Como a I-Shift Dual Clutch ajuda a empresa transportadora italiana Sartori a poupar combustível em rotas montanhosas exigentes

Nas regiões montanhosas do norte da Itália, a empresa familiar de transportes Sartori Trasporti precisa de veículos que combinem um elevado rendimento com um baixo consumo de combustível. Com o Volvo FH com I-Shift Dual Clutch, podem ter encontrado a solução perfeita.

O fundador da Sartori Trasporti, Giorgio (à esquerda), com a sua filha Cristiana, o filho Enrico (à direita) e Federico, marido de Cristiana.

Quando Giorgio Sartori, o patriarca da empresa Sartori, começou o seu negócio com um utilitário de três rodas há cinquenta anos, encontrou motivação na sua paixão por camiões. Rapidamente entrou em contacto com empresas que precisavam de ajuda para transportar peças de motores e couro, não mais deixando de consolidar colaborações fortes com as mais prestigiantes marcas italianas e internacionais de produtos de luxo em couro.

A Sartori Trasporti opera em Itália e viaja essencialmente entre a província de Vicenza, onde se encontra a sede, e a Toscana, onde entrega mercadorias aos seus clientes.

A Sartori Trasporti opera em Itália e viaja essencialmente entre a província de Vicenza, onde se encontra a sede, e a Toscana, onde entrega mercadorias aos seus clientes.

Atualmente, Giorgio gere a empresa com o seu filho, Enrico, responsável pela frota de veículos, pela manutenção e pela logística de transporte, ficando o planeamento e a administração a cargo da sua filha, Cristiana. Federico, marido de Cristiana, também está envolvido nos negócios da empresa e os membros da família passam muito tempo na sede em Arzignano.

"Acho que o facto de ser um negócio de família é uma grande vantagem, especialmente quando se é unido como nós somos. Naturalmente, também existem momentos difíceis, mas é sempre a avançar sem demasiadas dificuldades", diz Giorgio Sartori.

Desde que foi formada, a Sartori Trasporti sempre se focou na qualidade, precisão e pontualidade, começando cedo a utilizar camiões Volvo para as entregas. Atualmente, a sua frota é composta por 29 camiões, 16 dos quais Volvo.

Como viajamos muito em percursos montanhosos, precisamos de veículos com um bom desempenho, mas também com um baixo consumo de combustível.

A manhã e o início da noite são períodos muito movimentados nas instalações da Sartori, quando os camiões são carregados e descarregados.

A manhã e o início da noite são períodos muito movimentados nas instalações da Sartori, quando os camiões são carregados e descarregados.

Todos os dias, das 6 às 8 da manhã e no final do dia, os camiões fazem fila aos portões da Sartori para operações de transporte de carga. Mais parece um enxame de empilhadoras, do armazém às camas dos semirreboques que estão a aguardar. O filho Enrico supervisiona esta delicada fase de carregar e descarregar os camiões, com a ajuda de Federico, seu cunhado.

"Carregamos os nossos veículos de madrugada porque precisam de partir cedo para chegar ao destino no menor tempo possível e satisfazer as necessidades de armazém dos nossos clientes. Também temos motoristas que só conduzem durante a noite: partem à noite, chegando ao destino de manhã."

Tal como o pai, Enrico é um entusiasta dos camiões com uma paixão pela tecnologia. Ele acompanha todas as inovações propostas pela Volvo Trucks com grande interesse, estando muito satisfeito com as mais recentes aquisições: dois camiões Volvo FH com I-Shift Dual Clutch que provaram ser absolutamente perfeitos para a rota da Toscana. 

A Sartori Trasporti notou poupanças de combustível significativas com a I-Shift Dual Clutch na condução em áreas montanhosas. A embraiagem dupla está nesta situação ao seu melhor, dado que, com mudanças rápidas e ágeis, não se perde velocidade do motor.

A Sartori Trasporti notou poupanças de combustível significativas com a I-Shift Dual Clutch na condução em áreas montanhosas. A embraiagem dupla está nesta situação ao seu melhor, dado que, com mudanças rápidas e ágeis, não se perde velocidade do motor.

