A nossa sobrevivência como empresa depende de um baixo consumo de combustível, de motoristas com formação e de camiões com elevado desempenho

Através da formação de motoristas, incentivos especiais e investimento nos mais recentes camiões e tecnologia, a empresa de transportes polaca Jastim reduziu o consumo de combustível até níveis anteriormente considerados impossíveis.

Os novos Volvo FH com motores Euro 6 C combinados com os mais recentes melhoramentos aerodinâmicos ajudaram a Jastim a reduzir o consumo de combustível em milhares de litros.

Os novos Volvo FH com motores Euro 6 C combinados com os mais recentes melhoramentos aerodinâmicos ajudaram a Jastim a reduzir o consumo de combustível em milhares de litros.

Os congestionamentos de trânsito estão longe de ser ideais para o consumo de combustível, mas motoristas experientes e com boa formação conhecem sempre formas de poupar.

Os congestionamentos de trânsito estão longe de ser ideais para o consumo de combustível, mas motoristas experientes e com boa formação conhecem sempre formas de poupar.

Nos arredores de Varsóvia, na Polónia, o motorista de camiões Robert Sek avança lentamente no trânsito com o seu Volvo FH. Para alguém que se orgulha das suas competências de condução económica, é uma situação frustrante. "Não é uma boa posição", diz ele enquanto acelera depois de outra paragem num semáforo. "Mas até aqui é possível poupar muito combustível conduzindo de forma suave e com uma melhor antecipação, mantendo a distância para os veículos da frente." 

Robert Sek é motorista de camiões há mais de 20 anos e é um dos motoristas mais económicos da Jastim, com um consumo médio de 24 litros aos 100 km. Como resultado, é regularmente recompensado no âmbito de um programa de incentivo à poupança de combustível introduzido na Jastim há alguns anos. Qualquer motorista que consiga manter o consumo de combustível abaixo dos 28 litros recebe 300 zlotys (€70), para além de mais 100 zlotys por cada litro adicional poupado.

Robert Sek é motorista de camiões há mais de 20 anos, sendo um dos motoristas mais económicos da Jastim.

Robert Sek é motorista de camiões há mais de 20 anos, sendo um dos motoristas mais económicos da Jastim.

O programa é apenas uma de várias iniciativas introduzidas pela Jastim para ajudar a reduzir o consumo de combustível na frota da empresa. Outras iniciativas incluem o investimento em novos camiões e tecnologia. Os mais recentes veículos da Jastim estão equipados com o novo motor Euro 6 C da Volvo Trucks e os mais recentes melhoramento de aerodinâmica, otimizados para camiões que circulem a uma velocidade constante entre 60 e 90 quilómetros por hora. Para além do motor Euro 6 C, os novos melhoramentos de aerodinâmica podem permite uma poupança de combustível adicional de três por cento para transportes de longo curso e regionais.

Atualmente, vemos níveis de consumo impensáveis há apenas 3-4 anos. Agora, é apenas rotina.

"Estamos interessados em todos os novos desenvolvimentos tecnológicos", diz Jacek Słowiński, proprietário da Jastim. "Com base na quantidade de combustível que consumimos todos os meses, uma poupança adicional de combustível até três por cento corresponde a milhares de litros para nós."

O combustível representa uma parte significativa dos custos de qualquer empresa de transportes – normalmente até um terço – mas, para a Jastim, estava em jogo a própria sobrevivência da empresa. "A verdade é que não tivemos escolha", acrescenta Jacek Słowiński. "Atualmente, não nos podemos dar ao luxo de ter o nível de consumo de combustível que tínhamos há três anos, que era de 31-32 litros. Isso iria obrigar-nos a fechar."

Jacek Słowiński, proprietário da Jastim, reduziu com êxito o consumo de combustível investindo em novos camiões, nova tecnologia e formação de motoristas.

Jacek Słowiński, proprietário da Jastim, reduziu com êxito o consumo de combustível investindo em novos camiões, nova tecnologia e formação de motoristas.

Jastim compreendeu muito cedo que, no que respeita ao consumo de combustível, os motoristas são tão importantes como os camiões, o que explica a introdução do esquema de bónus. "Deixámos claro que a existência da nossa empresa dependia da redução do consumo de combustível", diz Słowiński. "Mas também deixámos claro desde o início que, como empresa, queríamos partilhar algumas dessas poupanças com os nossos motoristas. Não podíamos esperar que conduzissem de forma económica se a empresa ficasse com todos os benefícios."   

