Volvo FH numa estrada de floresta

A nossa caixa de velocidades mais inteligente - agora ainda mais inteligente

O sistema de transmissão mais avançado no mercado está agora disponível numa versão ainda mais inteligente: para uma aceleração realmente suave e dinâmica. A I-Shift Dual Clutch é o primeiro sistema de transmissão com duas embraiagens do mundo para camiões pesados. Inspirado pelas caixas de velocidades de competições automóveis, a I-Shift Dual Clutch muda de velocidade numa fração de segundo. Debita um fluxo constante de potência que transformará a forma como conduz e aumentará a sua produtividade.

Volvo FH16 com I-Shift Dual Clutch na estrada

Simplesmente, conduza

A I-Shift torna a condução mais fácil, segura e confortável. Sem embraiagem pesada e nenhuma manete a dificultar. Cada mudança de velocidade é perfeitamente temporizada. A simplicidade do sistema diminui a fadiga do motorista, ajudando-o a concentrar-se na estrada e no tráfego à sua volta. E se realmente quiser mudanças manuais, o botão na manete das mudanças permite-lhe controlar diretamente cada mudança.

Trator Volvo FH na estrada

Poupe no combustível

A I-Shift foi concebida para poupar combustível – até 5%. As perdas de energia internas são mais baixas do que em caixas de velocidades manuais, mas é a componente eletrónica que realmente faz a diferença. Cada mudança de velocidade é temporizada de forma precisa. Isso garante que o motor funciona com o regime de rotações mais eficiente, seja em modo de economia ou performance. Além disso, em descidas, o I-Roll desengata o motor, maximizando o ímpeto do camião e poupando até 2% adicionais de combustível.

Funcionamento

Funcionamento

A I-Shift baseia-se numa caixa de velocidades manual não sincronizada "clássica" – o que explica o design compacto e as baixas perdas internas. A magia acontece na unidade de controlo eletrónica que gere a embraiagem e as mudanças. Avaliando informações sobre velocidade, peso, inclinação da estrada e exigência de binário, aplica uma precisão extrema em cada mudança. O sistema também está em comunicação com o motor, permitindo ajustar as rotações e os travões para proporcionar o máximo desempenho.

Reforçada para aplicações muito pesadas

Reforçada para aplicações muito pesadas

Se conduzir em condições extremamente difíceis, irá adorar a I-Shift reforçada. Foi concebida exclusivamente para ambientes em que a transposição de inclinações superiores a 10% é frequente, bem como para condução em terrenos extremamente difíceis. Isso significa que a I-Shift está agora disponível para condições em que uma caixa de velocidades manual ou a Powertronic automática costumavam ser as únicas opções.

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Melhor capacidade de arranque em terrenos acidentados

A I-Shift ficou ainda mais versátil e fácil de conduzir. A caixa de velocidades automática está agora disponível com opção de uma ou duas redutoras, para além da opção de marchas-atrás adicionais. Se transportar cargas pesadas, sabe que arrancar pode ser difícil, especialmente em terrenos inclinados ou maus pisos. Em último caso, poderá ter de descarregar ou até pedir um reboque, com efeitos devastadores ao nível do período operacional e da produtividade. Equipe o seu Volvo FH com I-Shift com redutoras e isso será uma preocupação do passado. A sua capacidade de arranque será drasticamente melhorada, e a pressão sobre a embraiagem será reduzida até 75 por cento, evitando reparações desnecessárias.

Menor consumo de combustível

Redutora lenta, funcionamento ágil

Conseguirá a I-Shift com redutoras ajudar realmente a melhorar a sua economia de combustível? Claro que sim. Dado que anteriormente era costume ter de sacrificar a economia de combustível em favor da capacidade de arranque. Mas graças às redutoras, pode agora especificar o seu camião com uma desmultiplicação do eixo traseiro mais rápida, o que permite manter a velocidade de cruzeiro em regimes de rotações muito mais baixos quando se conduz em pisos aceitáveis. Isso reduz o consumo de combustível até dois pontos percentuais.

Controlo perfeito a velocidades muito baixas

Controlo perfeito em qualquer direção

A capacidade de manobra a baixa velocidade é um dos aspetos mais difíceis do trabalho. Graças a uma desmultiplicação de transmissão até 32:1 (e até 37:1 em marcha-atrás), a I-Shift com redutoras permite-lhe conduzir a velocidades mínimas de 0,5-2 km/h. Tem sempre total controlo, simplificando um estacionamento com precisão quando está prestes a carregar ou descarregar e para evitar acidentes que podem estragar o seu dia e a sua produtividade.