 

"Para mim, o desempenho representa 50 por cento dos rendimentos de um veículo. No entanto, isso está ao mesmo nível do consumo de combustível, que deve ser consistente. Como viajamos muito em percursos montanhosos, precisamos de veículos com um bom desempenho, mas também com um baixo consumo de combustível. Graças à mais recente caixa de velocidades com dupla embraiagem, estimamos uma redução dos custos de combustível de 3% em comparação com a versão anterior!"

Em números reais, isso significa que os camiões com dupla embraiagem, que percorram 150.000 quilómetros, permitem agora à Sartori Trasporti contar com uma poupança de €2.500 de diesel no final do ano. Mas também tem outras vantagens para o negócio. 

Os camiões da Sartori Transporti costumam percorrer 150.000 quilómetros por ano. Com a I-Shift Dual Clutch, estimam uma poupança anual de €2.500 de combustível por camião.

Os camiões da Sartori Transporti costumam percorrer 150.000 quilómetros por ano. Com a I-Shift Dual Clutch, estimam uma poupança anual de €2.500 de combustível por camião.

 

"Logo após seis meses, estimamos poupanças adicionais em toda a linha motriz dos veículos, com um ligeiro aumento da velocidade média e menos desgaste dos pneus, tudo graças a um binário estável do motor. Estamos atualmente a testar pneus com os quais também podemos viajar 400.000 km", diz Enrico.

O negócio dos Sartori está em crescimento, mas nem sempre foi fácil para a família, especialmente durante a crise financeira que afetou a Itália há alguns anos. Felizmente, a família tinha armazéns próprios e não teve de pagar alugueres, colaborando com os clientes para enfrentar com êxito esse período.

O pai, Giorgio, nos estaleiros da nova sede da Sartori.

O pai, Giorgio, nos estaleiros da nova sede da Sartori.

"Como as nossa dificuldades financeiras estavam associadas às deles, trabalhámos em colaboração. A ligação que temos com vários dos nossos clientes é duradoura, porque começaram com o meu pai. Isso criou um ciclo virtuoso e a ideia fundamental de ajuda mútua", explica Cristiana Sartori.

Atualmente, a crise financeira parece distante e todos os ingredientes para um maior crescimento parecem à disposição do negócio da família. A família Sartori já está a investir no futuro, construindo uma nova sede nos arredores de Arzignano, que receberá a fusão da Sartori Trasporti e da Velo Trans SRL, uma empresa da qual detêm 51% do capital.

"Juntar as duas empresas numa única operação em mais de 10.000 metros quadrados tornará o trabalho mais fácil, otimizará o espaço e os recursos e, mais uma vez, melhorará os serviços que prestamos. Pensamos mudar-nos na próxima primavera", diz Giorgio Sartori com um sorriso de felicidade.

SARTORI TRASPORTI SRL

Fundação: 1966.
Propriedade: Giorgio Sartori. A família Sartori também detém 51% da empresa de transportes Velo Trans SRL.
Sede: Arzignano, Vicenza.
Número de funcionários: 36 (incluindo motoristas).
Serviços: Transporte de mercadorias de terceiros, especialmente couro de todos os tipos, produtos químicos, têxteis e maquinaria. A empresa tem a certificação UNI EN ISO 9001:2008 desde 1996.
Número de camiões Volvo: 16.
Características: Todos os tratores Volvo de última geração estão equipados com I-Shift Dual Clutch, cabinas com duas camas e especificações avançadas (Direção Dinâmica Volvo, Monitorização da Faixa de Rodagem e Aviso de Colisão com Travagem de Emergência).
Consumo de combustível: 35 litros/100 km em viagens para a Toscana - 28 litros/100 km em viagens para Campania.
O mercado: A Sartori Trasporti opera em Itália e viaja essencialmente entre a província de Vicenza, onde se encontra a sede, e a Toscana, onde entrega mercadorias aos seus clientes. Como a empresa também entrega químicos para preparação de couro em diferentes fábricas, quase nunca tem reboques vazios.