas de potência/binário

    D11K – Potência/binário

    Potência de acordo com: EC 582/2011

    D11K330 (243 kW)  
    Potência máxima às 1600-1900 r/min 330 cv
    Binário máximo às 950-1400 r/min 1600 Nm
    D11K370 (273 kW)  
    Potência máxima às 1600–1900 r/min 370 cv
    Binário máximo às 950–1400 r/min 1750 Nm
    D11K410 (302 kW)  
    Potência máxima às 1600–1900 r/min 410 cv
    Binário máximo às 1000–1400 r/min 1950 Nm
    D11K450 (332 kW)  
    Potência máxima às 1600–1900 r/min 450 cv
    Binário máximo às 1000–1400 r/min 2150 Nm
    Motor D13K, curvas de potência/binário

    D13K – Potência/Binário

    Potência de acordo com: EC 582/2011

    D13K420 (309 kW)  
    Potência máxima às 1400–1800 r/min 420 cv
    Binário máximo às 860–1400 r/min 2100 Nm
    D13K460 (338 kW)  
    Potência máxima às 1400–1800 r/min 460 cv
    Binário máximo às 900–1400 r/min 2300 Nm
    D13K500 (368 kW)  
    Potência máxima às 1400–1800 r/min 500 cv
    Binário máximo às 1000–1400 r/min 2500 Nm
    I-Shift

    Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser equipada com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

    I-Shift

    Designação Mudança mais alta Binário do motor Peso bruto de conjunto
    AT2412F Direct Drive (1:1) 2400 Nm 44 t
    AT2612F Direct Drive (1:1) 2600 Nm 100 t
    ATO2612F Overdrive 2600 Nm 100 t

    Packs de software I-Shift

    Versão básica (TP-BAS)
    A variante TP-BAS é o pack de software standard fornecido com a I-Shift e inclui as funções básicas de caixa de velocidades para condução em todas as situações.

    Software de mudança de velocidades I-Shift para distribuição (TP-DIST)
    A variante TP-DIST adapta o funcionamento da caixa de velocidades às condições específicas do segmento de distribuição. O pack de software inclui funções que facilitam o arranque e a execução de manobras em locais apertados e quando se conduz a baixas velocidades.

    Software de mudança de velocidades I-Shift para construção (TP-CON)
    A variante TP-CON adapta o funcionamento da caixa de velocidades às condições específicas do segmento de construção. O pack de software inclui funções que facilitam o arranque e a execução de manobras em locais apertados e quando se conduz a baixas velocidades. Este software também consegue lidar com condições da estrada mais difíceis.

    Software de mudança de velocidades I-Shift para longo curso (TP-LONG)
    A variante TP-LONG inclui funções inteligentes que levam a uma redução do consumo de combustível. Este pack de software é ideal para operações de transporte de longo curso em que a economia de combustível é um fator muito importante. Este pack inclui a função I-Roll.

    Transportes pesados (TP-HD)
    A variante TP-HD otimiza a I-Shift para transportes pesados com pesos brutos de conjunto elevados (>85 toneladas). Independentemente do peso bruto de conjunto, o motorista pode sempre otimizar as características de condução ativando ou desativando o modo HD (heavy duty) e ativando o modo de longo curso. As funções do pack de software também trazem
    benefícios para camiões que transportem vários reboques.

    Packs de software I-Shift

    Variantes TP-BAS TP-DIST TP-CON TP-LONG TP-HD**
    Funções PTO Básicas (APF-BAS)
    Funções para PTO Melhoradas (APF-ENH) o o o o o
    Seleção de Velocidades Básica (AMSO-BAS)
    Seleção de velocidades em modo Automático, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) o o o
    Pack adicional básico (AVO-BAS)
    Desempenho Melhorado – Mau Piso (AVO-ENH) o o o
    Estratégia Básica de Engrenamento
    Engrenamento Rápido
    Monitorização da Temperatura do Óleo da Transmissão
    Arranque com Alta Rotação
    I-Roll (•)
    Cruise Control Inteligente (•)
    Controlo de Arranque
    Estratégia Melhorada de Engrenamento (PBC ≤ 85 t)
    Trabalhos Pesados - PBC (85 t < PBC ≤ 180 t)
    Redutora ultra-baixa* (ASO-ULC) o o o
    Redutora* (ASO-C) o o o
    Várias velocidades de marcha-atrás* (ARSO-MSR) o o o
    I-See (PVT-BAS) - Utilização de dados de GPS o o
    I-See (PVT-EXT) - Utilização de dados de GPS o o
    • Série (•) A função pode ser utilizada quando a variante TP-LONG está ativada. o Opcional – Não disponível
    *Apenas AT2612F, ATO2612F, ARSO-MSR requer ASO-ULC ou ASO-C.
    **Apenas AT2612F e ATO2612F
    Caixas de velocidades manuais

    Caixa split/range manual de 14 velocidades com duas velocidades super-lentas, doze velocidades de avanço sincronizadas e quatro velocidades de marcha-atrás. O acionamento por cabos proporciona movimentos de mudança de velocidades curtos e precisos e elimina vibrações na alavanca das mudanças. A função patenteada de assistência de sincronização da Volvo contribui para uma redução da força empregue na mudança de velocidades. As caixas de velocidades podem ser equipadas com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

    Especificações da caixa de velocidades manual

    Designação Mudança mais alta Binário do motor Peso bruto de conjunto
    VT2009B Direct Drive (1:1) 2000 Nm 60 t
    VT2214B Direct Drive (1:1) 2200 Nm 100 t
    VTO2214B Overdrive 2200 Nm 100 t
    VT2514B Direct Drive (1:1) 2500 Nm 100 t
    VTO2514B Overdrive 2500 Nm 100 t
    Caixas de velocidades manuais

    Caixa split/range manual de 14 velocidades com duas velocidades super-lentas, doze velocidades de avanço sincronizadas e quatro velocidades de marcha-atrás. O acionamento por cabos proporciona movimentos de mudança de velocidades curtos e precisos e elimina vibrações na alavanca das mudanças. A função patenteada de assistência de sincronização da Volvo contribui para uma redução da força empregue na mudança de velocidades. As caixas de velocidades podem ser equipadas com um retardador compacto, tomada de força, bomba de direção assistida de emergência e radiador de óleo.

