Bem adaptado a transporte de resíduos e distribuição urbana

Parece um Volvo FE normal a partir do exterior. Mas debaixo do capot do novo Volvo FE CNG está um novo motor Euro 6 - alimentado exclusivamente a gás natural comprimido, ou preferivelmente biogás comprimido, com tecnologia de vela de ignição.

E equipado com transmissão automática. Assim, pode esperar a mesma produtividade e características de condução de um Volvo FE normal. Mas desenvolvido para ser perfeito em distâncias curtas com paragens e arranques frequentes - como transporte de resíduos e distribuição urbana. 

Muitas cidades de todo o mundo procuram alternativas aos camiões a diesel. Os combustíveis renováveis são normalmente um requisito para contratos vencedores - particularmente no que respeita à gestão de resíduos. Com o Volvo FE CNG, podemos agora oferecer a empresas que operam em ambientes urbanos um camião com um impacto ambiental significativamente mais baixo.

Christina Eriksson

líder do departamento de transmissões alternativas da Volvo Trucks

A combustão do gás metano é completamente inodora. Além disso, emite níveis muito baixos de partículas nocivas. Quando o metano é extraído do biogás, ou seja, de material orgânico, as emissões de dióxido de carbono são reduzidas até 70 por cento em comparação com um camião a diesel. 

Na verdade, como os níveis de PM são tão baixos, apenas necessita de um catalisador de três vias. Não é necessário qualquer filtro de partículas. Nem AdBlue. 

Motor Euro 6 para o FE CNG

Os desenvolvimentos ao nível do combustível são acompanhados pelo tipo de características que fazem de todos os Volvo FE camiões potentes e fiáveis.

Motor FE CNG Euro 6. 
Potência: 320 cv. Binário disponível: 1356 Nm. O Volvo FE CNG está disponível com 2x3 ou 2x4 depósitos de gás. Os depósitos de gás comprimido são montados em ambos os lados do chassis. A autonomia pode chegar, em condições de condução ideais, aos 400 quilómetros para serviços de distribuição leves e aos 250 quilómetros para serviços pesados de recolha de resíduos.

Transmissão Automática
Para além do novo motor a gás, o Volvo FE CNG está equipado com transmissão automática. Como resultado, proporciona os mesmos níveis de produtividade e desempenho de um Volvo FE normal.

O gás metano é o combustível que, a longo prazo, será uma alternativa sustentável ao diesel. Agora cabe a outros agentes da sociedade criar as regras e as condições ideais para um desenvolvimento positivo.

Lars Mårtensson

Diretor Ambiental na Volvo Trucks

Curva do motor Volvo FE CNG

G9K320 – Potência/Binário

O Volvo FE CNG (Gás Natural Comprimido) foi desenvolvido sobretudo para operações que envolvem ciclos de condução curtos com paragens e arranques frequentes.

Motor

  G9K320
Potência máx. às 2000-2100 r/min 320 cv (239 kW)
Rotação máxima 2200 r/min
Binário máximo às 1300-1400 r/min 1356 Nm
N.º de cilindros 6
Cilindrada 8,9 dm3
Curso 144,5 mm
Diâmetro 114 mm
Taxa de compressão 12:1
Regime económico 1200–1700 r/min
Filtro de óleo Fluxo total
Capacidade do sistema de óleo 27,6 l
Capacidade do sistema de arrefecimento 12,4 l
Peso a seco (motor base) 373 kg
Tensão do sistema do motor 12 V
Tensão do sistema do motor de arranque e o camião 24 V
VT

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