Especificações de linha motriz para o Volvo FE

  • Gama de motores
  • I-Shift
  • Packs de software I-Shift
  • Caixas de velocidades manuais
  • Eixos traseiros
  • Desmultiplicações do eixo traseiro
  • Tomadas de força
  • Combustíveis alternativos

Preparado para combustíveis alternativos

Todos os níveis de potência para o motor D8K estão certificados para diesel sintético (HVO). Existe uma variante do nosso motor D8K 320 que funcionará a biodiesel puro (B100) – certificado para Euro 6. A opção perfeita se pretende ajudar o ambiente e desfrutar dos incentivos disponíveis no seu mercado.  

Motores

  D8K
N.º de cilindros 6
Cilindrada 7,7 dm3
Curso 135 mm
Diâmetro 110 mm
Taxa de compressão 17.5:1
Regime económico 1000–1700 r/min
Efeito de travagem de escape (2800 r/min) 120 kW
Potência do travão de compressão (2800 r/min) 170 kW
Filtros de óleo 1
Volume de mudança de óleo, incluindo filtro 25,5 l
Sistema de refrigeração, volume total 17 l

Intervalo de mudança do óleo
Até 100.000 km ou uma vez por ano (Longo curso): Até 75.000 km ou uma vez por ano (Distribuição) com VDS4.

Pré-requisitos de combustível
EN 590 (Norma da UE): teor máx. de enxofre de 10 ppm.

Tomada de força montada no motor
Desmultiplicação 1:1, 600 Nm de binário disponível durante a condução e parado.

Versão biodiesel
O D8K320 também está disponível em versão biodiesel (B100), homologado para Euro 6. Para obter informações sobre intervalos de manutenção, contacte o seu concessionário Volvo.

 

D8K – Potência/binário

D8K – Potência/binário

Potência de acordo com: EC 582/2011

  D8K250 (184 kW)  
  Potência máxima às 2100 r/min 250 cv
  Binário máximo às 900–1700 r/min 950 Nm
  D8K280 (206 kW)  
  Potência máxima às 2100 r/min 280 cv
  Binário máximo às 950–1700 r/min 1050 Nm
  D8K320 (235 kW)  
  Potência máxima às 2100 r/min 320 cv
  Binário máximo às 1050–1600 r/min 1200 Nm

I-Shift

A I-Shift é a caixa de velocidades da Volvo com sistema automático de mudança de velocidades para todas as aplicações. Muito conhecida pela rapidez na mudança de velocidades, aumenta o conforto do motorista e reduz o consumo de combustível. Pode ser equipada com uma tomada de força ou uma bomba de direção assistida de emergência. Para certas aplicações, está disponível um radiador de óleo da transmissão extra. A I-Shift é manobrada a partir de uma haste por trás do volante.

Packs de software I-Shift para o Volvo FE

Básico (TP-BAS)
O software básico concebido para se adaptar à maioria dos requisitos de transporte.

Distribuição e Construção (TP-DICON)
Melhorar o desempenho em condições mais exigentes, como, por exemplo, as manobras em espaços exíguos.

Economia de Combustível (TP-FUEC) Concebido para otimizar a condução para a melhor economia de combustível.

Packs de software I-Shift

Funções TP-BAS TP-DICON TP-FUEC
Estratégia Básica de Engrenamento
Engrenamento Rápido
Seleção de Velocidades Básica
Monitorização da Temperatura do Óleo da Transmissão
Estratégia Melhorada de Engrenamento  
Controlo de Arranque  
I-Roll    
Inibição/ativação de Kickdown    
Opções adicionais      
Funções para PTO melhoradas
Seleção de Velocidades em Modo Automático, incluindo Kickdown

Caixas de velocidades manuais

As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A alavanca das mudanças curta, posicionada no túnel, é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso. Todas as caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.

