Especificações de linha motriz para o Volvo FL

 

 

  • Motores
  • Caixas de velocidades
  • Tomadas de força
  •  

     

     

     

  • Eixos traseiros
  • Desmultiplicações do eixo traseiro
  • Combustíveis alternativos
  •  

     

    Preparado para combustíveis alternativos

    Todos níveis de potência para motores D5K e D8K estão certificados para diesel sintético (HVO). Existe uma variante do nosso motor D8K 320 que funcionará a biodiesel puro (B100) – certificado para Euro 6. A opção perfeita se pretende ajudar o ambiente e desfrutar dos incentivos disponíveis no seu mercado.  

    Motores

      D5K D8K
    N.º de cilindros 4 6
    Cilindrada 5,1 dm³ 7,7 dm³
    Curso 135 mm 135 mm
    Diâmetro 110 mm 110 mm
    Taxa de compressão 17.5:1 17.5:1
    Regime económico 1100–1800 r/min 1000–1700 r/min
    Efeito de travagem de escape (2800 r/min) 80 kW 120 kW
    Potência do travão motor (2800 r/min) 170 kW
    Filtros de óleo 1 1
    Volume de mudança de óleo, incluindo filtro 15 l 20 l
    Sistema de refrigeração, volume total 13 l 17 l

    Intervalo de mudança do óleo
    Até 40.000 km ou uma vez por ano com VDS4. 

    Pré-requisitos de combustível
    EN 590 (norma da UE): teor máx. de enxofre de 10 ppm. 

    Tomada de força montada no motor
    Desmultiplicação 1:1, 600 Nm de binário disponível durante a condução e parado. 

    Versão biodiesel
    O D5K240 também está disponível em versão biodiesel (B100), homologado para Euro 6. Para obter informações sobre intervalos de manutenção, contacte o seu concessionário Volvo.

    D5K - Potência/Binário

    Motor D5k – euro 6

    Potência/Binário

    Potência de acordo com: EC 582/2011

    D5K - Potência/Binário

    D5K210 (154 kW)  
    Potência máxima às 2200 r/min 210 cv
    Binário máximo às 1100–1700 r/min 800 Nm
    D5K240 (177 kW)  
    Potência máxima às 2200 r/min 240 cv
    Binário máximo às 1200–1600 r/min 900 Nm
    D8K - Potência/Binário

    D8K – Potência/binário

    Potência de acordo com: EC 582/2011

    D8K - Potência/Binário

    D8K250 (184 kW)  
    Potência máxima às 2100 r/min 250 cv
    Binário máximo às 900–1700 r/min 950 Nm
    D8K280 (206 kW)  
    Potência máxima às 2100 r/min 280 cv
    Binário máximo às 950–1700 r/min 1050 Nm

    Caixas de Velocidades Automáticas

    Designação   Número de velocidades Binário máximo (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas) D5K210 D5K240 D8K250 D8K280
    ATO1056 Automática 6 1050 19      
    ATO1056 Automática 6 1050 32    
    ATO8006 Automática 6 850 19      

    Caixas de Velocidades Manuais

    Designação   Número de velocidades Binário máximo (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas) D5K210 D5K240 D8K250 D8K280
    ZTO1006 Manual 6 1050 19      
    ZTO1006 Manual 6 1050 32    
    ZTO1109 Manual 9 1200 36    
    STO8006 Manual 6 850 19      

    Caixas de Velocidades Automáticas

    Designação   Número de velocidades Binário máximo (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas) D5K210 D5K240 D8K250 D8K280
    AL306 Automático 6 1300 32    

    Tomadas de força

      Variante de PTO Designação Desmultiplicação de velocidade Binário máximo (Nm) Rotação
    ZTO1006 PTR-ZF4 Flange 01:01.7 320 Igual
      PTR-ZF5 Bomba 01:01.7 320 Igual
      PTR-ZF6 Flange 01:02.0 270 Igual
      PTR-FH5 Flange 01:01.0 450 Igual
      PTR-PH4 Bomba 01:01.0 450 Igual
      PTRA-PH3* Bomba 01:01.0 450 Igual
               
    ATO1056 PTR-ZF4 Flange 01:01.7 320 Igual
      PTR-ZF5 Bomba 01:01.7 320 Igual
      PTR-ZF6 Flange 01:02.0 270 Igual
      PTR-FH5 Flange 01:01.0 450 Igual
      PTR-PH4 Bomba 01:01.0 450 Igual
      PTRA-PH3* Bomba 01:01.0 450 Igual
               
    ZTO1109 PTR-ZF2 Flange 01:01.9 410 Igual
      PTR-ZF3 Bomba 01:01.9 410 Igual
      PTR-FH1 Flange 01:01.0 800 Inversa
      PTR-PH1 Bomba 01:01.0 800 Inversa
      PTR-FH2 Flange 01:01.3 430 Igual
      PTR-PH2 Bomba 01:01.3 430 Igual
      PTR-FH5 Flange 01:01.8 450 Igual
      PTR-PH4 Bomba 01:01.8 450 Igual
      PTRA-PH1** Bomba 01:01.0 600 Inversa
      PTRA-PH2** Bomba 01:01.3 430 Igual
               
    STO8006 PR-FH5 Flange 01:01.0 400 Igual
      PR-PH4 Bomba 01:01.0 400 Igual
               
    ATO8006 PR-FH5 Flange 01:01.0 400 Igual
      PR-PH4 Bomba 01:01.0 400 Igual
               
    AL306 PR-HP4S Bomba 01:00.9 400 Igual
      PR-HF4S Flange 01:00.9 400 Igual
      PR-HP6S Bomba 01:00.9 600 Igual
      PR-HF6S Flange 01:00.9 600 Igual
      PR-HP4SH Bomba 01:01.6 400 Igual
      PR-HF4SH Flange 01:01.6 400 Igual
               
    D5K/D8K PTER1400 Flange 01:01.0 600 Inversa
      PTER-DIN Bomba 01:01.0 600 Inversa
      PTER-100 Flange 01:01.0 600 Inversa
    *PTO opcional para PTR-ZF4 / ZF5 / ZF6
    **PTO opcional para PTR-ZF2 / ZF3

    Eixos traseiros

    Designação Eixo Engrenagem Binário máximo (Nm) Carga máxima sobre o eixo (toneladas) Peso bruto de conjunto (toneladas)
    Redução simples          
    RSS0819A Simples Hipóide 950 8.5 19
    RSS1125A Simples Hipóide 1050 11.5 25
    RSS1132A Simples Hipóide 1050 11.5 32.5
    Redução nos cubos          
    RSH1140C* Simples  Hipóide 1200 11 40
    * Apenas para Volvo FL 4×4

    Desmultiplicações do eixo traseiro

    RSS0819A RSS1125A RSS1132A RSH1140C
    3.31:1 3.58:1 3.78:1 5.86:1
    3.58:1 3.73:1 4.13:1 6.31:1
    3.73:1 3.90:1 4.50:1  
    3.91:1 4.11:1 5.14:1  
    4.10:1 4.33:1 5.67:1  
    4.30:1 4.63:1 6.17:1  
    4.56:1 4.88:1    
    4.88:1 5.13:1    
    5.13:1 5.29:1    
    5.29:1 5.57:1    
    5.57:1 5.86:1    
    5.86:1      

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    Especificações de linha motriz

    Transfira as especificações das linhas motrizes em PDF (edição de 2013).

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