Ao mesmo tempo, para apoiar melhor os motoristas, a Jastim também investiu na formação de motoristas, sendo que todos os motoristas com um camião Volvo têm de frequentar um curso Eco Driving da Volvo. Como resultado, todos os motoristas da Volvo cumprem os objetivos e os critérios para o bónus mensal.

"Através do curso, os motoristas aprendem a conduzir de forma económica, mas também a cuidar corretamente do camião, o que, por sua vez, garante uma operação sem falhas", diz Tomasz Wroblewski, gestor de frota, Jastim. "Isso significa uma maior rentabilidade para a empresa e mais dinheiro para os motoristas como bónus de poupança."

Varsóvia, capital da Polónia e local da seda da Jastim. Muitos dos seus clientes querem ver a Jastim a reduzir continuamente o consumo de combustível.

Varsóvia, capital da Polónia e local da seda da Jastim. Muitos dos seus clientes querem ver a Jastim a reduzir continuamente o consumo de combustível.

Os benefícios não foram apenas financeiros. Os três maiores clientes da Jastim: a Schenker, a IKEA e a DHL, dão muita importância às questões ambientais e, por isso, pressionam os respetivos fornecedores para que reduzam constantemente o consumo de combustível. As poupanças recentes, conseguidas através de novos veículos e formação de motoristas, ajudaram a empresa a atingir as elevadas expectativas dos seus clientes.

Na estrada, Robert Sek circula agora livremente na autoestrada. É agora que pode tirar o máximo partido dos benefícios da formação de motoristas e das características do Volvo FH, como o cruise control, o I-See e o motor Euro 6 C de 500 cv. Aproxima-se rapidamente dos 85 km/h, o que é, como sabe da formação, a velocidade ideal para aplicações de longo curso, dado que combina um elevado desempenho com um consumo de combustível mínimo. Manter uma velocidade constante é um fator fundamento para o sucesso.

"O motor é tão forte que é possível conduzir numa engrenagem mais alta do que a selecionada pela caixa de velocidades automática, resultando numa grande poupança de combustível", diz Robert Sek enquanto explica a sua técnica de condução. "Com o mecanismo inteligente de cruise control, pode-se descer em ponto morto, pelo que o camião rola livremente e utiliza o mínimo de combustível." 

Desde o investimento em novos Volvo FH e na formação de motoristas há três anos, o consumo médio de combustível da Jastim desceu de cerca de 32 litros por 100 km para 26 litros.

Desde o investimento em novos Volvo FH e na formação de motoristas há três anos, o consumo médio de combustível da Jastim desceu de cerca de 32 litros por 100 km para 26 litros.

 

É o exemplo perfeito de como a combinação de tecnologia de ponta e motoristas qualificados resulta num consumo de combustível ideal. É também o motivo pelo qual o consumo médio de combustível na Jastim desceu de quase 32 litros aos 100 km para 26 litros. Os melhores motoristas, como Robert Sek, apresentam uma média de 24 litros. "Atualmente, vemos níveis de consumo impensáveis há apenas 3-4 anos", diz Jacek Słowiński. "Agora, é apenas rotina."

JASTIM

Fundação: 1999
Propriedade: Jacek Slawinski
Sede: Varsóvia, Polónia
Número de funcionários: 94, incluindo 70 motoristas
Serviços: Transporte e expedição de fretes domésticos e internacionais. Atualmente, a Jastim tem cerca de 200 clientes, sendo que os três maiores são a DB Schenker, a DHL e a IKEA.
Camiões Volvo na frota: 4 Volvo FH 500 e 21 Volvo FH 460.
Especificação do camião: Volvo FH com cabina Globetrotter, motor D13K500 Euro 6 step C, caixa de velocidades I-Shift de geração F com pack ecológico de combustível, incluindo I-See, Aviso de Colisão com Travagem de Emergência e Monitorização da Faixa de Rodagem.
Consumo de combustível: 26 litros/100 km – diminuiu em relação aos 32 litros/100 km há quatro anos.
Formação de motoristas: Todos os motoristas devem frequentar uma formação, pelo menos, uma vez por ano. A formação para motoristas da Volvo é sempre realizada pela Volvo Trucks da Polónia.
Outros serviços: A Jastim utiliza o Dynafleet nos camiões Volvo. A empresa aluga os camiões através dos Volvo Financial Services, por períodos entre 3 e 4 anos.