Contribui para a versatilidade do camião

Diga sim a mais trabalhos.

A I-Shift com redutoras contribui para a versatilidade do camião, permitindo utilizar o mesmo camião para diferentes condições de condução e serviços. Conduz em estrada ou fora dela? Precisa de transportar cargas extremas? Trabalha em altitudes elevadas? Aplicações especiais a baixas velocidades? Sem problema. O módulo de redutora acrescenta apenas 120 mm ao comprimento e 48 kg ao peso da I-Shift.

I-Shift Dual Clutch – uma nova forma de conduzir

I-Shift Dual Clutch – uma nova forma de conduzir

A I-Shift Dual Clutch é o primeiro sistema de transmissão com embraiagem dupla para camiões pesados, permitindo uma aceleração realmente suave e dinâmica. Inspirado pelas caixas de velocidades de competições automóveis, a I-Shift Dual Clutch muda de velocidade numa fração de segundo. Debita um fluxo constante de potência que transformará a forma como conduz e aumentará a sua produtividade.

Trator Volvo FH na estrada

Poupe no combustível

A I-Shift e a I-Shift Dual Clutch foram concebidas para poupar combustível – até 5%. As perdas de energia internas são menores do que em caixas de velocidades manuais, mas é a componente eletrónica que realmente faz a diferença. Cada mudança de velocidade é temporizada de forma precisa. Isso garante que o motor funciona com o regime de rotações mais eficiente, seja em modo de economia ou performance. Além disso, quando desce, o I-Roll desengata a linha motriz, maximizando o ímpeto do camião e poupando até 2% adicionais de combustível. 

Conforto e segurança do motorista

Conforto e segurança do motorista

Se os seus serviços exigirem um elevado desempenho e frequentes mudanças de velocidade, opte pela I-Shift Dual Clutch. Proporciona um conforto do motorista sem igual. O binário é constante, pelo que pode mudar de velocidade a meio de uma curva com toda a confiança. E a potência é continuamente transferida para as rodas, o que significa um risco mínimo de ficar preso ou perder aderência em condições escorregadias. Mesmo a travar com o motor em descida com redução de velocidade, pode estar certo de uma condução firme e segura. A I-Shift Dual Clutch está disponível para os nossos motores D13K de 460, 500 e 540 cv.

O que acrescenta a embraiagem dupla

O que acrescenta a embraiagem dupla

A transmissão de dupla embraiagem pode selecionar previamente a engrenagem seguinte enquanto conduz
com a atual. Assim, uma embraiagem está ao ralenti enquanto a outra está engatada. Graças a dois veios de entrada e a uma engenhosa disposição das engrenagens e dos elementos de seleção, é possível selecionar duas engrenagens ao mesmo tempo. O resultado? Mudança de velocidades numa fração de segundo, sem interrupções de débito de potência.

Raio X da caixa de velocidades I-Shift

Como funciona...

A I-Shift baseia-se numa caixa de velocidades manual não sincronizada "clássica" – o que explica o design compacto e as baixas perdas internas. A magia acontece na unidade de controlo eletrónica que gere a embraiagem e as mudanças. Avaliando informações sobre velocidade, peso, inclinação da estrada e exigência de binário, aplica uma precisão extrema em cada mudança. O sistema também está em comunicação com o motor, permitindo ajustar as rotações e os travões para proporcionar o máximo desempenho.

A unidade de embraiagem dupla da caixa de velocidades

…e o que acrescenta a embraiagem dupla

A transmissão de dupla embraiagem pode selecionar previamente a engrenagem seguinte enquanto conduz
com a atual. Assim, uma embraiagem está ao ralenti enquanto a outra está engatada. Graças a dois veios de entrada e a uma engenhosa disposição das engrenagens e dos elementos de seleção, é possível selecionar duas engrenagens ao mesmo tempo. O resultado? Mudança de velocidades numa fração de segundo, sem interrupções de débito de potência.

Como gostaria de ter a sua I-Shift?

Como gostaria de ter a sua I-Shift?

O software possibilita a personalização da I-Shift de acordo com as suas condições de condução. Opte entre quatro pack complementares – Construção, Distribuição, Longo Curso ou Trabalhos Pesados – bem como várias opções como o I-See, redutoras e tomada de força adicional.

Como pode o I-See poupar combustível em terrenos acidentados

I-See: maximize a eficiência e as poupanças

Em terreno acidentado, a I-Shift e a I-Shift Dual Clutch funcionam em paralelo com a nossa tecnologia I-See intuitiva para poupar ainda mais combustível.

Saiba como funciona o I-See
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