Especificações do chassis para Volvo FH16
- Alturas dos chassis
- Carga máxima sobre o eixo dianteiro
- Suspensão traseira
- Alturas de acoplamento, tratores
- Travessas de reboque
- Depósitos de combustível
- Depósitos de AdBlue
- Pratos de engate
- Suspensão dianteira independente
- Direção Dinâmica Volvo
- Eixos "mortos"
- Eixos pusher
- Travões
Alturas dos chassis
Baixo | aprox. 850 mm |
Médio | aprox. 900 mm |
Alto | aprox. 1000 mm |
Extra alto | aprox. 1200 mm |
Carga máxima sobre o eixo dianteiro (toneladas)
Pneumática | Molas | |
---|---|---|
Baixo | 7.5 | - |
Médio | 9* | 9 |
Alto | 9 | 10/18** |
Extra alto | - | 10/20** |
* Com Suspensão Dianteira Independente 8.5
** Com eixos dianteiros duplos (FAA20/FAA21)
Suspensão traseira
Designação | Eixos | Suspensão | Carga sobre o eixo/bogie | Redução | Eixos mortos/pusher |
---|---|---|---|---|---|
Simples | |||||
RAD-L90 | 4×2 | Parabólica/Multi-folha | 13 t | Simples/cubo | |
RAD-GR | 4×2 | Pneumática | 11,5/13 t | Simples/cubo | |
RAD-G2 | 4×2 | Pneumática (para construção) | 13 t | Cubo | |
Bogie | |||||
RADT-GR | 6×2 | Pneumática | 19/20,5/22,5/23 t | Simples/cubo | Eixo morto (fixo/direcional/direcional automático) |
RAPD-GR | 6×2 | Pneumática | 19/22 t | Simples/cubo | Eixo Pusher (fixo/direcional) |
RADD-G2 | 6×4/8×4 | Pneumática (para construção) | 21/23/26 t | Simples/cubo | |
RADD-BR | 6×4/8×4 | Parabólica | 21 t | Simples/cubo | |
RADD-TR1 | 6×4/8×4 | Molas Parab./Convencionais | 23/26 t | Simples/cubo | |
RADD-TR2 | 6×4/8×4 | Molas convencionais | 26/32 t | Cubo | |
RADD-GR | 6×4/8×4 | Pneumática | 21/23/26 t | Simples/cubo | |
RAPDT-GR | 8×2 | Pneumática | 27/30/30,5/31,5/32 t | Simples/cubo | Eixo Pusher (direcional) + eixo morto (fixo/direcional) |
RADDT-GR | 8×4/10×4 | Pneumática | 27/33/36 t | Simples/cubo | Eixo morto (direcional) |
RAPDD-GR | 8×4 | Pneumática | 27/30,5/32/35 t | Simples/cubo | Eixo pusher (direcional) |
RADDT-G2 | 8×4/10×4 | Pneumática (para construção) | 27/33/36 t | Simples/cubo | Eixo morto (direcional) |
Alturas de acoplamento do prato de engate
Transmissão | Altura do chassis | Suspensão | Altura da estrutura do chassis | Altura do prato de engate* | Pneu | Altura de acoplamento mínima | Altura nominal dos eixos** |
---|---|---|---|---|---|---|---|
4x2 | Baixo | RAD-GR | 266 | 140 | 315–60 | 955 | 1015 |
Médio | RAD-GR | 266 | 140 | 315–70 | 1014 | 1075 | |
Médio | RAD-GR | 300 | 140 | 315–70 | 1031 | 1092 | |
Alto | RAD-GR | 266 | 140 | 315–80 | 1056 | 1147 | |
Alto | RAD-GR | 300 | 140 | 315–80 | 1090 | 1164 | |
6×2 | Baixo | RADT-GR | 266 | 160 | 315–60 | 975 | 1035 |
Médio | RADT-GR | 266 | 160 | 315–70 | 1034 | 1095 | |
Médio | RADT-GR | 300 | 160 | 315–70 | 1051 | 1112 | |
Alto | RADT-GR | 300 | 150* | 315–80 | 1160 | 1234 | |
Médio | RAPD-GR | 266 | 160 | 315–70 | 1034 | 1095 | |
Médio | RAPD-GR | 300 | 160 | 315–70 | 1051 | 1112 | |
Alto | RAPD-GR | 266 | 160 | 315–80 | 1076 | 1167 | |
Alto | RAPD-GR | 300 | 160 | 315–80 | 1110 | 1184 | |
6×4 | Alto | RADD-GR | 300 | 150* | 315–80 | 1173 | 1234 |
8×4 | Alto | RAPDD-GR | 300 | 160 | 315-80 | 1137 | 1207 |
* Altura de montagem +60 milímetros
** Alturas aproximadas
Travessas de reboque
Travessa de reboque montada ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboque de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros.
Depósitos de combustível
Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1480 litros para um trator 4×2.
Depósitos de AdBlue
Volumes entre 32 e 100 litros. A bomba de AdBlue está integrada no módulo do depósito de AdBlue. Plástico.
Pratos de engate
Consoante o tipo de montagem e o prato utilizado, a carga vertical sobre o prato pode chegar até às 36 toneladas. A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 140 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque.
Travões
O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de travagem adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais.
Suspensão dianteira independente
A suspensão dianteira independente permite que as rodas dianteiras se movam verticalmente e de forma independente entre si, o que permite ter excelentes características de manuseamento. Está disponível para configurações 4×2 e 6×2 e tem uma capacidade de carga de 8,5 toneladas. A suspensão dianteira independente pode agora ser combinada com a Direção Dinâmica Volvo.
Direção Dinâmica Volvo
Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutra ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás.
A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, incluindo camiões com eixos dianteiros duplos. Está disponível também em conjunto com suspensão dianteira independente.
Elevação do Eixo Tandem
Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do bogie tangem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no painel de instrumentos, o motorista pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente.
A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com bogie tandem) equipadas com travões de disco.
Eixos "mortos"
Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5, 10 ou 15 toneladas.
Eixos pusher
Disponível nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 4,5, 7,5 ou 9 toneladas.
EBS MÉDIO
Controlo de estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.
Ajuda ao arranque em subida
Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado
pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.
Autonomia das pastilhas
calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões. (Apenas para travões de disco.)
Libertação automática do travão de estacionamento
O travão de parque é automaticamente libertado quando o motorista pressiona o
pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).
OPÇÕES ADICIONAIS
Prevenção de Efeito Tesoura
Esta inovadora função do sistema de travagem permite travar o reboque. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.
ESC (Controlo Eletrónico da Estabilidade)
O sistema de estabilidade dos travões consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESC cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.
Luz de travagem de emergência
Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo.
Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 680 kW.