    Especificações da caixa de velocidades manual

    Designação Mudança mais alta Binário do motor Peso bruto de conjunto
    VT2214B Direct Drive (1:1) 2200 Nm 100 t
    VTO2214B Overdrive 2200 Nm 100 t
    VT2514B Direct Drive (1:1) 2500 Nm 100 t
    VTO2514B Overdrive 2500 Nm 100 t

    Eixos traseiros

    Designação Eixo Engrenagem Binário máximo Capacidade máx. do eixo/bogie Peso bruto de conjunto
    Redução simples          
    RSS1344C/D Simples Hipóide 2600 Nm 13 t 44 t
    RSS1356 Simples Hipóide 2400/2800 Nm 13 t 56/44 t
    RSS1360 Simples Hipóide 3550 Nm 13 t 60 t
    RTS2370A Tandem Hipóide 3550 Nm 23 t 70 t
    Redução nos cubos          
    RSH1370F Simples Helicoidal cónica 3550 Nm 13 t 70 t
    RTH2610F Tandem Helicoidal cónica 3550 Nm 26 t 100 t
    RTH3210F Tandem Helicoidal cónica 3550 Nm 32 t 100 t
    RTH3312 Tandem Helicoidal cónica 3550 Nm 33 t 120 t

    Desmultiplicações do eixo traseiro

    RSS1344C/D RSS1356 RSS1360 RTS2370A RSH1370F RTH2610F RTH3210F RTH3312
    2.31:1* 2.50:1 2.47:1 2.43:1 3.46:1 3.33:1 3.33:1 3.61:1
    2.47:1* 2.64:1 2.64:1 2.57:1 3.61:1 3.46:1 3.46:1 3.76:1
    2.64:1 2.79:1 2.85:1 2.83:1 3.76:1 3.61:1 3.61:1 4.12:1
    2.85:1 3.10:1 3.08:1 3.09:1 4.12:1 3.76:1 3.76:1 4.55:1
    3.08:1 3.44:1 3.40:1 3.40:1 4.55:1 3.97:1 3.97:1 5.41:1
    3.36:1 3.67:1 3.67:1 3.78:1 5.41:1 4.12:1 4.12:1 7.21:1
    3.70:1   4.11:1 4.13:1   4.55:1 4.55:1  
    4.11:1     4.50:1   5.41:1 5.41:1  
    4.63:1     5.14:1     7.21:1  
    5.29:1     5.67:1        
          6.17:1        
    * Para RSS1344D

    Combinações de linha motriz

      D11K330 D11K370 D11K410 D11K450 D13K420 D13K460 D13K500
    Caixa de velocidades manual
    VT2009B        
    VT2214B  
    VTO2214B  
    VT2514B      
    VTO2514B      
    I-Shift              
    AT2412F  
    AT2612F
    ATO2612F
    Eixos de redução simples
    RSS1344C/D
    RSS1356
    RSS1360
    RTS2370B
    Eixos de redução nos cubos
    RSH1370F
    RTH2610F
    RTH3210F
    RTH3312

    Combinações de linha motriz

      D11K330 D11K370 D11K410 D11K450 D13K420 D13K460 D13K500
    Caixa de velocidades manual
    VT2214B  
    VTO2214B  
    VT2514B      
    VTO2514B      
    I-Shift              
    AT2412E  
    AT2612E
    ATO2612E
    Eixos de redução simples
    RSS1344C/D
    RSS1356
    RSS1360
    RTS2370B
    Eixos de redução nos cubos
    RSH1370F
    RTH2610F
    RTH3210F
    RTH3312

    Tomadas de força

    Existe uma vasta gama de tomadas de força independentes e dependentes da embraiagem para acionamento dos mais variados tipos de superstrutura.

    MONTADA NO MOTOR

    PTER-DIN
    Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

    PTER1400
    Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

    PTER100
    Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

    MONTADA NA CAIXA DE VELOCIDADES

    PTR-F
    Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

    PTR-FL/FH
    Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

    PTR-D/PTR-DM/PTR-DH
    Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.

    PTRD-F
    Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.

    PTRD-D
    Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.

    PTRD-D1
    Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.

    PTRD-D2
    Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.

     

    MONTADA NO MOTOR

    PTER-DIN
    Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

    PTER1400
    Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

    PTER100
    Tomada de força montada na parte de trás do motor para acionamento direto de uma bomba hidráulica.

    MONTADA NA CAIXA DE VELOCIDADES

    PTR-F
    Ligação por flange, média velocidade.

    PTR-FL/FH
    Ligação por flange, baixa ou alta velocidade.

    PTR-D/PTR-DM/PTR-DH
    Baixa, média ou alta velocidade com ligação DIN para instalação direta de uma bomba hidráulica.

    PTRD-F
    Alta velocidade com ligação por flange para acoplamento direto de veio de transmissão.

    PTRD-D
    Alta velocidade com duas ligações. Ligação DIN à frente e atrás para montagem direta de bombas hidráulicas.

    PTRD-D1
    Alta velocidade com duas ligações. Ligação por flange atrás e ligação DIN à frente.

    PTRD-D2
    Alta velocidade com duas ligações atrás e uma ligação à frente. Duas ligações por flange atrás e uma ligação DIN à frente.

     

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