Caixas de Velocidades Automáticas

Designação   Número de velocidades Binário máximo Peso bruto de conjunto D8K250 D8K280 D8K320
AT2412E I-Shift 12 2400 Nm 44 toneladas

Caixas de velocidades manuais

Designação   Número de velocidades Binário máximo Peso bruto de conjunto D8K250 D8K280 D8K320
ZTO1006 Manual 6 1050 Nm 32 toneladas  
ZTO1109 Manual 9 1200 Nm 44 toneladas

Caixas de Velocidades Automáticas

Designação   Número de velocidades Binário máximo Peso bruto de conjunto D8K250 D8K280 D8K320
AL306 Automático 6 1300 Nm 32 toneladas

Eixos traseiros

Designação Eixo Engrenagem Binário máximo Carga máxima sobre o eixo Peso bruto de conjunto
Redução simples          
RSS1344C Simples Hipóide 2600 Nm 13 toneladas 44 toneladas
RTS2370A Tandem Hipóide 3550 Nm 23 toneladas 70 toneladas
Redução nos cubos          
RSH1370F Simples Hipoidal 3550 Nm 13 toneladas 70 toneladas
RTH2180C Tandem Hipóide 1200 Nm 21 toneladas 80 toneladas

Desmultiplicações do eixo traseiro

RSS1344C RTS2370A RSH1370F RTH2180C
2.64:1 3.09:1 3.76:1 2.96:1
2.85:1 3.40:1 4.12:1 3.08:1
3.08:1 3.78:1 4.55:1 3.22:1
3.36:1 4.13:1 4.67:1 3.36:1
3.70:1 4.50:1 5.41:1 3.52:1
4.11:1 5.14:1 6.18:1 3.70:1
4.63:1 5.67:1 7.21:1 3.89:1
5.29:1 6.17:1   4.12:1
6.17:1     4.35:1
      4.62:1
      4.82:1
      5.12:1
      5.43:1
      5.86:1
      6.31:1

Tomadas de força

  Variante de PTO Designação Desmultiplicação de velocidade Binário máximo (Nm) Rotação
ZTO1006 PTR-ZF4 Flange 1:1.699 320 Igual 
  PTR-ZF5 Bomba 1:1.699 320 Igual
  PTR-FH5 Flange 1:0.963 450 Igual
  PTR-PH4 Bomba 1:0.963 450 Igual
           
ZTO1109 PTR-ZF2 Flange 1:1.903 410 Igual
  PTR-ZF3 Bomba 1:1.903 410 Igual
  PTR-FH1 Flange 1:0.970 800 Inversa 
  PTR-PH1 Bomba 1:0.970 800 Inversa 
  PTR-FH2 Flange 1:1.253 430 Igual
  PTR-PH2 Bomba 1:1.253 430 Igual
  PTR-FH5 Flange 1:1.778 450 Igual
  PTR-PH4 Bomba 1:1.778 450 Igual
  PTRA-PH1* Bomba 1:0.970 600 Inversa 
  PTRA-PH2* Bomba 1:1.253 430 Igual
           
 AT2412E PTRD-D1D (TPTT730) Flange 1:1.292–1.645 730 Inversa 
  PTRD-D1D (TPTT730) Bomba 1:1.292–1.645 730 Igual
  PTRD-D1D (TPTT870) Flange 1:1.040–1.325 870 Inversa 
  PTRD-D1D (TPTT870) Bomba 1:1.040–1.325 870 Igual
  PTR-FH1 Flange 1:0.705–0.897 1000 Inversa 
  PTR-PH1 Bomba 1:0.705–0.897 1000 Inversa 
  PTR-FH2 Flange 1:0.910–1.159 430 Igual
  PTR-PH2 Bomba 1:0.910–1.159 430 Igual
           
AL306 PR-HP4T Bomba 1:1.401 400 Igual
  PR-HP4TL Bomba 1:1.139 400 Igual
  PR-HP6TH Bomba 1:1.401 600 Igual
  PR-HP6TL Bomba 1:1.139 600 Igual
           
D8K PTER1400 Flange 1:1.000 600** Inversa 
  PTER-DIN Bomba 1:1.000 600** Inversa
  PTER-100 Flange 1:1.000 600** Inversa
*PTO adicional opcional para PTR-ZF2/ZF3
**Com AT2412E, binário máx. durante a condução = 150 Nm

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